MENU

24/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h00min

Caminhos por onde andei

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.

Cana de Braço

Vi, certa feita num processo judicial, uma CANA DE BRAÇO entre dois juízes (ou Juízos), de instâncias diversas. Um deles (Juiz-1), em um processo, declinou de sua competência e mandou o feito ao outro. (Juiz-2). O Juiz-2, rechaçou e mandou voltar, justificando a sua decisão. O Juiz-1, então, novamente mandou voltar o feito à atribuição do outro (Juiz-2).

Ah pra quê? Estabeleceu-se uma CANA DE BRAÇO. O Juiz-2, no vapor e basicamente em ATO DE INDIGNAÇÃO, “pegou pesado” e estabeleceu um “conflito de competência” encaminhando o imbróglio a uma Corte Superior e mandou o seguinte recado em linha direta ao Juiz-1: “Assim como o limite do leão é a jaula;  o limite do Juiz é a lei”. A Instância superior decidiu a querela, conforme o raciocínio do Juiz-2 e mandou o imbróglio com mala e cuia para o encargo pelo Juiz-1. Olha a saia justa! Foi um terrível cala-boca, um soco no estômago, sem direito a vômito. Quem viu e quem leu há de lembrar.

AMIZADE/S
A vida nos mostra que, certas amizades tais os interesses e as conveniências, não são necessariamente construídas, edificas mas... FABRICADAS. Ou como diria o meu velho avô Doca Barros: “Escreva quem quiser e leia quem souber”.

SAUDADES
Houve um tempo e, por  estas bandas, atacavam de que vivíamos “anos de chumbo”. Hoje, tal o sombrio das nuvens, “anos de chumbo” era fichinha;Não engordava nem  emagrecia o cabrito. Enfim: Saudade dos anos de chumbo.

BARBA DE MOLHO
Quando você ver que a casa do teu irmão (teu distante irmão), ETA caindo pelo desbarreiramento ou invadida por vândalos de todas as tribos, ou ainda que exposta ao fogo ou ao alagamento,  põe a tua barba de molho pois a próxima vítima pode ser você. Quer dizer: pode ser qualquer um de nós que estamos assistindo ao jogo da arquibancada. Sim, porque, as cadeiras se esvaziaram.

AEROPORTO: Ôh lugarzinho de gente “esticada”. Arre égua!

SAUDADE-2
Tenho saudade de Valdecy Claudino, “caput” do Armazém Paraíba. Um ser humano que tinha o  senso (e o censor) do comércio em todos os seu neurônios. Um exemplo para os que ficam. Valdecy Claudino foi  o maior entre os maiores. E assim vive a humanidade. E o Armazém Paraíba, nunca mais será o mesmo...

DESAFIO:
Só desafia quem sabe e pode desafiar. A POTIGUAR, não resta dúvida, é um desafio à concorrência. E sai de perto que “a águia vai pegar”.

TOME NOTA  (novamente)
A realidade disse: “Alimente um cão por três dias e ele lembrará de você por trinta anos. Alimente um ser humano por trinta anos e ele te esquecerá em 3 dias.

BRASILEIROS X CHINESES
O CHINÊS fabrica seus produtos e tem o cuidado de maquiar, empacotar e agasalhar. Tudo de 3ª. de 5ª (meide in /China) e manda às toneladas para o Brasil. Já o brasileiro, bem ali na Sumaúma (por exemplo), faz uma farinha de puba e expõe ao mercado, cheia de palhas e escórias e manda para o mercado sem o menor pudor. Cuidado brasileiro!: Se o chinês fizer uma farinha de puba, ele vai comer a tua farofa, o teu angú. Te segura Mané, enquanto há tempo.

* Viegas interpreta e questiona o social
Link
Leia Também »
Comentários »