MENU

25/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 25/01/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Mulheres

 A parcela de candidaturas de mulheres ao cargo de vice-prefeita cresceu 21% na comparação entre as eleições de 2016 e o pleito de 2020. A informação é do Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representa mais do que o dobro do aumento de participação feminina registrado na disputa para prefeitura e câmaras municipais juntas, de 4 e 6 pontos percentuais respectivamente. Em 2020, foram 3.985 mulheres na corrida a vice-prefeitura, o que corresponde a 21,2% do total das candidaturas femininas registradas naquele ano. Nas eleições municipais anteriores, em 2016, 2.867 mulheres disputaram a vice-prefeitura, 17,5% do total de candidaturas de mulheres naquele pleito. O número de eleitas para o posto também aumentou. A quantidade de mulheres que se tornaram vice-prefeitas chegou a 834 em 2016. Em 2020, saltou para 927, um aumento de 11% nas cadeiras de vice-prefeituras ocupadas por mulheres na comparação entre as duas últimas eleições. Os dados da Justiça Eleitoral mostram que as chapas formadas somente por mulheres (concorrendo a prefeitura e a vice-prefeitura juntas) correspondem a pouco mais de 2% do total de chapas registradas. Nas últimas eleições municipais, as chapas em que as mulheres assumiram a disputa para prefeitura, mas com um homem como vice, corresponderam a 11% do total. Foram 2.140 candidaturas nessa situação. Já quando a figura masculina assume a cabeça de chapa, esse número aumenta. Foram 3.590 candidatos homens com mulheres candidatas a vice, 18% do total de chapas em disputa no pleito. Dentre o total de candidaturas, 67% são chapas compostas somente por homens. O número de vitórias também é maior para as chapas com homens na disputa pela chefia da prefeitura e mulher como vice. Esse perfil de chapa corresponde 15% das candidaturas eleitas. As chapas compostas apenas por homens representaram 73% das vitórias. 
 

E…

Nas eleições de 2020, foram eleitas 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Para as câmaras municipais, foram eleitas 9.196 vereadoras (16%), contra 48.265 vereadores (84%). 
 

Madeira

Nas rodadas políticas, o ex-prefeito Sebastião Madeira é apontado como o nome mais forte para a disputa da prefeitura nas eleições 2024. Mas o chefe da Casa Civil do Governo Brandão, pelo menos por enquanto, vem descartando a possibilidade de disputar a prefeitura. Inclusive, em recente entrevista à Rádio Mirante, revelou que em Imperatriz o PSDB não lançará candidato. Entretanto, aliados do ex-prefeito ainda sonham com a possibilidade de Madeira ser candidato. Acreditam ser ele favorito, e que com a aproximação das convenções e os apelos de correligionários, poderia decidir entrar na “briga” pelo Palácio Renato Moreira. É, ainda há muita água para rolar até a data do registro de candidaturas, e como em política tudo é possível, é aguardar.
 

MDB

Com a saída do agropecuarista e ex-prefeito de Brejão, Franciscano Soares, o MDB não deverá ter candidato a prefeito de Imperatriz. E certamente apoiará o candidato do Palácio dos Leões, já que o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, é irmão do governador Carlos Brandão. Dos pré-candidatos a prefeito, pelo menos três são de grupos/partidos ligados ao Palácio dos Leões: Rildo Amaral(PP), Josivaldo JP (PL) e José Antonio (ainda no MDB). 
 

Novos juízes

Em sessão solene do Plenário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizada nesta quarta-feira, tomaram posse seis novas juízas substitutas e cinco novos juízes substitutos de entrância inicial, totalizando 25 novos juízes e juízas nomeados no certame regido pelo EDTGP-112022. Passam a compor o quadro da magistratura maranhense, os juízes e as juízas Leandro Francisco Ambrósio, Camila Beatriz Simm, Vinicius Sousa Abreu, Amanda Costa Thomé Travincas, Lorena Santos Costa Placido, Thiago Ferrare Pinto,  Marilia Nobre Miranda, Julyanne Maria Ribeiro Bernardo, Fabiana Moura Wild, Daniel Luz e Silva Almeida e Marco Antonio Abritta Junior.
 

Novos desembargadores

O Tribunal de Justiça do Maranhão passou a contar com mais duas desembargadoras e um desembargador, nesta quarta-feira, mesmo dia da abertura do Ano Judiciário de 2024, que teve sessão solene conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, com a presença de autoridades de todos os poderes. Márcia Chaves e Nilo Ribeiro Filho, pelo critério de merecimento, e Oriana Gomes, por antiguidade, ganharam acesso às vagas, depois de votação durante sessão plenária. As novas integrantes e o novo integrante da Corte foram empossados pelo desembargador Paulo Velten, no Gabinete da Presidência, após a sessão. Dois cargos criados pela Lei Complementar nº242, de 31 de março de 2022 – antiguidade e merecimento – foram preenchidos pela primeira vez. O outro ficou vago em razão da aposentadoria do desembargador Douglas Amorim.
Link
Leia Também »
Comentários »