MENU

09/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 09/12/2023 às 00h00min

Linha de Fundo

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA é responsável pelas editorias de Polícia e Esportes

 
ACONTECEU

Dia desse foi falado aqui nessa mesma coluna, que estavam tramando a queda do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Era uma questão de tempo e realmente isso aconteceu na quinta-feira. Os sulistas nunca engoliram o presidente Ednaldo Rodrigues, porque não admitem um nordestino à frente de uma das maiores entidades do futebol em todo o mundo, a CBF, que tem cinco estrelas em sua bandeira, cinco títulos mundiais. Os motivos para a destituição de Ednaldo são absurdos, porque o que foi alegado, já tem algum tempo e somente agora resolveram agir.
 

INDAGAÇÕES

A confusão jurídica que envolve a presidência da CBF pode atingir diretamente a seleção brasileira e até mesmo o acordo alinhado com Carlo Ancelotti. O italiano e seu staff conversaram durante todo o tempo com Ednaldo Rodrigues e deixaram acertado que a contratação seria anunciada oficialmente em janeiro e 2024, para o trabalho começar em junho desse mesmo ano. Sem Ednaldo, será que o técnico do Real Madrid vai querer manter o acordo? Mais do que isso: se Ednaldo não voltar, será que o seu substituto vai querer manter o italiano como a primeira opção? Como fica a cabeça do técnico vendo a confusão jurídica em que seu próximo empregador está metido? Que tipo de segurança você tem em largar a Europa para cruzar o Oceano Atlântico sabendo que essa guerra ainda pode durar meses na Justiça?
 

PROBLEMA

Nesta questão da destituição do presidente Ednaldo Rodrigues da CBF, ainda tem o problema com a FIFA, que não admite envolvimento com a justiça comum, nestes casos. A CBF pode sofrer sanções pesadas, inclusive de suspensões e o Brasil pode ficar fora da próxima Copa do Mundo em 2026 e Copa América do próximo ano, entre outras competições a nível mundial e promovidas pela FIFA. Gianni Infantino já se manifestou sobre o caso. A justiça já nomeou inclusive o interventor, José Perdiz, atual presidente do STJD.
 

PROPOSTA MILIONÁRIA

Abel Ferreira passou os últimos três anos ganhando jogos importantes, empilhando títulos, transformando-se em ídolo do Palmeiras e reclamando do calendário exaustivo de jogos do futebol brasileiro. Pois o cansaço físico e psicológico provocado por essa intensa rotina de trabalho estará com os dias contados caso o treinador português decida encerrar sua passagem pelo Allianz Parque e aceite a proposta do Al-Sadd. Além do salário milionário, o maior da sua carreira e um dos mais altos do planeta para profissionais da sua área, o Qatar também oferece ao ex-lateral uma temporada bem mais curta, com direito a duas férias por ano e jogos apenas uma vez por semana.
 

RITMO DE FÉRIAS

Para quem está acostumado à rotina do futebol aqui no Brasil, onde não é raro que os times mais poderosos cheguem a disputar 70 jogos oficiais no período de um ano, o calendário do Qatar até tem cara de férias. Em 2023/24, o Al-Sadd fará um máximo de 34 partidas. E esse número só será atingido caso o time alcance as finais da Copa do Qatar e também da Copa do Emir. As equipes mais fracas da primeira divisão chegam a ter só 23 compromissos oficiais em uma temporada. Como o time que deseja contratar Abel foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia e já não tem mais calendário internacional, seu primeiro semestre do próximo ano terá no máximo 17 jogos. Como comparação, o Palmeiras foi a campo 39 vezes entre janeiro e junho de 2023. O Abel Braga está esperando o que mesmo? Como diria Tite, fala muito.
 

NÃO ME CONVENCEU

Na quinta-feira, questionei o Executivo de Futebol do Imperatriz, Diego Martins, a respeito de que o time até agora ainda está incompleto, quando faltam apenas dois dias para o início da pré-temporada, visando o Campeonato Estadual de 2024. Até agora o time só tem um lateral esquerdo e dois zagueiros. Segundo Diego, na questão da lateral esquerda, que tem Elvis, jogador que disputou a Série B e era reserva, o volante Doda pode também jogar nesta posição, por ser ambidestro. Quanto a zaga, Diego disse que está contratando, tem um jogador apalavrado, mas só pode confirmar a partir do dia 20 de dezembro. Não me convenceu. Já estão pensando em improvisações. Isso preocupa.
 

CURTINHAS

Acho que o Abel vai ficar por aqui mesmo***Ser técnico no Brasil é diferente de ser no Catar***Lá não tem o calor que o torcedor brasileiro tem, mesmo porque o regime é diferente***Enfim, sai da mídia***Festa de premiação dos melhores do ano, pela CBF, ficou para janeiro***A turma não perdoa***O Palmeiras chegou ao seu 12º título brasileiro***Ai estão acrescentando, mas não tem mundial***Isso que é bom, as gozações, não esse vandalismo todo, como fez agora a torcida do Santos, que incendiou 6 carros que estavam estacionados no entorno da Vila Belmiro, dando prejuízos para as pessoas***Inclusive queimaram o carro do atacante Mendonza***Fora outras barbaridades que fizeram, a ponto de irem para o estádio da Vila Belmiro, com intenção de pegar o presidente Andres Rueda***Vê se pode isso***Fluminense viaja terça-feira para Dubai em voo fretado***Imperatriz inicia pré-temporada na próxima segunda-feira***No mais, é só desejar a todos um fim de semana iluminado.
Link
Leia Também »
Comentários »