MENU

15/12/2023 às 15h00min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Escarlatina

Em dezembro de 2022, a Organização Mundial de Saúde alertou sobre o aumento nos casos de infecção invasiva pelo estreptococo do grupo A (EGA) na Europa principalmente em crianças menores de 10 anos de idade. No mesmo período a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) emitiu alerta de casos de EGA no Uruguai, após na Argentina e com óbitos
 
Esse quadro clínico recebe o nome de Escarlatina.
 
É uma doença infecto contagiosa que atinge crianças com uma infecção de garganta acompanhada de manchas na pele vermelho vivo, escarlate, daí o nome da doença.
 
A reação das pessoas diante do quadro é de susto principalmente porque no passado tinha alta mortalidade pela ausência de antibióticos, mas após a penicilina o quadro mudou.
 
A infecção é facilmente tratada e só evolui para formas mais graves se não for adequadamente tratada podendo evoluir para nefrite e febre reumática.
 

Quadro clínico

A doença começa com febre alta e calafrios, dores pelo corpo, queda do estado geral e dor de garganta. No segundo dia de doença, a criança passa a apresentar manchas vermelhas por todo corpo, que aparecem primeiro no tórax, daí se estendendo de forma rápida ao restante do tronco e aos membros, poupando as palmas das mãos, a planta dos pés e em volta da boca. Nas dobras de pele das articulações (punhos, axilas, pregas dos cotovelos, quadris e região atrás do joelho) verifica-se a presença de faixas mais escuras, bordôs. A língua fica vermelha e áspera (“língua em framboesa”). As manchas espalham-se rapidamente e alcançam maior intensidade cerca de 24 horas depois do seu aparecimento. Nos casos tratados de forma apropriada, vão esmaecendo depressa, com a cura do processo infeccioso. Na última fase da Escarlatina a pele descama, a princípio sob a forma de pequenas escamas no tronco e rosto, tornando-se depois generalizada, intensa e característica. A Escarlatina decorre de infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, a mesma responsável pela amigdalite.
 

Tratamento e prevenção

O tratamento utiliza antibióticos à base de penicilina, aos quais o estreptococo é muito sensível, e antitérmicos para baixar a febre. Caso a criança seja alérgica a esses antimicrobianos, outras drogas também podem ser usadas com sucesso. É importante manter a criança em casa, em repouso relativo, e oferecer-lhe bastante líquido e alimentação fácil de engolir, já que a dor de garganta provocada pela infecção é intensa. A melhor forma de prevenir a Escarlatina é evitar o contato com pessoas infectadas.
 
A melhor forma de prevenir a Escarlatina é evitar o contato com pessoas infectadas. Em se tratando da população pediátrica, porém, isso pode parecer difícil, pois, na escola, tem sempre alguém doente. Assim, o ideal é manter a criança que está com febre em casa até que o diagnóstico seja esclarecido. Muitas vezes, os pais pensam que se trata apenas de uma gripe, mandam o filho para a aula e acabam espalhando o estreptococo na turma. De qualquer forma, é sempre interessante avisar a escola que um aluno contraiu Escarlatina para possibilitar o diagnóstico precoce nos colegas. Para crianças que têm convivência muito próxima com alguém infectado, os pediatras muitas vezes recomendam o tratamento preventivo com antibiótico.
Link
Leia Também »
Comentários »