MENU

17/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 

Vacinas dos Idosos

A vacinação do idoso (< 60 anos) é fundamental. Com o envelhecimento natural, a capacidade do sistema imunológico para combater as infecções diminui, aumentando o risco do aparecimento de doenças infecciosas, principalmente no sistema respiratório. Por isso, é essencial que essa faixa etária tenha atenção ao seu calendário de imunização atualizado, principalmente a vacina contra a gripe (influenza), que é um problema comum trazendo riscos com o avançar inevitável da idade.
As principais vacinas recomendadas ao idoso são cinco: Gripe (influenza), Pneumonia pneumocócica, Hepers zoster (cobreiro), Hepatite B, difteria, tétano e coqueluche.

Além disso, existem outras quatro vacinas que podem ser administradas durante surtos ou em situações de risco aumentado: a Hepatite A, Febre Amarela, Vacina Meningocócica Conjugada e tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

Vamos falar das principais:
Vacina contra a gripe protege de infecções respiratórias causadas por diferentes tipos de vírus Influenza. Deve ser tomada antes do início do Outono, precisa ser tomada anualmente pela capacidade de mutação do vírus, e em casos excepcionais uma segunda dose pode ser utilizada três meses após a primeira.

Pessoas com histórico de alergia a ovo, a merthiolate, a mercúrio cromo, de reação anafilática ou outro componente da vacina, não deve tomar. Pessoas com febre e alterações da coagulação devem também evitar.

Dupla contra Difteria e Tétano confere proteção contra essas duas graves doenças. Deve ser tomada de dez em dez anos. Quem não tem registro da vacina tem que fazer esquema completo de três doses.

Disponível nos postos de saúde gratuitamente, aonde também é encontrada a tríplice adulto que associa proteção a coqueluche.

As pessoas que não devem tomar são as mesmas relacionadas no tópico anterior.

Hepatite B, administrada a idosos que nunca foram vacinados, feita em três doses sendo a segunda um mês após a primeira e a segunda com seis meses. As contra-indicações são as mesmas relacionadas anteriormente, pode-se associar a da hepatite A, mas disponíveis somente em clínicas privadas. As contra-indicações, as mesmas listadas.

Vacina Pneumocócica previne o desenvolvimento de infecções causadas pelo Streptococcus pneumoniae, a pneumonia e a meningite bacteriana, aplicada em esquema de três doses, entre os 50 a 59 anos, disponíveis gratuitamente nos postos de saúde.

Vacina Herpes Zoster causada pela reativação do vírus da Catapora, dois tipos diferentes de vacina, a VZA e a VZR, a primeira tomar uma dose, a segunda duas doses em intervalos de dois meses. Usar a partir dos 50 anos.

Na Vacina do COVID 19 deve ser observado o Plano Nacional de Imunização nos postos de saúde ou, quem preferir, em clínicas privadas.
As vacinas não rotineiras listadas podem ser usadas em caso de viagens, em casos de risco aumentado. A maioria não está disponível na rotina do SUS e deve ser procurada em clínicas privadas.

Atenção aos idosos: Consulte seu médico!
Link
Leia Também »
Comentários »