MENU

24/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 24/01/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Reação 

Em nota assinada pelo desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), ontem a Corte se solidarizou com desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, corregedor, que na sessão desta segunda-feira teve sua suspeição solicitada pelo partido PSD, durante o julgamento de uma ação contra o PSC por suposta fraude a cota de gênero na eleição de 2022, em que o partido elegeu Fernando Braide, irmão do prefeito Eduardo Braide. Na nota, o TRE diz: “... Diante dos questionamentos acerca da imparcialidade do relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral do Partido Social Cristão (PSC), o corregedor, desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, vem a público REAFIRMAR total confiança no trabalho de Sua Excelência, que sempre pautou sua atividade profissional sublimando a ética, a técnica e a imparcialidade. Por oportuno, ressaltamos que não há quaisquer vícios processuais na tramitação da referida ação judicial e, tampouco, ocorreram intercorrências prejudiciais às partes envolvidas. Afiançamos, por fim, o compromisso histórico desta Corte eleitoral em prestar sempre a melhor jurisdição, com estrita observância às garantias constitucionais do devido processo legal”. José Gonçalo é o relator da ação e o PSD alega que ele tem um prédio alugado pela Prefeitura de São Luís. 
 

Sugestões

Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu a primeira etapa do ciclo de audiências públicas destinado a receber sugestões da sociedade para o aperfeiçoamento das normas que vigorarão nas eleições de 6 de outubro. O total de sugestões superou os números registrados nos processos eleitorais anteriores. Em 2022 foram 342. Para o pleito deste ano, o TSE recebeu 945 propostas da sociedade e dos partidos políticos sobre as minutas de resolução que definirão regras para as Eleições Municipais deste ano. A maior parte das contribuições refere-se aos temas de propaganda eleitoral (388 sugestões), atos gerais (165) e prestação de contas (141).
 

PSDB

- “Partido é para disputar o poder. Partido que não disputa o poder não vai a lugar nenhum”. A afirmação foi feita ontem pelo ex-prefeito e atual secretário da Casa Civil do governo estadual, Sebastião Madeira, em entrevista à Rádio Mirante AM, ao abordar a posição do PSDB nas eleições municipais deste ano. Mas adiantou que em Imperatriz o PSDB não vai lançar candidato à sucessão do prefeito Assis Ramos. Em relação a São Luís, disse que o apoio ao deputado federal Duarte Júnior (PSB) não é “automático”. Destacou que “nós estamos abertos a conversas com outros grupos também e vamos analisar a situação do partido e nós estudamos inclusive a possibilidade do PSDB ter um candidato”.
 

E…

Em Imperatriz, o PSDB já começa a se movimentar para formar um time forte de candidatos ao Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. O partido tem o vereador Zeziel Ribeiro e outros bons nomes para as eleições. A ex-candidata a deputada estadual Raymara Lima já decidiu que se filiará à sigla tucana. Outras lideranças foram convidadas, como o ex-vereador José Carlos Soares Barros e a blogueira Kelly Queiroz.
 

Ele disse

- “Na verdade, não é uma transição, mas é uma continuidade, o governo é o mesmo. O senhor vai agora alçar outros voos, quiçá mais altos do que estes já trilhou. Vamos, imprimir uma continuidade ao excelente trabalho do ministro Flávio Dino e sua equipe. Claro que poderá haver pequenos ajustes, mas nós continuaremos esse trabalho e estamos honrados em fazer”. A afirmação foi feita pelo novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante uma reunião  com Flávio Dino, na tarde de ontem. Ele toma posse no dia 1º de fevereiro. E Dino assume o cargo de ministro do STF no dia 22 de fevereiro.  
Link
Leia Também »
Comentários »