MENU

06/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 06/01/2024 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

ANO NOVO DO IMPÉRIO ROMANO

Foi o imperador Júlio Cesar, em 46 a.C. que fixou o 1º de janeiro como o primeiro dia do ANO NOVO.

Pois é...,

Na zona circular na esfera celeste, sistematiza que, este mês de janeiro é regido pelo planeta terra, conhecido pela determinação discernimento e pelo pragmatismo de que... [baseia-se na verdade do valor prático] ... Glória a Deus!

Quanto ao Ano Velho, que descanse em paz! Foi um ano de muitas controvérsias, como diz o velho ditado popular:

[desmantelo em casa de farinhada] ...

Houve muitas coisas que se afastaram do normal, como incomum; ao começar pela temperatura “clima” de muita oscilação; mesclando-se com ambientes diferentes como a discussão metódica da política partidária até nas hostes da corte do judiciário… com atmosfera picante e questionável.
 
(...) E, ainda hoje, o direito à voz, ao voto e a igualdade perante as leis são as bases dos regimes democráticos... No Brasil não é diferente… até no incurso da interpretação.

Todavia, daquilo que mais falamos em nosso dia a dia, temos que “engolir sapo,” que nada mais é do que ouvir calado algumas agressões ou argumentações sem noção de suas consequências.

Certo que, num novo ano, tudo pode se transformar... As expectativas são as belas esperanças que estejam alinhadas de acordo com aos objetivos traçados com preceitos e prosperidades.

O ano de 2024 coincide com as eleições municipais para prefeitos e vereadores no Brasil; é tempo de alternância e só o voto consciente pode fazer, pode renovar, e com o efeito de crer de quem espera de que o anseio se torne realidade nutrindo as expectações e conversões de que melhores dias virão.

É o que os meios de comunicações têm se expressado sobre o número acentuado de candidatos ao posto majoritário de (prefeito); para vereador o cardume é grande e de todos os gêneros e espécies.

O óbvio é mudar completamente essa atual legislatura municip

al; tem vereador com mais de seis mandatos que não apresentou durante todo esse tempo uma “arruaça” sequer ... Paciência!

De modo, de não generalizar por atitude irracional; Há alguns “funcionários públicos dessa casta” que se salva como vereador, talvez, esta foi a pior “câmara” da história política de Imperatriz... Subentende que esses representantes são empregados do povo… são remunerados para isso.

Algo ou fato preocupa a sociedade Imperatrizense, há muitos candidatos “pagãos e principiantes” ... Será se são capazes de apresentar um projeto de planejamento urbano para a cidade? Como candidato ao executivo?

O planejamento urbano requer um processo que leva a criação e ao desenvolvimento da infraestrutura urbana... é essencialmente, multidisciplinar e, que contenha, envolvimento e distribuição de ações em busca de metas a serem atingidas em prol e ao propósito do bem comum.

Chega de neologismo político!

Imperatriz tem que ser repensada desde a teia social, econômica, empresarial, industrial, para escolher um nome de um executor que faça bem para a cidade, com superação e capacidade de enfrentar desafios com objetividade e eficiência...

À vista das pressupostas adversidades administrativas e encontrar forças para seguir em frente como contrapartida de solução com o choque de gestão.

O eleitor tem todo o direito de escolher o que bem quiser, mas também têm todas as obrigações resultantes dessa atitude por assumir essas escolhas, depois… “já pra cama, sem choro nem vela”!

Ah, Ano Novo!

O município cuja padroeira é de “Santa Teresa D’Ávila”, está precisando de uma motivação de consciência eleitoral, de forma, em pensar com independência e sumariamente em mudar as contumazes cabeças em fazer política... “é dando que se recebe” para eleger alguém. Isso fere o pudor, os bons costumes.

Por isso, que rogamos a todos os presbitérios e da ordem dos franciscanos, que iluminai com muita firmeza percepção de sentimentos com a autoconsciência bem refletida na escolha e, optando pelo nome de quem atenda a tão sonhada Imperatriz de menos sofrimento.

Mas, como temos o direito ao devaneio em aquilo que imaginamos... não custa nada esperar.

Boa sorte, Imperatriz!
Link
Leia Também »
Comentários »