MENU

09/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 09/12/2023 às 00h00min

DIA DE CONGRAÇAMENTO

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

 
... 02 de dezembro de 2023. Dia de temperatura elevadíssima, mas nem com isso apagou o brilho deste “Momento De Congraçamento”.

Não existe nada mais agradável e fraterno finalizar o ano distinguindo o valor espiritual e solidário de todos os que fazem a Confraria do Olimpão, como (....) “Harmonia é ponto mais alto da paz”.

Esta Confraria tem uma história incontestável pela sua existência; vem desde a época do velho guerreiro Olimpão, de Roberto Gelobom e Sergio Godinho; como tantos outros, ainda vivos e, muitos in memoriam, que deixaram suas participações inesquecíveis.

Talvez a Confraria pela sua história foi composta de pessoas relevantes com ocupações no cenário profissional em gozar do bem em sua labuta com a primazia de tornarem-se apreciáveis e destacáveis...

O que o grupo deseja nos finais de semana... de usufruírem do ócio que o afazer do trabalho lhes proporcionam para o exercício do lazer puramente relaxado e prazeroso.
 
No mundo político-partidário, representativo, administrativo quase todos já passaram pela Confraria; de presidente da República, governadores, senadores, deputados e outros, para imprimir como preito socialmente quanto da importância desse ambiente [agregado].

Com maior ênfase, essas presenças foram protagonizadas pelo saudoso Luiz Brasília, quando circulava nesses polígonos políticos da época nos eixos da Capital Federal e do Estado do Maranhão.

Com o surto da pandemia que foi um verdadeiro flagelo para a humanidade, a Confraria passou uns três anos sem realizar esse encontro, que sempre ocorreu entre os confrades para expressar seus sentimentos positivos e construtivos.

Consequentemente, a administração do grupo desenhou com antecedência como seria realizada a Confraternização de 2023.

E não foi diferente não. Começando pela área social sob a tutela de Maurício, que tratou de eleger coletivamente como seria a logomarca da camisa para este ano, pela qual, objetivou a perspectiva de todos sem mexer ou adulterar o distintivo criado por Roberto Gelobom desde sua proclamação.

Felizmente, o dia seguinte chega:

Uma semana de trabalho, como limpeza, capinagem, montagem, sistema elétrico e refrigeração; demarcação dos espaços que seriam usados para acomodar os confrades com segurança e liberdade.

Sábado, dia 02 de dezembro de 2023...

Dia de Congraçamento: churrasqueiras cuspindo brasas, assadores profissionais com as mãos em atividades; tudo sob olhar do responsável pela praça de alimentação de Dr. Gilson Kit, por sinal de muito bom gosto e de variados congêneres para a devida degustação...

Bebidas à vontade; bate-papo de todos os enredos; o que não faltaram foram adjetivos juntando-se com os substantivos para anuir qualidades, natureza, situação etc.,

O conjunto “Bagaceira”, sob o comando dos maestros Serra, Lelé e Pedro, com os demais componentes, Gaspar, Ribeiro, o decano Erasmo, Dr. Nailton no surdo, William, por fim, fizeram muitos sexagenários balançar suas estruturas ósseas e esqueléticas.

Mais de 50 confrades se fizeram presentes, contribuíram para que esse encontro fraternal acontecesse dentro do planejamento traçado; o nosso inusitado tesoureiro e seu inseparável “afoxé” [Francinilson], foi e sempre conduziu esta pasta financeira com muita propriedade.

As camisas foram distribuídas aos confrades de acordo suas numerações; só houve um, porém, que um confrade sessentão era alérgico para aquele tipo de tecido; só usa se for de algodão orgânico...

Mas já está catalogado que no próximo encontro, antes, todos passarão por um médico alergologista para evitar a sensibilidade irritativa da epiderme.

A bebida foi consumida ao seu “bel prazer” sem qualquer formalidade; escolhendo a marca Brahma, Tijuca e Heineken..
.
O confrade Zé Guibens, que não estava bebendo por ter feito cirurgia nos dois zóis, fez o papel de garçom junto aos demais, inclusive o Coló deu um suporte “ímpar” de atendimento na alimentação, muito legal.

Os dois churrasqueiros deram um show de praticidade, com temperos qualificados e destinados aos tipos de carnes e aves que foram ao fogo. Além, do gesto civilizado demonstrado aos confrades.

Como é de praxe de alguns confrades fazer suas doações para engrossar o caldo da panela nutricional; o companheiro José Alfredo [Marcelo] nunca deixou de doar para os eventos da Confraria um carneiro ... para churrasco e o tradicional arroz de ruminante.

Não obstante, o coparticipante Richardson doou 10 quilos de panelada de melhor sabor; o Cândido Madeira presenteou com uma leitoa assada das melhores; Dr Gilson trouxe pernil, costela de vaca, picanha, galinha, irmanado, também, com a Confraria com acertados dispêndios.

A parte estrutural, como organização, limpeza e higiene, trabalhado pelos operacionais Mauro e Ailton, sob a observação da Otília, foi de suma importância para a visualização do ambiente festivo.  

O sistema audiovisual da comunicação que se interlaçam som e imagens, foi feito pelo advogado e jornalista Elson Araújo, com entrevista para memorizar o evento para a posteridade.

Nossas homenagens,

A confraria sentiu-se deverás honrada com a presença do Cel. Mendes Melo, comandante do 50º BIS; Ildon Marques, que sempre dar a honra de sua presença, como, também outros convidados [homens e mulheres] que carinhosamente visitaram este ambiente tradicional e salutar de Imperatriz… Somos agradecidos.

Fechando-se as cortinas do evento,

Com o ápice mais esperado da congregação, a foto oficial dos confrades na Confraternização de 2023 e, em nome todos fotografados que saudamos com o nosso muito obrigado pelas suas presenças.

Três confrades se pronunciaram. Primeiro, Dr. Gilson kit dissertou de modo simples e singelo, da importância deste acontecimento em torno de um objetivo de irmanar, unir, como a aliança da paz. Congratulou-se com todos pela boas-vindas.

Segundo: Francinilson fez uma abordagem de seu pleno contentamento com a existência da Confraria, onde se provoca o deleite e satisfação em todos os finais de semanas e tradicionalmente no final de ano com esta Confraternização.

Terceiro:  Nelson Bandeira fechou o falatório dizendo da saudade do velho “guerreiro” que nos deixou; mas com certeza de sua satisfação da continuidade de sua obra acolhedora da mais pura simplicidade...

Por certo, que todos foram bem acolhidos.

In Memoriam...

Em homenagens póstumas aos confrades:  na eternidade das lembranças, seus gestos ainda ecoam... a vida pode ter partido, mas suas lembranças permanecem intocadas.

   Agradecemos a Deus pelo encontro.
Link
Leia Também »
Comentários »