MENU

23/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 23/12/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Manias de Velho

Estamos envelhecendo. É a lógica da vida, e quando você terminar de ler esse texto estará mais velho.
 
Vamos trocar o nome de velho para idoso, mas a idade cronológica não é o sinal absoluto de velhice. Temos que considerar a idade biológica também.
 
O velho tem costumes que chamamos de “manias de velho”. Uma delas é guardar tudo, de prego enferrujado, a caixas, sacolas, potinhos de papel, parafusos, etc...
 
Todo mundo implica com ele e no final dizem: “isso é coisa de gente velha”.
 
O velho assume o espirito de Lavoisier, aquele que dizia que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma; ele acredita piamente que “nada se perde, tudo se aproveita”
 
Só lembrar que Antoine-Laurent de Lavoisier perdeu a cabeça na guilhotina durante a fase do terror da revolução francesa.
 
Velho tem mania de achar que tudo custa caro, de andar pela casa apagando as luzes, varrer as calçadas, regar plantas, organizar as contas desde 1980, guardar talões de supermercados para o imposto de renda, acordar e dormir com as galinhas.
 
Digita as mensagens no celular com um dedo, lentamente e catando milho, gosta de caneta tinteiro,
 
Velho moderno já aceita o beijo gay, a neta dormir com o namorado e o netinho com o celular o dia todo,
 
Tem uma vitrolinha de agulha e seus discos “bolaçhões”? Aviso: “NÃO TOQUE NELES”.
 
Acham que todo mundo e tudo está errado
 
Peidam demais, sem perceber e em qualquer lugar.
 
Mas, ATENÇÃO!
 
Manias de idosos podem esconder estados patológicos da velhice que devem ser investigados.
 
Existem certos transtornos mentais em idosos, que são mais comuns devido a fatores como o próprio processo biológico do envelhecimento, com redução da capacidade funcional da pessoa e até o estilo de vida dos últimos anos.
 
O termo transtorno mental descreve a capacidade cognitivo-emocional, ou seja, a forma como a pessoa identifica emoções e sentimentos. Isso afeta o bem-estar psicológico, influenciando também o modo de pensar e de agir.
 
No caso dos idosos, a diminuição dessa competência vem associada a frustrações pela incapacidade de realizar atividades que antes eram feitas facilmente,
 
Transtornos mentais principais nos idosos que devem ser identificados.
 
Demência - que envolve complicações na linguagem, perda de memória, dificuldades de pensamento e incapacidade de resolver problemas, mesmo os mais simples.
 
Síndrome do pânico - que leva o idoso a achar que está com problemas mais sérios com sensação de sufocamento, palpitações, suor excessivo e até dores no peito.
 
Transtorno de ansiedade - com excesso de preocupações e expectativas persistentes, inquietação, fadiga, falta de concentração, tensão muscular, dificuldades para dormir, entre outras adversidades.
 
Depressão - com desinteresse total pela vida, uma sensação de tristeza e frustração constantes, bem como uma completa falta de motivação até para as tarefas mais simples, como comer e cuidar da higiene pessoal. Ela também pode levar a pensamentos suicidas.
 
Bipolaridade - é caracterizada pelas mudanças de humor que atingem picos de euforia absoluta, também conhecidos como mania, ou de depressão profunda. Por outro lado, também existem períodos da mais completa normalidade.
 
Deve-se ter atenção com nossos idosos, para não confundir esses quadros com as MANIAS DE VELHO.
 
Cuide do seu. Você vai envelhecer.

 
Link
Leia Também »
Comentários »