MENU

06/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Quinta

A Justiça Federal recebeu mais uma denúncia - a quinta - apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) resultante da Operação Background, deflagrada em 2021 para apurar irregularidades fiscais e trabalhistas praticadas pelo Grupo João Santos. Com a decisão, nove envolvidos no esquema ilícito se tornaram réus por lavagem de dinheiro. Os irmãos Fernando João Pereira dos Santos e José Bernardino Pereira dos Santos, sócios majoritários do conglomerado econômico e apontados como mentores da organização criminosa, foram novamente acusados pela prática do crime, assim como outras pessoas do alto escalão do grupo.
Na denúncia, o MPF acusa os nove envolvidos de utilizarem duas empresas - uma fabricante de cimento e outra de cultivo da cana-de-açúcar - que fazem parte do conglomerado João Santos, como “passagem” para ocultar e dissimular valores ilícitos obtidos por meio de sonegação fiscal e desvio de verbas trabalhistas. Para isso, usavam contas de pessoas físicas e jurídicas para realizar transações com o intuito de dar aparência lícita ao dinheiro e dificultar o rastreamento. As dívidas tributárias acumuladas pelo grupo empresarial chegam a R$ 11 bilhões e as trabalhistas ultrapassam R$ 60 milhões.

 

Prazo

Para quem deseja disputar as eleições municipais 2024, a filiação partidária deve ser deferida pelo partido ao qual a pessoa pretende concorrer até o dia 6 de abril. Os partidos políticos podem estabelecer, nos respectivos estatutos, prazos de filiação partidária superiores aos previstos na lei. Porém, esses prazos não podem ser alterados no ano da eleição. A filiação é considerada aprovada com o atendimento dessas regras.
 

Buraqueira 

É crítica a situação da estrada MA-280, entre os municípios de Governador Edison Lobão e Montes Altos. São 33 quilômetros. Os motoristas estão reclamando da buraqueira. Ontem, um fez vídeo mostrando o estado em que se encontra a rodovia, criticando o governo e cobrando providências. Também ontem, um veículo capotou, provavelmente devido aos buracos.
 

Reforço 

Considerado o prefeito de capital com maior aprovação no país, Dr. Furlan (Macapá) trocou o Podemos pelo MDB, ao qual se filiou na noite de ontem (05) durante grande ato realizado em Brasília, com as presenças de vários caciques do partido. O governador do Pará, Helder Barbalho, foi quem conseguiu convencer Dr. Furlan a ingressar no MDB. Ele é candidato à reeleição e em 2026 disputará o governo do Amapá. Já Barbalho sonha em ser candidato a vice-presidente da República ou mesmo a presidente. 
 

Sem mudança 

Na quinta-feira passada, o União Brasil elegeu o novo comando nacional, ficando Antonio Rueda como presidente e ACM Neto vice. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) é o secretário-geral. A mudança não deve causar alteração no comando do partido, no Maranhão. O deputado federal licenciado (atual ministro das Comunicações), Juscelino Filho, apoiou a eleição de Antonio Rueda, cuja convenção foi contestada pelo ex-presidente da sigla, deputado Luciano Bivar. Assim, o UB continuará sob a liderança de Juscelino no estado, ele que há poucos dias indicou o vereador Fábio Hernandez para presidir o partido em Imperatriz.    
 

Mais um

O suplente de deputado estadual Jota Pinto (Podemos) tomou posse na Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão desta terça-feira, em substituição a Júnior Cascaria (Podemos), que se licenciou do cargo por 120 dias. Vários suplentes estão no exercício do mandato, entre eles o vereador de Imperatriz, Ricardo Seidel (PSD), que tomou posse no dia 20 de fevereiro, em substituição ao deputado Eric Costa (PSD), que saiu de licença por três meses. 
Link
Leia Também »
Comentários »