MENU

09/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 09/12/2023 às 00h00min

Caminhos por onde andei

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.


 

O PADRE E O CARRO 

O padre vestido de sua plena humildade foi a uma concessionária objetivando comprar um carro. Andou de um lado para o outro, olhou aqui, e ali, andou, andou, olhou e olhou. E  não lhe apareceu, dentro da concessionária, uma viva alma nem um pé de cristão que se lhe atendesse. Voltou desolado e infeliz tal de pé quanto fora para comprar o carro. Em chegando à sua casa, na paróquia, achou por bem ligar para o seu amigo no meio do mundo, dono daquela concessionária, narrando-lhe o episódio e a sua frustração.

Ah, pra quê?! O dono da concessionária ligou para a gerência de sua empresa. “E então o padre meu amigo foi aí comprar um carro. Andou para um lado e para o outro, olhou aqui, olhou ali e não teve ninguém que lhe atendesse?! Vai lá onde o padre, veja qual é o carro que quer, fature com venda à vista, entregue-lhe o caro e mande a conta para mim. Quero isso mediante comprovação; fotos, vídeos e relatório, o mais urgente possível. E perguntou: Fui entendido? – Sim, senhor!

Olha sufoco! E tudo fora feito conforme determinado. Dias depois, o gerente foi sumariamente demitido e o atendimento passou por uma severa reciclagem, treinamento. Essa coisa. O tempo fechou e a areia esquentou duramente na empresa. A gerência mudou, o atendimento mudou e tudo ali mudou severamente, duramente.

Passado algum tempo, esse padre morreu. Logo ele que era o pároco e titular de uma grande e moderna igreja que capitaneava uma grande legião de fiéis. Ou, como se diz: uma IGREJA RICA! Então o senhor bispo, constituiu uma comissão liderada por um padre para fazer um levantamento (um inventário) dos bens deixados por aquele pároco, onde imaginavam encontrar dólares, euros, ouro e tudo o mais.

A comissão constatou que o falecido padre, em vida dispunha de um pote, (não tinha geladeira), uma cama humilde, zero centavo na conta bancária, um par de chinelos à franciscana, uma batina surrada e... mais nada. Vida pobre que levava, apesar da riqueza de de que dispunha ao seu redor.

Eis a vida. E cá embaixo, a vida continua, enquanto vida tiver.
Link
Leia Também »
Comentários »