MENU

31/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Dia de Campo no Bico do Papagaio discute
a importância da calagem do solo

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo (TO), contou com o apoio da empresa Vida Desenvolvimento Ecológico

O sábado foi de trabalho para a equipe do Conexão Rural na Fazenda São Miguel, no povoado São Francisco, no município de Sítio Novo (TO), com o pessoal da Vida Desenvolvimento Ecológico, de Imperatriz (MA).

A equipe da Vida fez palestra em um Dia de Campo sobre a importância da análise do solo e da calagem, pois além de reduzir a acidez do solo e o efeito tóxico do Alumínio, a calagem fornece Cálcio e Magnésio às plantas, aumenta a disponibilidade de outros nutrientes e melhora as condições para o desenvolvimento das raízes. Além disso, também foram discutidos outros temas relacionados à melhoria de pastagens e pastejo rotacionado.

A empresa Vida Desenvolvimento Ecológico fornece corretivos de solo para os produtores rurais vinculados à Associação Regional de Piscicultores (ARPS), fundada em 1° de maio de 2009 e com sede em Sítio Novo.

A entidade conta hoje com 62 membros de cinco municípios: Sítio Novo, Axixá, Itaguatins, São Miguel e Praia Norte.

 

Participantes

Participaram do Dia de Campo, por parte da Vida Desenvolvimento Ecológico, Luís Dieter (Engenheiro Agrônomo); Alexssander Sausen (Engenheiro Agrônomo); e Jeferson Nejelski (Assistente de Vendas). E ainda: o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo, Jocimar Alves; o engenheiro agrônomo e técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Marcos Amado, e produtores rurais de Sítio Novo.
 

Fazenda São Miguel

O evento foi realizado na Fazenda São Miguel, do advogado e produtor rural Enoque Cavalcante, de João Lisboa (MA). Ele trabalha com bovinocultura no sistema de recria com 40 animais por praça em 48 piquetes, em uma área de 2 alqueires. O produtor Enoque aplicou corretivo calcítico da Vida e gostou dos resultados obtidos com a pastagem.

O engenheiro agrônomo e técnico agrícola do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – TO), Marcos Amado, falou sobre a importância da análise e recuperação do solo para o plantio.

 

Produtores rurais

Os produtores rurais ouvidos pelo Conexão Rural disseram que gostaram do Dia de Campo, porque aprenderam bastante sobre o impacto positivo da calagem em suas propriedades.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Maria da Conceição Santana Carvalho, a calagem é prática indicada para corrigir a acidez. “A acidez superficial dos solos, caracterizada pelo excesso de íons H + e Al 3+ na solução do solo, concomitante de baixos teores de Ca 2+ , afetando o desenvolvimento radicular, a absorção de nutrientes e o crescimento do feijoeiro, refletindo diretamente na produtividade. Portanto, a calagem é a prática indicada para corrigir a acidez, neutralizar o alumínio (Al) trocável e fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a cultura, proporcionando maior crescimento das raízes e incrementos de produtividade”.

Cerca de 20 produtores rurais participaram do Dia de Campo na Fazenda São Miguel em Sítio de Novo. Veja os depoimentos de dois deles:

“Gostei muito, porque foi bem explicado e tirou algumas dúvidas que eu e meu marido tínhamos sobre o calcário e outros temas. E a gente é vivendo e aprendendo.  Aprendi muitas coisas”, afirmou a produtora Nalva Aguiar, que tem propriedade no povoado São Francisco.

 “O Dia de Campo foi providencial. São informações importantíssimas e uma iniciativa que, com certeza, é de grande valia para nós que estamos enfrentando um período de estiagem sem precedente. E sabemos que fenômeno El Nino ainda vai ser estender por mais 3 anos. É chegada a hora dos produtores – do pequeno ao grande – se adaptarem essas novas condições. E a tecnologia que foi trazida para nós, com o advento de informações, com certeza vai nos permitir nos adequarmos a essa nova realidade. Se a gente está aqui num sábado, deixando o conforto do nosso lar para vim buscar as informações, é porque sabemos da importância dessa iniciativa e da necessidade de adaptação de todos. Estamos a qualquer custo buscando aperfeiçoar essas técnicas de manejo do cultivo, desde o capim até o legume. Tudo isso foi repassado para nós de forma prática e de grande importância”, destacou o professor e produtor rural Charles Oliveira, de Sítio Novo.

A cobertura detalhada desse Dia de Campo e o trabalho desenvolvido pela Vida Desenvolvimento Ecológico em Imperatriz estarão em breve no Conexão Rural, há mais de 12 anos a voz do campo na TV.

 

Insights e bastidores sobre a maior iniciativa de
posicionamento e criação da marca Agro do Brasil
inauguram os Comitês ABMRA em 2024

Após um ano marcante para os Comitês ABMRA, que reuniram mais de 900 profissionais em 28 encontros, as primeiras edições de 2024, que serão realizadas em fevereiro, já têm datas marcadas: dia 2/2 para Veículos de Mídia; 16/2 para Agências e 23/2 para Produtos e Serviços. Neste primeiro mês, o foco será a grande iniciativa que recebe a mentoria da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro: o Projeto Marca Agro Brasil, que visa criar uma marca forte, que fortaleça a imagem de todo o setor, estimular a empatia e a admiração da população urbana pelos produtores e pelo trabalho realizado no campo, desconstruir mitos e, assim, torná-lo uma paixão nacional.
 

O que pensa o brasileiro

Nos encontros, Paulo Rovai, consultor C-Level, professor na ESPM e um dos principais coordenadores do Projeto, e Pedro Scrivano, consultor de marketing e métodos quantitativos e estatísticos, conversarão com os participantes sobre como o maior projeto de posicionamento da marca do Agro brasileiro foi construído e o desenvolvimento da pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, estudo que norteou e deu a direção ao projeto. Além disso, eles também explicarão como foi realizada a criação do conceito de comunicação e como usou insights captados nas pesquisas e nas observações do comportamento do consumidor, o que ajudará a pavimentar um caminho mais estratégico e efetivo para a comunicação.

Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA e um dos nomes responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Marca Agro do Brasil, explica que a iniciativa tem sido lapidada há mais de três anos com muito estudo de campo, o que é essencial para a construção da credibilidade do setor. “Estamos trabalhando minuciosamente há muito tempo para consolidar o projeto da melhor forma possível. Fizemos pesquisas, tanto dentro da cadeia produtiva, para entender sobre os hábitos dos produtores rurais, quanto com a população em geral, para entender o que o brasileiro pensa sobre o Agro. Também estivemos presentes em diversos eventos e realizamos encontros que permitiram uma conexão ainda maior com o nosso público. Temos muito cuidado com cada detalhe, pois, se queremos desconstruir mitos e ter uma marca forte de verdade, só podemos fazer isso com muita credibilidade”.
 
Fernanda Ibañez, diretora responsável pelos Comitês ABMRA, conta que as reuniões dos Comitês integram os profissionais das empresas Associadas e convidados, gerando troca de experiências, informações e network. “As reuniões dos Comitês sempre nos fornecem insights e nos permitem compreender melhor a realidade do campo e da comunicação do setor. Falar de uma iniciativa inovadora como o Projeto Marca Agro do Brasil e conhecer os bastidores e as etapas de desenvolvimento será uma excelente oportunidade de aprendizado e debate”, conta.

 

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 44 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA - A Casa Dos Profissionais do Marketing e da Comunicação do Agro. (Release enviado para a coluna pela jornalista Bianca Bernardes, da VIRA – Comunicação para marcas e pessoas – Campinas – SP).
Link
Leia Também »
Comentários »