MENU

07/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Programa “Primeiro Passo”, da Agronorte (TO), oferece bolsa de
estudos para alfabetização de filhos de colaboradores em Tocantinópolis

O início das aulas está começando com uma dose extra de felicidade para 10 crianças de 5 e 6 anos de idade, filhos de colaboradores da Agronorte, em Tocantinópolis (TO). Elas ganharam bolsa de estudos completa (material e uniforme) como parte do programa “Primeiro Passo” e iniciaram o processo de alfabetização no Centro Educacional Infantil Nossa Escolinha (CENE), no mesmo município.

“O Primeiro Passo oferece oportunidade para as crianças iniciarem os estudos em uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade, alimentando a esperança de um futuro melhor para elas. Entendemos que como empresa também temos de olhar com atenção para as famílias dos nossos colaboradores. E contribuir com a formação educacional dos filhos nos dá uma grande satisfação”, diz Vinicius Carvalho, diretor da Agronorte.

Este é o terceiro ano do programa. No total, 18 crianças estão dando os primeiros passos no estudo – do Jardim I ao 3º ano. O apoio da Agronorte continua até a conclusão do ensino fundamental, no 9º ano. Estão aptos a participar do programa filhos de colaboradores que estejam há pelo menos seis meses na Agronorte.

Sobre a Agronorte – Constituída em 1985, a Agronorte é líder em alimentação animal no Norte e Nordeste e tem atuação diversificada, com fazendas de pecuária (cria e recria), piscicultura, logística, armazenagem e trade de milho e soja (mercados interno e exportação), revendas de produtos agropecuários, fabricação de rações animais, posto de combustível e loja de conveniência. A Agronorte gera 700 empreg diretos e tem sólido crescimento nos últimos anos. Mais informações: www.agronorte.net (Viviane Passerini - Texto Comunicação - SP)

Com amplo e inovador portfólio de soluções biológicas e naturais, a Biotrop marca presença no Show Rural Coopavel, que ocorre entre os dias 05 e 09 de fevereiro em Cascavel (PR). Com o propósito de difundir conhecimentos e oferecer tecnologias para a produção de alimentos cada vez mais saudáveis, a Biotrop oferece uma extensa linha de bioinsumos, que auxiliam os agricultores a superarem os principais desafios das lavouras, substituindo o manejo tradicional pelo regenerativo.

O evento, que acontece há 36 anos, abre o calendário das grandes exposições agropecuárias. Para o gerente de marketing da Biotrop, Cezar Farias, trata-se de uma grande oportunidade para expandir a visibilidade da empresa e expandir os negócios. “Temos a oportunidade de nos aproximar do nosso público, os produtores rurais, aqueles que lidam no dia a dia com os desafios fitossanitários. Estar próximo a eles, tendo a oportunidade de demonstrar nossas tecnologias, faz toda a diferença para conquistar novos clientes interessados em mudar o futuro do agronegócio, adotando soluções mais sustentáveis. Além de, claro, estarmos junto dos nossos clientes.”

Os agricultores presentes no Show Rural poderão conhecer de perto o portfólio da empresa e entender os benefícios por trás de cada produto, como o Biomagno – que oferece eficaz proteção contra nematoides e fungos de solo. Também será apresentado o Bioasis Power, o novo ativador microbiológico de plantas, e o Bombardeiro, biofungicida microbiológico com ação multissítio. Essas soluções serão colocadas à prova na área de campo da Biotrop, para os produtores comprovarem sua eficácia e o comportamento da lavoura com o uso do manejo biológico.

No dia 06 de janeiro, às 11 horas, a Biotrop receberá no estande a visita da equipe do Rally da Safra, que levará informações atualizadas sobre a colheita da soja. “Falar sobre o cenário atual do mercado de biológicos é muito importante, já que são cada vez mais utilizados pelos produtores rurais. Em 2023, as vendas dos bioinsumos cresceram 30%, movimentando cerca de R$ 4 bilhões no país”, acrescenta o gerente de Marketing. “Ampliar o conhecimento sobre o mercado de biológicos contribui para a maior confiabilidade e impacto da produtividade dos biológicos na agricultura”, conclui Cezar Farias.

 

Sobre a Biotrop

A Biotrop é uma empresa brasileira referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura. Fundada em 2018, a companhia leva ao agricultor o que há de mais avançado em soluções que contribuem para o sucesso dos cultivos, com a união dos conceitos de sustentabilidade e agricultura regenerativa./ Para cumprir sua meta, a Biotrop conta com avançadas unidades de multiplicação industrial de microrganismos, realiza investimentos massivos em inovação, pesquisa, desenvolvimento e registros e aposta em alianças estratégicas para acessar e desenvolver as melhores tecnologias biológicas. (Isadora Fabris - Texto Comunicação - SP).
 

Quase 60% dos consumidores abandonam marcas
que não sejam socioambientalmente responsável

56% dos consumidores afirmaram que já deixaram de consumir produtos ou serviços de uma empresa por que ela não se preocupa com questões ambientais e sociais, aponta o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar. O estudo mapeou a percepção de pessoas de 33 países diferentes sobre as práticas ESG – Environmental, Social, and Governance – em português, ambiental, social e governança.

O levantamento mostra que investir em questões ESG agora é essencial para as organizações se manterem relevantes no mercado, e a norma ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – é uma aliada para implementar práticas ambientalmente sustentáveis.

“O estudo revela uma mudança significativa no comportamento do consumidor, destacando que a responsabilidade socioambiental não é mais uma opção, e sim essencial para a continuidade do negócio”, avalia Ricardo Fragoso, vice-presidente de ESG da Associação

Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). “Mesmo sendo um referencial voltado para o meio ambiente, a norma também defende a consulta e o engajamento das partes interessadas, incluindo comunidades locais e grupos sociais, além de organizar processos dentro da organização, possibilitando uma governança otimizada e transparente”, completa.

A ISO possibilita ações como reciclagem, consumo consciente de energia e redução das emissões de GEE. A norma implementa a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA), planejar, fazer, checar e agir em português, permitindo às organizações evoluírem nos resultados, mesmo que já sejam positivPara empresas que desejam implementar e se certificar com a ISO 14001, o primeiro passo é localizar os problemas na gestão e planejar ações que os resolvam; depois, executá-las, acompanhar o desempenho e, se necessário, corrigir os insucessos. Em seguida, é preciso entrar em contato com um organismo certificador acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e solicitar o serviço de certificação.

“Empresas que buscam a certificação ISO 14001 não estão apenas atendendo a padrões internacionais, mas também investindo no fortalecimento de sua reputação e no alinhamento com as expectativas crescentes dos consumidores”, conclui Fragoso.

 

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional. (Release enviado para a coluna pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade - Abrac).
 

CARNAVAL

Bom carnaval a todos. Brinque com responsabilidade e em paz.  Se for beber, não dirija.
Link
Leia Também »
Comentários »