MENU

02/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 02/03/2024 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 

Oropouche e Mayaro

Estamos vivendo em muitas regiões do país uma epidemia de Dengue, uma arbovirose que possui quatro tipos imunológicos, afetando o homem e com chance da pessoa afetada desenvolver formas graves e morrer. Transmitida por vários tipos de mosquitos do gênero Aedes, dentre eles, o principal, o Aedes aegypti.

Mas no decorrer dos últimos anos tem sido observada uma rápida expansão de ocorrência de diversos tipos de arboviroses, com surtos de infecção, principalmente nas regiões pobres tropicais, mas que estão avançando para outras regiões devido às condições cada vez mais propícias à ocorrência de vetores dessas doenças.

As condições que estão propiciando isso são o desmatamento, a falta de urbanização, o avanço na urbanização, a falta de saneamento básico e as mudanças climáticas.

Destacamos duas que vem tomando força e merecem atenção por ocorrerem em nossa região pré amazônica, mas recentemente têm sido detectadas em outras regiões do Brasil, notadamente no Centro Oeste.  A febre Mayaro e a Febre Oropouche até pouco tempo eram restritas à região amazônica, mas estão avançando para novas regiões com notícias cada vez mais frequentes de sua ocorrência.

A febre Mayaro é transmitida por um vírus RNA semelhante ao da Chikungunya por mosquitos do gênero Haemagogus que estejam contaminados com o vírus, mais comumente presentes em áreas e rurais e florestas. O mais comum desses mosquitos desse gênero é o que transmite a Febre Amarela. Mas tem sido visto que o Aedes aegypti, mosquito mais frequente no país, tem capacidade de transmissão do vírus também.

Os sintomas são muito semelhantes ao da dengue e da chikungunya, por isso há dificuldade diagnóstica que deve ser feita por avaliação clinica epidemiológica e laboratorial, que consiste em biologia molecular, isolamento do vírus ou sorologias.

O tratamento é sintomático e repouso, mas complicações podem ocorrer como encefalites.

Uma vez que o paciente se recupere da condição, ele nunca mais pegará a febre Mayaro, porque fica imune. A febre Mayaro não é transmitida pessoa para pessoa.

 

Oropouche

Transmitida pelo mosquito chamado de borrachudo, mas também pelo Aedes aegpty, muito semelhante à dengue, chikungunya, Mayaro e zyka com as quais se confunde. Como as demais arboviroses, o ciclo febril dura de cinco a oito dias.

Há alguns sintomas que podem ser característica como a fotofobia e a pele avermelhada. Uma característica especial é que os sintomas podem retornar com 14 dias a partir da primeira manifestação.

Ocorre no norte do país, aonde existe o mosquito Culicoides paraensis, que pica no amanhecer e no final do dia.

Diagnóstico laboratorial através de identificação do vírus com PCR, com alguma dificuldade para esse exame geralmente o diagnóstico é clinico epidemiológico.

O tratamento é sintomático e evitar remédios com presença de aspirina (AAS).

Entre as complicações possíveis a de maior gravidade é a meningite como a febre de Mayaro.

A prevenção, evitar o ataque do mosquito com repelentes e roupas protetoras.
Link
Leia Também »
Comentários »