MENU

11/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 11/01/2024 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Produção de grãos ultrapassa
306 milhões de toneladas

A produção brasileira de grãos deve chegar a 306,4 milhões de toneladas. O 4º Levantamento para a safra 2023/24, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quarta-feira (10), traz uma nova redução na estimativa de colheita no atual ciclo. No geral, as condições climáticas instáveis, com chuvas escassas e mal distribuídas aliadas a altas temperaturas na região central do país, além de precipitações volumosas na região Sul, provocaram e ainda persistem no atraso do plantio da safra, além de influenciarem de maneira negativa no potencial produtivo das lavouras. Se confirmado, o volume representa uma queda de 13,5 milhões de toneladas ao obtido em 2022/23.

“A atual safra tem a característica de ser uma das mais complexas para a estimativa de área, produtividade e produção nos últimos tempos. As dificuldades podem ser resumidas nos problemas climáticos, que geram incertezas e prejudicam a tomada de decisão pelos produtores”, pondera o superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Aroldo Antonio de Oliveira Neto.

Principal cultura cultivada no país, a soja deve apresentar uma produção de 155,3 milhões de toneladas. O resultado representa uma quebra de 4,2% na expectativa, uma vez que as primeiras projeções apontavam para uma colheita de 162 milhões de toneladas. Chuvas mal distribuídas e temperaturas elevadas influenciaram de maneira negativa tanto no plantio como no desenvolvimento das lavouras. As condições climáticas também foram determinantes para alguns produtores migrarem para outras culturas, contribuindo para a redução da área em relação ao levantamento divulgado em dezembro.

Outro importante produto para os brasileiros, o arroz tem uma estimativa de produção de 10,8 milhões de toneladas. Se por um lado os preços do grão foram incentivos para o aumento de área em alguns estados produtores, por outro, o atraso no plantio, o volume excessivo de chuvas ou de períodos de veranicos que ocorreram em regiões diversas, além das dificuldades nos tratos culturais, são variáveis para o registro de impactos desfavoráveis na produtividade.

Para o feijão é esperada uma estabilidade na produção, quando se compara com a safra passada, chegando a uma colheita de 3,03 milhões de toneladas. Porém, a implantação da primeira safra da leguminosa caminha para a conclusão e vem apresentando alterações negativas, devido à instabilidade do clima.

No caso do milho, a produção total está estimada em 117,6 milhões de toneladas, redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior. A queda é reflexo de uma menor área plantada e de uma piora na expectativa de rendimento das lavouras. A primeira safra do cereal, que representa 20,7% da produção, vem passando por situações adversas como, elevadas precipitações nos estados do Sul, baixas pluviosidades acompanhadas pelas altas temperaturas no Centro-Oeste. Segundo o boletim da Conab, para a segunda safra do grão, além de avaliar os custos, as decisões dos produtores dependem de fatores climáticos, de disponibilidade de janela para o plantio e dos preços de mercado.

Os dados completos sobre o 4° Levantamento da Safra de Grãos 2023/24 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no boletim publicado no Portal da Conab. (Fonte: portal da Conab)

 

Maranhão

O Maranhão produzirá em 1 milhão 168 mil 810 hectares 3 milhões 711 mil 96 toneladas de soja e numa área de 321 mil 295 hectares mil 1 milhão 566 mil 388 toneladas de milho na primeira safra e numa área de 211 mil 635 hectares 902 mil 119 toneladas, de acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Há mais de 13 anos, o produtor rural e empresário Franciscano, resolveu, além da pecuária, também investir na produção de  soja em fazendas do Maranhão e do Pará. Foi um dos pioneiros no plantio de soja no polo de Açailândia, no Maranhão.

Na safra 2023-2024 só em uma área da Fazenda Bola Branca, no município de Açailândia, ele produzirá  6 mil hectares de soja. A plantação do soja começou no início de dezembro do ano passado e a leguminosa será colhida no início de abril deste ano. Esta é a previsão do produtor rural, ressaltando que a verão do ano passado foi mais prolongado e as chuvas ainda não caíram com normalidade no sul do Maranhão.

A 23 km da Fazenda Bola Branca, às margens da rodovia Belém-Brasília, o produtor rural Franciscano tem um grande silo para capacidade de 330 mil toneladas de estocagem de soja. O silo começa a receber o soja no início de abril. Lá é feita uma pré-limpeza, classificação e secagem.

A produção da safra 2023-2024 das fazendas de Franciscano deve chegar a 400 mil sacas de soja e 100 mil de milho.

 

Pecuária

O Estado do Maranhão tem hoje um rebanho de 10 milhões 755 mil e 184 mil cabeças de gado, o décimo estado em termos de rebanhos bovinos no Brasil. O rebanho de Imperatriz, a segunda maior cidade maranhense é de 1 milhão 707 mil 845 cabeças e Açailândia, também no sul do Maranhão, o rebanho de bovinos é de 1 milhão 312 mil 704 cabeças. Os dados são da Aged, a Agência de Defesa Sanitária do Maranhão.

Um dos produtores que contribuem para este fortalecimento do rebanho bovino maranhense é o pecuarista Franciscano. Ele tem propriedades em municípios do Maranhão e em Rondon do Pará, onde atua na agricultura e na pecuária.

Estivemos na Fazenda Lua Cheia, no município de São Francisco do Brejão, no Maranhão, a 50 km de Imperatriz, e gravamos parte de uma grande reportagem por lá. Na fazenda, segundo o administrador Sebastião Cardoso, são produzidos de 1.400 a 1.800  litros de leite por dia. O trabalho começa cedo, com uma equipe bem experiente na labuta da pecuária leiteira. O leite produzido na Fazenda Lua Cheia é vendido para o laticínio do município de São Francisco do Brejão, que fica bem em frente à propriedade do produtor rural Franciscano.

Nós fomos também até a Fazenda São Vicente, em Rondon do Pará, conhecer a parte da pecuária das Fazendas Reunidas Bola Branca. É na Fazenda São Vicente que Franciscano investe mais na pecuária.

 

 PROSA NA VARANDA 

A entrevista completa com o produtor rural Franciscano, no quadro Prosa na Varanda, do Conexão Rural,  irá ao ar no próximo fim de semana. Em Imperatriz o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise no domingo no mesmo horário pela TV Liberdade – Rede TV – canal 4.1.

O programa pode ser visto também pelo You Tube – Conexão Rural Brasil, pela parabólica TV Milagro Brasil de São Paulo, e pelas nossas redes sociais.

 
Vamos mostrar também uma máquina que fabrica feno na Fazenda Sororó, em Marabá (PA), da RR Agropecuária, do Grupo Zucatelli, além da música do maranhense, radicado em Parauapebas (PA), Arnaldo César.
Link
Leia Também »
Comentários »