MENU

28/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Jovem eleitor 

O número de eleitores com idade menor que 18 anos, para os quais o voto é facultativo, cresceu em janeiro de 2024 e interrompeu uma sequência de queda em eleições municipais. A última atualização do portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro, mostra que o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos aumentou 14,22% em comparação ao último pleito municipal. A reversão foi iniciada em 2022, com crescimento de jovens eleitores acima de 51% na comparação com a última eleição geral. Desde 2018, as estatísticas do eleitorado brasileiro habilitado para votar mostram que o número de eleitoras e eleitores cresceu 6,21%, passando de 147 milhões para 156.454.011 pessoas nas Eleições 2022. Para a cientista política e doutora pela Universidade de Brasília (UnB) Marcela Machado, o interesse dos jovens brasileiros pela disputa eleitoral pode ser justificado pelo recente histórico da política no país. “As pessoas entenderam que tudo é política. Então não dá para ficar isento”, explica a cientista. “Falamos sobre política em todas as rodas. As pessoas estão muito mais conscientizadas de que a política é algo que toca a todo mundo, e muito dessa conscientização é por conta das redes sociais: vídeos, ações e linguagens mais palatáveis para atingir esse público”, acrescenta.
 

Tocantins

A maior parcela de eleitores com 16 e 17 anos está em Tocantins – essa faixa etária corresponde a 0,14% (1.592) do eleitorado total do estado (1.122.933). Piauí (0,11%) e Paraíba (0,10%) ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, mesmo com maiores números populacionais. No final da tabela, estão o Distrito Federal (0,015%), o Rio de Janeiro (0,022%) e São Paulo (0,027%).
 

200 mil

Imperatriz está se aproximando dos 200 mil eleitores. Números atualizados pela Justiça Eleitoral apontam que já chega à marca de 192.500 eleitores. A campanha “Imperatriz 200 mil eleitores” está sendo intensificada nas escolas para cadastramento dos jovens e, com isso, o município alcançar o número de eleitores exigido para que se tenha segundo turno. O cadastro para as eleições deste ano será fechado após 8 de maio. Até lá, a Justiça Eleitoral acredita que Imperatriz chegará aos 200 mil eleitores. 
 

Filiação 

O prefeito João Carlos, de Buriticupu, vai disputar a reeleição pelo Partido Progressista (PP). No fim de semana foi realizado um grande de ato de sua filiação, com as presenças do ministro dos Esportes, André Fufuca, do deputado federal Marreca Filho e da deputada estadual Edna Silva. Em 2020, João Carlos foi eleito pelo Patriota, com 8.928 votos (29,76%). 
 

Disputa 

Está esquentando a briga pela vaga do conselheiro Washington Oliveira, que antecipou sua aposentadora no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). O governador Carlos Brandão já demonstrou sua preferência pelo advogado Flávio Costa. E ontem o deputado estadual Carlos Lula (PSB) se lançou candidato a conselheiro. A prerrogativa de escolher o substituto de Washington é da Assembleia Legislativa, que não será novidade se aprovar o nome da preferência do governador. Inclusive, Flávio Costa já teria um apoio significativo de deputados. É aguardar.
 

Sobras 

Suspenso na última quarta-feira devido a um pedido de vista do ministro Nunes Marques, será retomado hoje o julgamento de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade em que partidos questionam a alteração dos critérios de distribuição das vagas decorrentes de sobras eleitorais nas eleições proporcionais, sistema aplicado para os cargos de deputados federais, estaduais e distritais e vereadores. As ações contestam alterações promovidas no Código Eleitoral e Lei das Eleições pela Lei 14.211/2021. A nova regra estabelece que só poderão concorrer às vagas não preenchidas, chamadas de sobras eleitorais, os partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral, bem como os candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20% desse mesmo quociente.
Link
Leia Também »
Comentários »