MENU

30/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 30/12/2023 às 00h00min

Caminhos por onde andei

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.

 

FELIZ ANO  VELHO – FELIZ  ANO NOVO

E então é ano novo! O ano novo acaba de chegar! E então o ano que acaba de partir é o chamado ANO VELHO. Enfim, o  PASSADO. E o ano que bate à nossa porta é o ano novo. E então que demos Graças ao Pai pelo ano que se vai, que acaba de acabar; igualmente demos graças pelo ano que está nascendo, que vem raiando para trazer novas luzes qual um novo dia à nossa vida! E então: Feliz seja o Ano Velho e que igualmente feliz seja o Ano Novo. Uma nova aurora em nossa vida.

É comum, nas passagens de ano, que as pessoas fazem festa, assam e comem carne, bebem inebriantes, confraternizam-se, tocam foguetes e festejam a chegada do novo ano. E desfazem-se e empurram o ano velho, como se este seja ou fosse um cálice amargo em sua vida.
Faz isso não, meu irmão!  Devemos agradecer e louvar o ano que acaba de acabar. Foi lá que vivemos por 365 dias; foi lá em que respiramos o ar da vida, que tivemos  passos para caminhar até aqui; olhos para enxergar, mãos e braços para apertar, mente para raciocinar. Saúde para realizar. E mais: tivemos “virilidade”, para perpetuar a espécie humana e dar vida à própria vida e a outras vidas.

Agradeçamos a Deus pelo feliz ANO VELHO. Louvemos a Deus por ele como mais uma era (um tempo) de vida em nossa vida. Ele foi e continua sendo um entreposto de um tempo em nossa vida. Agradeçamos a Deus pelo Ano velho, o  ano que findou, que se foi; esse mesmo ano que qual uma vela que  se apaga para que outra vela – em forma de novo ano – recomece e dê continuidade à nossa trajetória de vida. À luz da nossa vida.

A gente vê e a gente ouve pessoas falarem do ano velho, em hilariante tom de DESCARTE, de menosprezo, como se o ano velho tivera sido um contrapeso  e culpado pelas frustrações e faltas de conquistas. E escorraçam o ano velho. E chutam o ano velho. Faz isso não, meu irmão! A gente não cospe nem chuta o prato em que come. O ano velho nos serviu ao trabalho, nos ganhos (ainda que mais ou ainda eu menos), que nos serviu à mesa, à cama, ao descanso e ainda que  à fadiga.

Serviu em nossa saúde - que ao lado da vida e da liberdade são o nosso  bem maior. E o ciclo que o ano velho realizou é um ciclo da própria vida. Vida é feita do ar, mas também do fogo. Assim é o ano velho feito dos elementos da vida: Do fogo, da água e do ar. Louvemos a Deus então, pelo  Ano velho. Ele foi e continuará sendo significativo em nossa vida. A gente vai ver e sentir isso, sempre! E dele teremos saudade!

E ao ano novo?! Festas, congraçamento, presentes, fogos. Alegria-alegria! Fé e esperança no ano novo. Festas para o ano novo que ao fim do ano será um ano velho. E aí??? Esse é o ciclo é a roda-ciranda, é a ciranda de roda a que todos nós nos submetemos e participamos. É o ano velho que se vai. E então, que abençoado vá também ao calor da nossa alegria porque com ele vencemos mais uma etapa em nossa vida. E, como certo é, que “o mundo não se acaba na nossa porta”, é agora o ano novo que raia na nossa porta.

Ao ano velho despachemos com a mesma razão de como saltitantes e contentes o recebemos há um ano atrás. E ao ano que se inicia, recebamos com a alegria e com a fé sob as graças e bênçãos do Criador e Redentor. E que assim vivamos mais uma era (mais um tempo), um módulo do tempo em nossa vida. E, de conclusão:  Feliz Ano velho – Feliz também seja o Ano Novo – porque Graças e louvores demos ao nosso Criador sempre e a todo o momento. Amém!!! Então faço votos de que 2024 que está bem aí, que está chegando seja tão feliz e abençoado, quanto 2023, que está acabando de acabar.

* Viegas interpreta e questiona o social.
Link
Leia Também »
Comentários »