MENU

28/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/12/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

FELIZ ANO NOVO

Chegamos à última coluna de 2023 com saúde e paz. Isso é muito importante. O resto a gente corre atrás. Durante todo o ano procuramos divulgar com responsabilidade as notícias do agro aqui na coluna e no nosso programa Conexão Rural (que é veiculado em Imperatriz todo sábado ao Meio Dia via TV Liberdade – Rede TV, canal 4.1, com reprise no domingo no mesmo horário) com responsabilidade as notícias sobre o agronegócio brasileiro. O setor contribui bastante para o fortalecimento da balança comercial.

Esperamos divulgar o agro mais ainda em 2024 e torcer para que as autoridades governamentais e o Poder Legislativo contribuam para o fortalecimento do setor. Se não atrapalharem os caminhos dos produtores rurais, as autoridades já darão uma grande contribuição. O agro caminha sozinho com suas próprias pernas.

O agro verdadeiro respeita o meio ambiente, isto é, atua seguindo o lema PRODUTIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE, e não é o agro que alguns pseudos artistas espalham por aí. O verdadeiro agro tem CPF e CPNJ, tem endereço e paga (e muito) impostos aos governos municipais, estaduais e federal. O verdadeiro agro gera emprego, mesmo com o avanço da tecnologia e suas máquinas modernas. As máquinas que plantam e colhem os grãos sozinhas também precisam de gente preparada para conduzi-las. E para aprender a pilotar as máquinas, os potentes drones e os aviões de pulverizações, os candidatos fazem cursos e os cursos contratam professores e técnicos especializados. E todos eles também pagaram para se especializar. Ou seja, é um efeito dominó de geração de emprego e de movimentação da economia por causa dos negócios gerados a partir do agronegócio.

Antes de criticar ou falar besteira sobre o agro, conheça melhor o agronegócio brasileiro.

 

Produção de grãos na safra 2023/24 deve atingir
312,3 milhões de toneladas influenciada por clima

Os produtores brasileiros deverão colher 312,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/24, volume 2,4% inferior ao obtido na temporada passada. A queda na estimativa de produção neste ciclo é explicada pela baixa ocorrência de chuvas e as altas temperaturas registradas nos estados do Centro-Oeste, enquanto que no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, pelo excesso das precipitações. Essas condições climáticas adversas afetaram o desenvolvimento de importantes culturas, como soja e trigo. Os dados estão no 3º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, divulgado em 7 de dezembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Estamos atentos e redobraremos o monitoramento das áreas produtoras. O comportamento do clima este ano é o fator mais determinante para as culturas que estão em plantio e em desenvolvimento, em função do El Niño. Além disso, os atrasos no plantio da soja abrem incertezas para o milho 2ª safra”, pondera o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto.

Os dados completos sobre o 3° Levantamento da Safra de Grãos 2023/24 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no boletim publicado no Portal da Conab.

Mais informações para a imprensa:Gerência de Imprensa(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ [email protected]

 

OS MELHORES

Por falar em agro....
 

Conheça os vencedores da última etapa
do Circuito Nelore de Qualidade 2023

A unidade II da Friboi em Campo Grande (MS) realizou, em 30 de novembro, a 31ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Durante o evento, 2.014 animais, sendo 1.555 machos e 459 fêmeas, foram submetidos a avaliação. A organização desta etapa foi conduzida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore e o Frigorífico Friboi. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal ofereceu suporte ao evento, que contou com a participação de 20 pecuaristas.

“Destacamos com orgulho que a etapa realizada na unidade II da Friboi em Campo Grande (MS) foi de excelência. Testemunhamos a participação de 2.014 animais, entre machos e fêmeas, sendo notável o desempenho dos jovens exemplares Nelore, que apresentaram não apenas qualidade, mas também uma ótima cobertura de gordura”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.

Miranda acredita que foi uma etapa de destaque. “Estamos gratos por ter fechado o ano com uma etapa tão importante, e esperamos por novas oportunidades de promoção e valorização da qualidade dos animais Nelore em eventos futuros. A ACNB reitera seu compromisso contínuo com a excelência na pecuária Nelore e agradece a todos que tornaram possível mais um capítulo bem-sucedido do Circuito Nelore de Qualidade.”

 

Melhor Lote de Carcaças de Machos

No segmento dos machos avaliados, 87% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma faixa etária média de cerca de 2 anos. Além disso, 82% dos machos ultrapassaram a marca de 20 arrobas, com uma média de 22 arrobas. A atenção dedicada à nutrição e ao manejo também se refletiu nos resultados, com 57% dos machos exibindo cobertura de gordura mediana ou uniforme.

A Medalha de Ouro foi conferida à Agrogrande Agropecuária, representada pela Fazenda Jatobá (Rochedo/MS). Renato Felipe Pinheiro Martins, da Fazenda Rincão (Rio Verde de Mato Grosso/MS), conquistou a Medalha de Prata. Eros Felipe, da Fazenda Giruá (Rio Verde de Mato Grosso/MS), recebeu a Medalha de Bronze.

 

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Entre as fêmeas avaliadas, 94% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade em torno de 2 anos, enquanto 60% delas exibiram dentição de leite completa, indicando uma faixa etária inferior a 2 anos. Além disso, 68% das fêmeas ultrapassaram a marca de 15 arrobas, com uma média de 16 arrobas. Enquanto a cobertura de gordura, 89% das fêmeas apresentaram como mediana ou uniforme.

Rodrigo Francesco Di Bisceglie, da Fazenda Lagoa Bonita (MS), foi premiado com a Medalha de Ouro. Braz Aristeu de Lima, da Fazenda Santa Amélia (Santa Rita do Pardo/MS), conquistou a Medalha de Prata, enquanto Honório Faedo, da Fazenda Garimpo (Ribas do Rio Pardo/MS), recebeu a Medalha de Bronze.

 

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. (Graziele Oliveira – Texto Comunicação – São Paulo – SP).
 

FELIZ ANO NOVO COM SAÚDE E PAZ.

Link
Leia Também »
Comentários »