MENU

16/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 16/01/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Prego batido

No final de semana, foi realizada uma reunião ampliada com os membros do Diretório do PT de Imperatriz e a presença do membro do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e do Diretório Estadual, Genilson Alves. Na ocasião, foi aprovado o nome do vereador Aurélio do PT como pré-candidato à sucessão do prefeito Assis Ramos. Aurélio já vem mantendo diálogos com as outras duas siglas que integram a Federação Partidária, PCdoB e PV, além do próprio PSB, para consolidar esse projeto. Vale destacar que o PSB também tem pré-candidato, o ex-deputado estadual Marco Aurélio, que está tentando conquistar o apoio da Federação Partidária. Mas diante da oficialização da pré-candidatura do vereador pelo PT, vai diminuindo a possibilidade de uma aliança, a não ser que os outros integrantes da Federação, PCdoB e PV, rejeitem o nome do petista. É aguardar os próximos lances desse complicado jogo chamado política…
 

E…

Na movimentação política em Imperatriz visando o pleito municipal de 2024, o ex-deputado estadual vem mantendo articulações na tentativa de unir a esquerda em torno do seu nome. Por meio das redes sociais, ele revelou que teve “uma reunião produtiva” com o presidente Municipal do PSOL, advogado Adevaldo Filho. Na verdade, uma divisão da esquerda só favorece os adversários, embora a direita também esteja dividida, mas a união possibilita disputar com  maior chance de vitória. Ainda mais com o bolo da direita todo fatiado…
 

Poder

O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou entendimento de que Tribunais de Contas podem impor condenação administrativa a governadores e prefeitos quando identificada sua responsabilidade pessoal em irregularidades no cumprimento de convênios de repasse de verbas entre estados e municípios. De acordo com a decisão, o ato não precisa ser julgado ou aprovado posteriormente pelo Legislativo. O tema foi julgado mo Recurso Extraordinário com Agravo (ARE). O ex-prefeito do Município de Alto Paraíso (RO), Charles Luis Pinheiro Gomes, havia pedido a anulação de decisão do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) que o condenou ao pagamento de débito e multa por irregularidades na execução de convênio firmado com o governo estadual.  
 

Olha aí!

Atendendo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Dias Toffoli, decidiu pela abertura de inquérito contra o senador e ex-juiz Sergio Moro e procuradores que atuaram em acordo de delação premiada na Lava Jato. Moro nega  irregularidades. Ele é acusado de instruir o ex-deputado estadual (União Brasil-PR) e empresário Tony Garcia a monitorar desembargadores e juízes do Paraná, Ele havia sido beneficiado em um acordo de delação premiada.   
 

Ele disse

- “Os processos estão tramitando normalmente, ninguém vai perder o mandato sem se defender. Eu tenho dito que quem quiser o mandato rápido, precisa ganhar nas urnas, quem quer ganhar no tapetão, na Justiça, tem que se submeter ao crivo do contraditório”. A afirmação foi feita pelo desembargador e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), José Gonçalo Filho, em entrevista a Rádio Mirante AM, ao comentar sobre os processos que ainda não foram julgados pelo TRE relacionados a supostas fraudes na cota de gênero, nas eleições de 2022.
 

Créditos

Ontem, a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (Sefaz-MA) informou aos consumidores cadastrados no programa Nota Legal que liberou o módulo de resgate de créditos para abatimento do IPVA 2024. O resgate de créditos poderá ser feito até o dia 29 de março de 2024 e o valor a ser resgatado está limitado a até 50% do valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O abatimento somente será possível após a solicitação no site do Nota Legal e, em até 24h, a emissão do boleto para pagamento com o abatimento estará disponível na rede credenciada, gerado no site da Sefaz-MA (portal. sefaz .ma. gov.br), página do IPVA, menu “IPVA 2024 – Débitos Anteriores”. O abatimento é permitido somente para veículos cujo CPF do proprietário esteja cadastrado no programa. Os créditos do programa não podem ser utilizados para pagamentos de débitos de IPVA em atraso.
Link
Leia Também »
Comentários »