MENU

24/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 

Genocídios

 A palavra genocídio nunca foi tão utilizada no Brasil como nos últimos tempos. Há cerca de cinco dias o Presidente Lula (infelizmente) utilizando-se desse substantivo masculino atacou um país soberano e considerado amigo, afirmando que Israel cometia genocídio contra a população palestina na Faixa de Gaza.

Ofensa desnecessária e contra um povo que enfrentou a maior perseguição e extermínio na história da humanidade, os Judeus.

O esperado aconteceu, quem foi ofendido não se calou e cobrou explicações e de maneira arrogante o “chefe” de Pindorama aumentou mais o problema, o que já era grande ficou imenso.

Nesse artigo falarei sobre o que é GENOCÍDIO e os maiores e mais famosos conhecidos.

O que é um genocídio? É o extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, seja por nacionalidade, etnia, raça ou religioso. É um tipo de limpeza étnica.

O termo foi citado a primeira vez em 1943 por um Judeu chamado Raphael Lemkin, descrevendo crimes da primeira guerra contra os Armênios e na segunda, contra os Judeus

O termo começou a ser usado no Brasil em decorrência de epidemia de Covid.

Vamos aos maiores genocídios da humanidade:

 

O Holocausto

Entre 5,7 a 6 milhões de vítimas, entre 1941 e 1945, 2/3 da população judaica da Europa foi eliminada pelos Nazistas em campos de concentração ou em massacres pelas forças de ocupação. Foi chamado de “Solução Final” pelos perpetradores.
 

Polônia

Entre 1,8 a 3 milhões de poloneses foram eliminados na ocupação nazista no período de 1939 a 1945, cerca de 10 % da população polonesa.
 

Camboja

Entre 1,3 a 3 milhões de pessoas eliminadas sob o regime comunista de Pol Pot para tornar o país uma república agrária comunista a força, cerca de 30% da população eliminada.
 

Genocídio Circassiano

Entre 800 mil a 2,5 milhões eliminados, a Circássia situava-se no Cáucaso no nordeste do Mar Negro, invadida pela Rússia. O custo foi de 90% de sua população, só é reconhecido a sua existência pela República da Geórgia.
 

Armênia

Entre 700 mil a 1,8 milhão de pessoas, ocorreu durante a primeira guerra para dar espaço ao desenvolvimento de um nacionalismo étnico turco. Só foi reconhecido formalmente sua existência em 2011. O Brasil reconheceu.
 

Holodomor

Genocídio pela fome de 14,5 milhões de Ucranianos em razão da política econômica de Stalin, entre 1931 a 1933. Holodomor, termo Ucraniano que significa “deixar morrer de fome”, empreendido pelo comunismo soviético.
 

Ruanda

Massacre em massa de pessoas de etnias tutsi, tuas e hutus perpetrados em uma guerra civil entre abril e julho de 1994, estimativa de 400 mil a 1.100 milhões de vítimas perpetrado pelo grupo governamental hutus, dominante.

No Brasil, temos o genocídio de índios que vem ocorrendo há décadas, talvez séculos. A população indígena do Brasil em 1500 era estimada em 3,0 milhões de indivíduos, atualmente cerca de 860 mil. O tratamento violento dos Europeus tanto aqui como na América do Norte conduziram a isso. 

Alguns grupos de línguas indígenas desapareceram.

Também o genocídio perpetrado contra os Paraguaios pelas nações brasileira, uruguaia e argentina. Perdeu 280 mil pessoas, cerca de 70 % da sua população.

Genocídios são eventos advindos da extrema crueldade humana, e muitos desses horrores permanecem esquecidos na história.

É essencial lembrar para que não se repitam.
Link
Leia Também »
Comentários »