MENU

30/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 30/12/2023 às 00h00min

O NATAL DE JESUS

MARIA HELENA VENTURA

MARIA HELENA VENTURA

MARIA HELENA VENTURA é membro da Academia Imperatrizense de Letras-AIL

  
Cerca de 5 milhões de anos atrás, testemunhamos o surgimento dos primeiros seres conscientes, embora de maneira primitiva. Segundo os estudos da Antropologia, esses espíritos passaram por transformações notáveis ao longo das eras, sendo identificados como Ardipithecus, Australopithecus, Paranthropus, Homo habilis, Homo erectus, Homo neanderthalensis, Homo sapiens arcaicos e, finalmente, os Homo sapiens modernos. Cada uma dessas fases representa um capítulo fascinante na história da evolução humana, delineando a complexa jornada que nos trouxe à forma atual.


Durante muitos anos, o Governo Espiritual enviou à Terra luminares para preparar o grande Advento da vinda de Jesus ao planeta. Entre essas notáveis figuras estavam Elia, Jeremias, Confúcio, Buda, Thales de Mileto, Pitágoras, Hipócrates, Sócrates, Aristóteles. O mundo iria receber a visita augusta do Emissário de Deus.

Maria de Nazaré, filha amorosa de Ana e Joaquim, aos quinze anos, recebeu o compromisso matrimonial com José, um homem de trinta e cinco a quarenta anos de idade. Antes dos esponsais, Maria foi cientificada pelo Arcanjo Gabriel de que seria a mãe do Messias, e que o processo de geração ocorreria por meio do Espírito Santo. (Seria análogo à inseminação artificial feita hoje feita pela área da medicina?)

O que temos conhecimento é que Jesus nasceu numa estrebaria em Belém, no ano 4 a.C., durante o reinado do Imperador Augusto. A jornada de José e Maria, realizada quando ela estava no nono mês de gestação, durou cinco dias de viagem de Nazaré a Belém, com Maria sentada em um jumento.

Sob a orientação da luz de uma estrela, os pastores Baltazar, Gaspar e Melchior, provenientes de terras distantes da Arábia, Babilônia e Pérsia, simbolizando as três raças – semítica, branca e negra – encontraram Jesus na manjedoura. Ofertaram-lhe presentes significativos: ouro, como símbolo de sua realeza; incenso, representando a espiritualidade do recém-nascido; e mirra, uma erva amarga, prenunciando as angústias que ele enfrentaria. A perseguição começou desde o seu nascimento, levando-o até o Egito para preservar sua vida da ameaça de morte.

Aos 12 anos já dialogava com os Doutores da Lei, sobre a Torá, livro sagrado dos judeus. Iniciou a sua pregação aos 30 anos, respeitando o que determinava as leis judaicas. Convidou homens simples para compor o seu apostolado. Os irmãos Pedro e André, além dos irmãos Tiago e João, até completar o número de 12 membros. O apóstolo Judas, considerado o traidor, alimentado pela ideia de que Jesus haveria de se revoltar caso fosse preso, coroando-se Rei.  Dessa forma, oferecendo-lhe assim um alto cargo em seu reinado.

Jesus curou enfermos, ressuscitou mortos, silenciou ventos e tempestades, multiplicou 5 pães em 5 mil sobrando, 12 cestos.  A vida de Jesus é o assunto que mais produziu livros no mundo ocidental. Não se concebe como uma vida tão curta produziu tão longa história e com influência tão profunda na própria história da humanidade. O escritor pastorinho, autor de “Minutos de sabedoria” afirma que todo cristão deveria ler o Sermão do Monte, de joelhos.

A festividade do Natal celebra o aniversário de Jesus. Contudo, nos dias de hoje, destaca-se a figura do Papai Noel, vestido com roupas de lã, botas, acompanhado de trenós e renas. Essa presença, além de incentivar a troca de presentes, acrescenta um toque de alegria e encantamento à temporada festiva. Entretanto, o presente que Jesus nos trouxe desde então foi o seu Evangelho, que constitui para nós uma diretriz segura capaz de equacionar os problemas que afligem o mundo.

 Desejo a todos os leitores um Feliz Ano Novo!
Link
Leia Também »
Comentários »