MENU

29/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 29/12/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Olha aí!

Há poucos dias, a coluna comentou que dificilmente o agropecuarista Franciscano Soares continuaria à frente do MDB de Imperatriz e até mesmo poderia deixar o partido. Isso devido à mudança do comando do MDB no Maranhão, com a posse de Marcus Brandão na presidência da Executiva estadual. No último dia 1º, Brandão assumiu, oficialmente, o comando do partido, entregue pela deputada federal Roseana Sarney. Pois bem. Como Franciscano é pré-candidato a prefeito e o comando estadual não tem esse interesse, não aconteceria outra coisa senão mudança no comando local da sigla. Mas antes mesmo que a direção estadual tomasse essa iniciativa, ontem Franciscano divulgou uma nota comunicando que ele (presidente) e outros membros do diretório decidiram renunciar aos cargos, “tendo em vista a posição tomada pelo presidente do Diretório Estadual do MDB em apoiar um pretenso candidato, o qual não é mesmo decidido pelos membros da Comissão Provisória e nem do MDB de Imperatriz”. Além de entregarem os cargos, decidiram se desfiliar do partido “para seguirmos nosso projeto, encabeçado pelo nosso pré-candidato a prefeito Francisco Santos Soares (Franciscano)”. Além dele, constam na nota os nomes de Carlos Lima de Almeida (tesoureiro), Cristhiane Maria de Jesus Ribeiro, Fátima Avelino e Wilson Fernandes de Almeida Júnior. 
 

E…

Para onde iriam Franciscano Soares e seu grupo? Como já foi comentado aqui, o caminho deverá ser o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que em Imperatriz é comandado pelo empresário Ribinha Cunha. Inclusive na festa de confraternização do MDB, realizada por Franciscano no dia 9 de dezembro, Ribinha estava presente. 
 

Quem?

Apesar da nota divulgada por Franciscano Soares revelar que a direção estadual do MDB já tomou a decisão de apoiar outro pré-candidato, até agora Marcus Brandão ainda não anunciou, oficialmente, com quem o partido pretende caminhar em Imperatriz, nas eleições de 2024. Mas revela-se que o MDB poderá apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Rildo Amaral (PP). É aguardar.
 

Não desistiu

A propósito de nota divulgada nesta coluna, ontem o vereador Fábio Hernandez garantiu que não desistiu da sua pré-candidatura à prefeitura de Imperatriz. “Em nenhum momento desistimos da pré-campanha a prefeito. Minha saída da secretaria não tem o condão de desistência. Somos, sim, pré-candidato à majoritária de nossa cidade”, afirmou Fábio Hernandez. Ele deixou o cargo de secretário de Infraestrutura no último dia 18. 
 

De saída 

Após o governador Carlos Brandão assumir o comando do PSB no Maranhão, na quarta-feira, ontem o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) revelou que a sua esposa, senadora Ana Paula Lobato, deixará o PSB. Não é surpresa, porque ela já havia demonstrado insatisfação quanto à mudança,  ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. 
 

Chiadeira

Toda vez que é anunciada uma medida visando melhoria salarial para os servidores, surge chiadeira dos poderes públicos, especialmente das prefeituras. Há pouco tempo foi o caso do piso dos profissionais da enfermagem. Agora é o novo salário-mínimo, anunciado para 2024, no valor de R$ 1.412. Conforme a Confederação Nacional de Municípios (CNM), agravará ainda mais o quadro de crise financeira enfrentado pelas prefeituras. O impacto seria de R$ 4,33 bilhões nos cofres municipais. Mas não tomam medidas para conter gastos desnecessários...
Link
Leia Também »
Comentários »