MENU

25/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 25/01/2024 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Abertura Oficial da
Colheita de Soja GO/DF
será no próximo dia 26 de janeiro

A abertura da colheita da soja é um momento importante para o agronegócio brasileiro. A soja é a principal commodity agrícola do país, sendo responsável por cerca de 40% da produção agrícola. Segundo a Aprosoja Brasil, com base em informações levantadas pelas Aprosojas distribuídas nos 15 principais Estados produtores de soja, a safra 2023/2024 já apresenta quebra consolidada devido ao clima e, no momento, a produção nacional está estimada em 135 milhões de toneladas.

Para os produtores de Goiás, o último trimestre do ano foi marcado por prejuízos devido à irregularidade de chuvas e altas temperaturas, com necessidade de replantio em algumas áreas e redução do potencial produtivo das lavouras. Mas, segundo o produtor rural e presidente da APROSOJA-GO (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás), Joel Ragagnin, o ano de 2024 começou com condições climáticas mais favoráveis, o que tem deixado os produtores esperançosos. “Nós estamos observando a melhoria das condições climáticas, o que tem beneficiado as lavouras. Nós esperamos que a quebra de produção possa cessar”, afirma.

Ragagnin ainda destaca que, além das condições climáticas, os produtores estão pressionados na comercialização e devem acender o sinal de alerta com a queda de preços no mercado. “Também temos nesse momento preços de soja que não são remuneradores à nossa atividade. É necessário que haja uma reflexão no momento e que sejam analisadas estratégias que possam mitigar os riscos que estamos enfrentando.”

O produtor rural e presidente da COOPA-DF (Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal), José Guilherme Brenner, afirma que, apesar do cenário desafiador, os produtores de soja da região do DF estão otimistas. “Produzir alimento é uma atividade desafiadora, a cada safra é um novo aprendizado. Apesar da mudança climática e da volatilidade dos preços, estamos confiantes de que iremos superar esses desafios e celebrar mais uma colheita.”

Em Goiás e no Distrito Federal, a abertura da colheita de soja será oficializada com um grande evento realizado pela Aprosoja-GO em parceria com a Coopa-DF na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro. A Abertura Oficial da Colheita de Soja – GO/DF, safra 2023/2024 é um momento oportuno para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, empresários e demais interessados, conhecerem as perspectivas para a safra e debaterem assuntos pertinentes ao setor. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site www.aprosojago.com.br. (Assessoria de Imprensa: Vincere Comunicação)

 

AgroBrasília 15 anos – O Agronegócio
do futuro a gente cultiva hoje

A AgroBrasília 2024 – 15 anos - será realizada de 21 a 25 de maio (de terça a sábado), das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 – PAD-DF.

A convite da organização da Feira, o Conexão Rural já participou de quatro edições e neste ano irá fazer mais uma grande cobertura da AgroBrasília. Desta vez, a assessoria de imprensa é da Astronautas - DF.

 

Setor produtivo

Hoje, a agricultura do Brasil está totalmente adaptada aos seus diversos biomas e condições climáticas. Produtores rurais de Norte a Sul do País têm consciência da sua relevância na produção de alimentos que precisa estar atrelada às responsabilidades ambientais.

Esses trabalhadores rurais, bem como as grandes feiras como a AgroBrasília, compõem um dos setores mais produtivos e modernos do mundo, que vem transformando a economia mundial.

Produzindo cada vez mais, o agronegócio brasileiro reduziu o preço da alimentação e melhorou a saúde e qualidade de vida da população, liberando seu poder de compra para bens produzidos pela indústria e pelo setor de serviços.

