MENU

21/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 21/12/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Segue o jogo...

O PT não elegeu nenhum deputado estadual no Maranhão nas eleições 2022. Mas com a ida do deputado Othelino Neto (PCdoB) para a Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras), o suplente petista Zé Inácio assumiu uma cadeira na AL, ficando inclusive como vice-líder do Governo. No início deste mês, Othelino resolveu deixar o cargo para reassumir o mandato. Com isso, o PT voltaria a não ter representante na AL. Mas o governador Carlos Brandão achou logo um jeito para que isso não acontecesse. Criou a Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos e convidou para comandá-la a deputada Ana do Gás (PCdoB). Ontem, a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Assim, Zé Inácio Inácio continuará na AL e também como vice-líder. Pronto,  “a casa está quieta e o povo dentro”, como dizia o saudoso jornalista Aldeman Costa. O gesto de Carlos Brandão é uma prova do seu compromisso com os partidos e lideranças que o apoiaram na campanha e seguem sendo aliados de primeira hora. Ele assume o comando do PSB no início de janeiro e o papel de principal liderança do grupo formado por Flávio Dino, que se “aposentou” da política partidária para assumir uma cadeira do STF.
 

Olha aí!

Conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista apresentou crescimento de 13,3% no acumulado de janeiro a outubro no Maranhão.  É o maior crescimento entre os 26 estados e o Distrito Federal. Quando comparado o resultado em relação ao mesmo período de 2022, os dados são ainda melhores, com crescimento de 19,5%. 
 

Novos membros

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão está com novos membros titular, substituto e substituta. Tomaram posse o juiz Ferdinando Serejo, devido ao fim do biênio de André Bogéa, o juiz Marcelo Elias Matos e Oka como substituto na vaga de Joseane Bezerra e a juíza Rosângela Prazeres como substituta no lugar de Ferdinando Serejo. Em seu discurso de posse, o juiz Ferdinando Serejo destacou que “no momento político em que passamos, a Justiça Eleitoral desponta como um refúgio poderoso da afirmação da democracia. Diante de tantos inimigos, de tantas inverdades divulgadas, só a JE garante a estabilidade das nossas eleições e a certeza do voto dado e apurado (…). A democracia se exerce todo dia. As eleições são apenas o seu aspecto mais visível. A completude, a resposta única, a rigidez de conceitos são todas características das ditaduras, dos regimes totalitários. A Democracia, reconhecendo-se incompleta, essencialmente incompleta, procura na diversidade, no diálogo, no confronto de ideias, muitas vezes irreconciliáveis, cada vez mais se aprimorar”.
 

E…

O juiz Ferdinando Serejo disse ainda que diante das campanhas difamatórias contra candidatos e contra a urna eletrônica é imperioso desconfiar cada vez mais de vídeos ou áudios disseminados em grupos de WhatsApp ou em redes sociais, contendo uma pessoa pública falando ou fazendo algo desabonador. São esses alguns dos desafios a serem vencidos. “Concluo reafirmando meu propósito de contribuir para elevação desta Corte, mantendo meu compromisso com a Democracia e o estado democrático de direito, condições necessárias para assegurarmos um processo eleitoral livre e soberano”.
 

Ele disse

“Segundo a extrema-direita, foi o primeiro comunista a assumir a Suprema Corte. E eu espero que seja um comunista do bem, que tenha amor, carinho e, sobretudo, que seja justo. Porque ali não pode prevalecer apenas a visão ideológica, ali, meu caro Flávio Dino, com a tua competência, só tem uma coisa que você não pode trair, é o teu compromisso com o povo brasileiro e o compromisso com a verdade”. Presidente Lula, durante reunião com os ministros, nesta quarta-feira.
Link
Leia Também »
Comentários »