MENU

09/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 09/01/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Defesa da democracia 

Ontem, as atenções do país estiveram voltadas para Brasília, onde ocorreu um ato em defesa da democracia. O dia 8 de Janeiro de 2023 ficou marcado pela manifestação que resultou em invasão e depredação dos prédios dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não aceitaram o resultado das urnas. O Congresso Nacional sediou o ato intitulado “Democracia Inabalada”, que teve as presenças de diversas autoridades políticas e judiciárias, entre as quais o presidente Lula, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, o ministro Alexandre de Moares e os presidentes das duas casas legislativas. Também presente o ex-presidente José Sarney. O objetivo é reafirmar a importância e a força da democracia brasileira. Além desse ato, o dia de ontem também foi marcado pela 23ª fase da Operação Lesa Pátria, realizada pela Polícia Federal em 12 estados. No Maranhão foram cumpridos quatro mandatos de busca e apreensão. A ação policial tem por objetivo de identificar acusados de financiar e fomentar os atos golpistas. O STF expediu 47 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, na Bahia. 
 

Compromisso

O Ministério Público Federal reiterou o seu compromisso em defesa da democracia e a apuração dos crimes cometidos. “No instante em que se completa o primeiro ano dos eventos que desafiaram solertemente a democracia, o Ministério Público Federal reitera o compromisso de devotar todo o empenho para apurar responsabilidades pelo que se deu em 8 de janeiro de 2023, promover as medidas punitivas cabíveis e prevenir a repetição de condutas análogas”, afirmou o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco. Os números decorrentes da apuração e repressão às práticas criminosas revelam uma atuação intensa do Ministério Público Federal (MPF). Ao longo do período, foram apresentadas 1.413 denúncias contra envolvidos nos atos. 
 

Fraudes 

Repercute a reportagem do Fantástico, que mostrou fraudes em prefeituras do Maranhão, que estariam prestando falsas informações sobre o número de alunos matriculados no ensino de tempo integral e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O  Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) já fiscalizou 115 municípios. Turiaçu informou ter mais de 7.500 alunos em 63 escolas em tempo integral, mas na cidade não existe nenhuma escola com este tipo de ensino. São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, declarou ter 21.186 alunos em escolas integrais. 
 

Mudanças 

Em menos de 30 dias, a cidade de Caseara-TO já tem o terceiro prefeito. A prefeita Ildislene Santana (DEM) e o vice foram afastados. Como o presidente da Câmara, Cleber Pinto Cavalcante (DEM), também foi afastado, o vice-presidente, Suair Mariano de Melo (PSD), assumiu a prefeitura. Só que houve eleição da nova mesa diretora Câmara e o vereador Marcos Carvalho Lima (PTB), eleito presidente, foi empossado como prefeito, saindo Suair Melo. Se a prefeita não conseguir a sua recondução ao cargo, Marcos ficará até fim do mandato, e com o controle da máquina administrativa certamente vai disputar a reeleição.  
 

Título 

Nesta terça-feira, às 10h, a Câmara Municipal de Imperatriz entrega o Título de Cidadão Imperatrizense ao Gerente Executivo Industrial da Suzano, José Wilhelms Ventura. Conforme nota da Assessoria de Imprensa da empresa, “Ventura está há 7 anos em Imperatriz e como gerente executivo industrial da unidade fabril da Suzano no Maranhão, tem desempenhado um papel essencial, contribuindo significativamente para o crescimento do município. Sua história é uma inspiração e o título é uma forma de reconhecimento pelo seu compromisso e impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico de Imperatriz e região”. 
 

Ele disse

- “Não aceitamos menos que democracia plena, total e irrestrita. O único regime possível e aceitável para o Brasil é o regime democrático. Divergências são esperadas na democracia. O que não desejamos e não toleramos é violência contra quem pensa diferente, muito menos violência contra as nossas instituições de Estado, tão duramente construídas por nossa jovem democracia”. Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, em nota divulgada ontem.
Link
Leia Também »
Comentários »