MENU

19/01/2024 às 09h16min - Atualizada em 19/01/2024 às 09h16min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial.

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições
   

Spare Ribs Assadas

Spare Ribs Assadas é um jeito bem gostoso de preparar a nossa popular costelinha de porco / Foto: GB Imagem

Ingredientes: 1 quilo de Spare Ribs (costela de porco cortada em pedaços grossos); 1 cebola média cortada em fatias finas; suco de 2 limões; 30 gramas de banha; 2 colheres (sopa) de vinagre; 1 colher (sopa) de molho inglês; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo; 1 pitada de páprica; sal; tabasco. Preparo: Pré-aqueça o forno a 250º. Coloque a carne numa assadeira, cubra com papel alumínio e asse durante 15 minutos. Numa panela funda, derreta a banha e refogue as fatias de cebola até ficarem douradas. Junte 750 ml de água, o vinagre, o molho inglês, o suco de limão, o açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de tabasco; 1 pitada de sal e 1 pitada de páprica. Misture bem e despeje este molho sobre a carne. Volte a assadeira ao forno e asse, sem cobrir, durante 1 hora, regando a carne com o molho que se forma na forma. Durante este tempo, vira a carne e cuide para que fique bem dourada por igual. Sirva acompanhado de batatas fritas ou assadas inteiras, ou purê de batatas. Dica: Antes de preparar a costela, lave bem todos os pedaços para se livrar de qualquer vestígio de ossos triturados. Escorra os pedaços em uma peneira e prossiga com a receita.
 

Torta de Maçã

A Torta de Maçã é um verdadeiro clássico à mesa. Sirva acompanhada de Sorvete de Creme / Foto: GB Imagem

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 ovos; 200 gramas de manteiga gelada; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 pitada de sal; raspas de limão. Recheio: 1 quilo de maçãs; 3 colheres (sopa) de açúcar cristal; suco de meio limão; canela em pó a gosto. Preparo: Numa tigela pequena, bata os ovos, reservando um pouquinho para pincelar a massa no final da montagem. Em outro recipiente, coloque a farinha e vá adicionando o restante dos ovos batidos. Aos poucos adicione a manteiga gelada cortada em cubos, o açúcar, o sal e as raspas de limão. Misture bem até obter massa homogênea. Se necessário, junte um pouco mais de farinha. Faça uma bola da massa, cubra e deixe descansar a massa durante 20 minutos. Descasque as maçãs, tire o miolo e pique em quadradinhos ou em fatias. Junte o açúcar cristal, o suco de limão e a canela em pó. Reserve. Abra a massa e forre o fundo e os lados de uma fôrma de aro removível (25 cm de diâmetro) untada com manteiga ou margarina. Coloque o recheio de maçãs. Cubra com outra parte da massa aberta e faça alguns furos (de modo decorativo) na cobertura. Pincele com ovo batido reservado.  Leve ao forno pré-aquecido (170º) e asse durante aproximadamente uma hora ou até ficar bem dourada. Dica: Se quiser, acrescente 200 gramas de uva passa ao recheio. Deixe as uvas passas de molho na água morna ou em rum até ficarem bem inchadas, escorra e empregue. Se quiser, ao invés de cobrir o recheio totalmente com a massa, faça um gradeado com tiras de massa, pincele com ovo e prossiga como indicado na receita.  Também pode ser preparada em forminhas individuais. 
 

Salada de Bacalhau

Ingredientes: 300 gramas de bacalhau; 5 batatas; 1 maço de brócolis; 3 ovos cozidos; 3 tomates sem sementes e cortado em cubinhos; pimenta-do-reino e sal a gosto; azeite e vinagre a gosto. Preparo: Ponha o bacalhau de molho na água na véspera. Escorra, tire das peles e a espinha do bacalhau e cozinhe em água. Escorra e reserve. Cozinhe as batatas em água com sal a gosto. Depois de cozidas, corte em rodelas. Separe os buquês do brócolis e cozinhe em água com sal. Escorra e reserve. Desfie o bacalhau grosseiramente. Junte as batatas e o brócolis. Tempere com pimenta-do-reino, vinagre e azeite. Corrija o sal, se necessário. Arrume numa travessa, decorando com os ovos cozidos e tomates.
 

Camarão Caiçara

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) bem cheias de margarina ou manteiga; 1 cebola grande picada; 4 dentes de alho amassados; cheiro verde a gosto; ½ quilo de camarão limpo. Preparo: Numa panela de fundo largo, coloque o azeite e a margarina. Junte a cebola e o alho. Sempre mexendo e cuidando para não queimar, refogue até ficar dourado. Junte o camarão. Continue mexendo a fim de refogar o camarão. Não tampe a panela. Quando a carne estiver bem rosada, junte o cheiro verde e sal a gosto. Refogue mais um pouco. Sirva a seguir. 
Link
Leia Também »
Comentários »