MENU

06/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 06/01/2024 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Má digestão

Final de ano, confraternização de Natal na firma, confraternização com amigos, ceia de natal, comer com a família os restos no outro dia, Ano Novo, ceia volumosa e com a comida em excesso, no outro dia novamente o ritual de comer os restos. Invenções de todo o jeito para aproveitar o que sobrou.
 
Além do excesso na cerveja no vinho no “whiskinho” etc. e tal.
 
E a dor de cabeça no outro dia: “nunca mais beberei”! KKKKKKK!
 
Mas tem outro tormento aguardando: a MÁ DIGESTÃO!
 
A digestão é um processo fisiológico, complexo, onde os alimentos consumidos serão transformados em nutrientes que propiciarão a formação de energia, de manutenção de funções do organismo e de reparo celular, enfim, de manutenção da vida.
 
Quando a digestão não é bem-feita, chamamos de indigestão, má digestão ou dispepsia se apresenta de diversas formas, geralmente como desconforto ou dor na parte superior do abdome, que pode irradiar para o tórax atrás do peito na forma de azia, ocorre junto ou separado e principalmente após os excessos como no período de festas.
 
Sintomas frequentes na má digestão são: sentir-se cheio ou inchado, arrotos frequentes, náuseas, regurgitação alimentar, saciedade prolongada e rápida, azia, plenitude e excesso de gases.
 
Agora quando vier acompanhada de fezes pretas como borra de café, vômitos repetidos e vômitos de sangue, perda de peso, entalo para engolir progressivo, acompanhando esses sintomas a anemia acende um sinal de alarme.
 
As causas são várias, mas raramente se constituem em condição grave subjacente sendo o excesso alimentares causa importante, pode ser agravada por:

Obesidade - a que o excesso de alimentos ingeridos leva à saciedade e ao refluxo;
Ansiedade - o estresse é fator agravante de diversas doenças e rotulam esse fato como a gastrite nervosa, a Hérnia de Hiato condição que facilita a ocorrência do refluxo, a infecção pelo Helicobacter Pylori muito comum que pode levar a gastrite, úlceras e inclusive ao câncer de estômago;
Refluxo gastresofágico - que ocorre quando a válvula na transição do esôfago com estômago (esfíncter esofágico) não impede o retorno de conteúdo gástrico ao esôfago, um pouco de refluxo é normal, a ocorrência de refluxos volumosos.

 

O diagnóstico da má digestão

Para a maioria das pessoas ela é leve e pouco frequente, não requerendo tratamento especifico; mas de grande intensidade e com sintomas de alarme, procurar um médico de preferência gastroenterologista
 
Outros sintomas podem indicar uma condição de saúde conjunta como uso de determinadas medicações, hábitos como fumar e beber, obesidade, diabetes.
 
A presença da infecção pelo H pylori tem que ser investigada com endoscopia ou teste respiratório ou pesquisa de antígeno fecal. Constatada deve ser tratada.
 
O tratamento da má digestão varia de acordo com a causa, se seus sintomas são leves fazer algumas mudanças comportamentais são exitosas, como:

Perder peso, parar de fumar, mudar a dieta, não abusar do álcool, evitar comer próximo à hora de dormir, diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
 
Também beba mais água, consuma mais fibras, pratique atividades físicas, não prenda as fezes (deu vontade de evacuar, faça) e cuidado com seu sono
 
Observe os bons hábitos para facilitar sua digestão, pois o intestino funciona como importante auxiliar de nosso cérebro. Uma boa digestão é importante para ficarmos alegres e contentes.
 
Vá a seu médico de confiança! Bom Ano Novo para todos!
 
Link
Leia Também »
Comentários »