MENU

10/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 10/02/2024 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 

Águas

É verão, época das águas, chuva, muita chuva, em uma cidade como a nossa em que as condições sanitárias encontram-se bem longe do ideal. As doenças transmitidas pelas águas são a predominância nas unidades de pronto atendimento públicas e privadas.

Os principais vetores de doenças infecciosas são os insetos e a água!

As doenças de veiculação hídrica por aqui são a amebíase, a giardíase, as gastrenterites, a febre tifóide e a paratifóide, as hepatites infecciosas (A e a E).

Indiretamente as águas podem estar ligadas a transmissão de diversas parasitoses como esquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuriase e ancilostomiase.

Outras que devemos citar são as leptospiroses (doença da urina do rato) e rotavirus.   

Todas essas que citamos, e mais algumas que não estão listadas, são consideradas grave problema de saúde pública e estão diretamente relacionadas ao meio ambiente.

Os fatores como a deficiência do sistema de abastecimento de água tratada, a insuficiência do sistema de esgotamento sanitário com destino inadequado de dejetos, a alta densidade populacional, a carência habitacionais mostrada nas inúmeras invasões, à higiene inadequada favorecem a instalação e a rápida disseminação dessas doenças.

O Vetor principal é a água, que combinada com a proliferação favorecida pelas condições de insetos levam aos desastres periódicos conhecidos em Pindorama há muitos e muitos anos.

Vamos citar alguns dados coletados no site instituto águas e saneamento sobre a princesa do Tocantins.

Pelo IBGE, temos uma população de 259.81 habitantes (2021), 94 % destes na área urbana.

87 % são atendidos por abastecimento de água e 32.224 habitantes não tem acesso à água (12,4 %).  

30,17 % têm o esgotamento sanitário, 181.533 não tem esgoto coletado (69,8 %), somente 2,5 % tem esgotamento de águas pluviais e 3,1 % dos domicílios está sujeitos a inundação.

Ações prioritárias de investimento público e melhora da infraestrutura dos serviços e de abastecimento de água para consumo humano, coleta e tratamento de esgotos e resíduos sólidos (lixo) no sentido de prover a população de condições adequadas de saneamento básico, contribuindo para a prevenção, controle e redução dos riscos e casos das doenças.

Uma cidade, cortada por vários riachos, com lagoas que foram aterradas sem critérios originando ares de risco de inundação.

A população contribui muito jogando resíduos sólidos nestes riachos, lixo abundante e água acumulada.

Lavem as mãos! Observem as normas de conduta que são diariamente alardeadas em todos os canais de comunicação.

Sem essa atenção da população, além das doenças citadas, podemos nos preparar para a epidemia de DENGUE!

Uma cidade limpa não basta limpar, tem que não sujar!
Link
Leia Também »
Comentários »