MENU

19/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Sugestões

 Chegou a hora de a sociedade apresentar sugestões para aperfeiçoar diretrizes que vão guiar as Eleições Municipais em outubro. Fique atento! Termina nesta sexta-feira (19), às 23h59, o prazo de inscrições para participar das audiências públicas e para enviar propostas de ajustes nas minutas de resoluções relativas ao pleito deste ano. Essa fase é mais uma etapa do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2024, lançado no ano passado com a abertura do código-fonte da urna eletrônica e a realização do Teste Público de Segurança da Urna (TPS). Podem participar das audiências públicas pessoas e instituições públicas e privadas (incluídos os partidos políticos), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e as associações profissionais e acadêmicas. Para isso, basta enviar as propostas por meio do formulário eletrônico disponibilizado no Portal do TSE. No mesmo local, também é possível fazer a inscrição para o uso da palavra durante o encontro. A lista de inscrições aprovadas será divulgada no Portal do TSE no dia 22 de janeiro. As audiências serão realizadas nos próximos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir das 9h, no Auditório I da sede do TSE, em Brasília. O evento também ocorrerá no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. As minutas das instruções para consulta e envio de sugestões estão disponíveis desde o dia 4 de janeiro no Portal do TSE, cumprindo o prazo mínimo de 15 dias de antecedência, nos termos da Resolução TSE nº 23.472/2016, que regulamenta o processo de elaboração de resoluções do Tribunal e a realização de audiências públicas. As audiências são destinadas exclusivamente à exposição de sugestões, e todas as manifestações serão precedidas de identificação pessoal e respeitarão o prazo improrrogável de cinco minutos. A estimativa é de que cada audiência dure até duas horas, podendo o tempo ser eventualmente estendido. A primeira audiência pública ocorrerá em 23 de janeiro e abordará as minutas de resoluções que tratam das pesquisas eleitorais; sistemas eleitorais; auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais; e atos gerais do processo eleitoral.
 

Vices

Muitos estão querendo saber se pré-candidatos a prefeito de Imperatriz já escolheram seus vices. Pelo que sabe, da dúzia de pré-candidatos, apenas Justino Filho já escolheu. Mas ainda é muito cedo para tratar dessa questão. A escolha de vice se dá na montagem das alianças com os partidos, e para isso os pré-candidatos tem até o período das convenções, em julho. A vaga sempre é usada para fechar acordos. É aguardar.
 

Olha aí 

Quando não é oito, é oitenta. Como já foi revelado, a prefeitura não realizará carnaval, alegando outras prioridades. Com isso, o deputado Rildo Amaral se manifestou disposto a viabilizar a festa, inclusive tendo direcionado uma emenda parlamentar para isso e conversado com o prefeito Assis Ramos sobre a liberação das autorizações. Agora, surge o Governo do Estado, via Agemsul/Superintendência de Cultura, também interessado na realização do carnaval. Antes, era apenas o Lava-Pratos. Pronto, a festa  está mais do que garantida, para alegria dos que gostam e estavam lamentando quando foi anunciado que este ano Imperatriz não teria a Folia de Momo. Então, que preparem as fantasias!
 

Desistência 

No dia 28 de dezembro, a coluna noticiou que o vereador Fábio Hernandez desistiria da sua pré-candidatura a prefeito, após o prefeito anunciar o secretário de Educação, José Antonio, como o pré-candidato do grupo. No mesmo dia, Hernandez ligou para garantir que continuava pré-candidato. Ontem, entretanto, o vereador fez questão de comunicar à coluna que desistiu. Vai concorrer à reeleição.
 

E…

Nesta semana Fábio Hernandez estava em Brasília e manteve um encontro com o deputado federal licenciado e ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Na oportunidade, ficou decidido que o vereador  é o novo presidente do União Brasil em Imperatriz. No estado, o partido é liderado por Juscelino, que brevemente estará em Imperatriz.
Link
Leia Também »
Comentários »