 

O Agro do Futuro a gente cultiva hoje

Este foi o tema escolhido para a edição de 15 anos da maior feira de agronegócio do Planalto Central. José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) comentou a escolha do tema:

“A AgroBrasília já é uma feira consolidada. 15 anos não são 15 dias. Muita coisa aconteceu nessa trajetória, graças a força do agronegócio na nossa região que é um fato comprovado – tem muita área irrigada, muitos produtores, muita tecnologia e essa sempre foi a nossa proposta, levar conhecimento, tecnologia e oportunidades para que o produtor possa melhorar a produção de maneira eficiente e sustentável”, destacou o presidente.

 

Números e recordes

Hoje, 25% do PIB brasileiro vem do agronegócio (que engloba agropecuária, agroindústria, insumos, distribuição e outros serviços).

De acordo com estatísticas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em colaboração com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a população ocupada no agronegócio brasileiro soma 28,5 milhões de pessoas no 3º trimestre de 2023.

No quesito exportações, o Brasil abriu 76 novos mercados para o agronegócio em 2023, registrando um recorde de US$ 139,58 bilhões em dez meses. As informações são do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por intermédio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI).

Os novos acordos comerciais foram realizados com 38 países das Américas, Ásia, com destaque para o México, a China e o Chile. As aberturas de mercados abrangem uma ampla variedade de produtos, incluindo carnes, grãos, frutas, vegetais, sementes e produtos florestais. (Astronautas Comunicação - DF).

 

Os 100 anos da Tia Mundica

 Minha tia Mundica, que até aos 90 anos trabalhava na roça e no manejo com o gado, completou 100 anos dia 12 de janeiro de 2023 e dia 13 foi realizada uma comemoração com a presença de filhos, netos, sobrinhos, parentes e amigos.

Localizada às margens da BR 230, a Transamazônica, a Chácara JK, perto da vila Macaúba, no município de Araguatins, no Tocantins, foi palco de uma grande comemoração dia 13 de janeiro: o aniversário de 100 anos da tia Mundica, uma pequena produtora rural que desde menina no sertão labutou na roça e seguiu assim até aos 90 anos. E só parou por problema de saúde e a idade avançada.

A festa de aniversário reuniu os filhos, netos, sobrinhos, parentes e amigos e muita gente da região, incluindo a vila Macaúba e os municípios de Lagoa do São Bento e Maurilândia (TO).

Pela manhã, houve uma missa celebrada pelo padre Ramildon, de Araguatins.

Após a missa, houve a sessão de fotos. Todo mundo queria tirar uma foto com a tia Mundica para guardar de lembrança, incluindo filhos, sobrinhas e demais parentes. A aniversariante estava firme e forte.

Enquanto isso, algumas pessoas colocavam a prosa em dia na sede da chácara ou debaixo de árvores. E uma equipe preparava muita comida para os convidados.......incluindo churrasco, carne de porco e galinha caipira.

Após o almoço, houve momento de homenagem para a aniversariante, que estava comemorando 100 anos de vida. A tia Mundica foi casada com Manduca e teve quatro filhos: a menina Maria, que morreu com um mês e 20 dias de nascida; João Ferreira (Jota Ferreira), Arnaldino e o Luiz, que morreu aos 30 em 1988. Ela tem 10 netos e 3 bisnetos.

A história da tia Mundica foi contada pela sobrinha dela,  Ivone Seila, que estava emocionada.

“Jacinta Alves de Sousa, popularamente conhecida como Mundica, nasceu dia 12 de janeiro de 1924, na cidade de Tocantinópolis, no antigo norte de Goiás, hoje Tocantins. Ela é filha de Luiz Alves de Sousa e Maria Alves de Jesus.

Quando criança, Mundica gostava de tomar banho em um córrego chamado Lajes, brincava com suas bonecas feita de sabugo de milho, e também gostava de brincar com seus amigos Antônio, Olinda, Joana e Eurico, entre outros amigos de infância”.

A festa foi animada até de madrugada pelo músico Marquinhos dos Teclados, do município de Maurilândia (TO).

Os detalhes da história da Tia Mundica vamos apresentar no Conexão Rural no próximo fim de semana.
Link
Leia Também »
Comentários »