MENU

14/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 14/11/2020 às 00h00min

Bastidores


Dia D
Neste domingo, 15, mais de 169 mil eleitores de Imperatriz deverão ir às urnas para escolher o prefeito e vereadores. Foram 45 dias de campanha, o suficiente para os candidatos mostrar as suas propostas para que o eleitor pudesse analisar ser o melhor para a cidade. São 10 candidatos a prefeito. Portanto, várias opções. Para vereador, são 473 candidatos disputando 21 vagas. Nas eleições de 2016, houve uma renovação de 50%. Este ano, a renovação também não deve passar disso. São poucos os atuais vereadores que não estão demonstrando possibilidade de continuar no Palácio Dorgival de Pinheiro. Quanto à eleição majoritária, quatro candidatos têm polarizado a disputa – Assis Ramos (DEM), Marco Aurélio (PCdoB), Ildon Marques (PP) e Sebastião Madeira (PSDB). Se acontecer surpresa, como já foi registrado em 2000 com Jomar Fernandes e em 2916 com Assis, seria Mariana Carvalho (PSC) ou Daniel Fiim (Podemos). Por volta das 21h deste domingo já deveremos estar conhecendo o vencedor. É aguardar o resultado das urnas.

E…
Quanto à região, em João Lisboa a eleição está praticamente definida. Tudo indica que o vencedor será Vilson Soares (PDT). O candidato que poderia fazer frente a Vilson, Dr. Enoque, renunciou a favor dele. Os outros candidatos são Raimundo Cabeludo (MDB) e Fábio Holanda (PV). Em Ribeirãozinho, o jogo está entre Telma Plácido e Geraldo Braga, com as apostas sendo maiores em favor do atual prefeito.

Quem será?
Depois que sair o resultado da eleição, vamos saber quais foram os grandes perdedores em termos de apoiadores. Em 2016, o grande perdedor foi o Governo do Estado, que lançou a odontóloga Rosângela Curado e amargou um terceiro lugar. Perdeu para Assis Ramos e Ildon Marques. Também o então prefeito Madeira foi outro perdedor, porque lançou  Ribinha Cunha (PSC) e ficou em quarto lugar. Nesta eleição, o candidato do governo é o deputado Marco Aurélio. Madeira, depois de perder a eleição para deputado, é novamente candidato a prefeito. O seu apoiador mais forte é o senador Roberto Rocha.

Na Ilha
Pretenso candidato a governador em 2022, o senador Weverton Rocha (PDT) está jogando todas as fichas no candidato a prefeito de São Luís, Neto Evangelista (PDT). O senador, inclusive, cancelou nessa reta final todos os compromissos de campanha no interior. Neto Evangelista está crescendo, com possibilidade de ir para o segundo turno contra Eduardo Braide (Podemos).

Fora
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), cassou a candidatura de Fernando Cutrim, que disputava a prefeitura de Pirapemas. Na sessão plenária de ontem, 13 de novembro,  o TRE derrubou a sentença que havia deferido o registro de candidatura de Fernando Cutrim. O TRE julgou, por unanimidade, que o juiz da 68ª não fez acareação da testemunha Samantha Petra, esposa do candidato Fernando Cutrim e filha do prefeito Iomar, o que não é permitido pela lei eleitoral, nem da síndica do condomínio que o casal morou de 2017 a 2018, em São Luís.

Horário
A votação, amanhã (15), será das 7h às 17h. Até às 10h é preferencial para eleitores idosos e/ou grupos de riscos, porém não é exclusivo. Para votar o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto ou, se tiver a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, basta o aplicativo e-título.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...