MENU

07/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Mudanças 

Por conta das próximas eleições municipais, o secretariado do prefeito Assis Ramos sofrerá várias mudanças até o início de 2024. Há quatro vereadores exercendo cargos de secretário na administração. Os vereadores são Fábio Hernandez (Infraestrutura), Terezinha Soares (Políticas para Mulher), Paulinho Lobão (Fundação Cultural) e Alex Barbosa da Silva (Administração e Modernização). Além dos vereadores, há outros secretários que também podem disputar o pleito, como o da Educação, José Antonio Pereira. Mas independente de candidaturas, as mexidas já começaram no secretariado. Há poucos dias Remi Ribeiro foi exonerado da Secretaria de Articulação Política. E no início desta semana foi a vez de Carlos Lima, que ocupava o cargo de Ouvidor Geral. Inclusive já foi nomeado o novo dirigente da pasta, o advogado Osvam Júnior, que estava exercendo a função de adjunto na Assessoria de Comunicação. Carlos Lima, assim como Remi Ribeiro, era “cota” do MDB, que tem como pré-candidato a prefeito o agropecuarista Franciscano Soares, presidente municipal da sigla. Assis Ramos já está consultando seus auxiliares sobre a posição política em relação a 2024 para fazer as mudanças no secretariado. Até o final de janeiro devem ser feitas todas as mudanças. 
 

Posse 

Como estava previsto, ontem o suplente de deputado federal Luciano Galego (PL) assumiu o mandato. Ele obteve 20.643 votos nas eleições de 2022 e assume a cadeira da deputada Detinha (PL). Galego é de Imperatriz, que agora passa a contar com três representantes na Câmara dos Deputados. Além dele há Josivaldo JP (PSD) e Mariana Carvalho (Republicanos), que assumiu o mandato na semana passada por três meses, em substituição ao deputado Aluísio Mendes. 
 

E…

Além de Detinha, outros três deputados maranhenses também se licenciam do cargo neste final de ano. São Josimar de Maranhãozinho, Pastor Gil e Júnior Lourenço. Serão substituídos, respectivamente, por Paulo Marinho Júnior, Silvio Antônio e Henrique Junior. 
 

Começou

Como o governador Carlos Brandão (PSB) não será candidato ao mesmo cargo em 2026, porque já foi reeleito, no seu grupo já começam a aparecer pretensos candidatos, embora a eleição ainda esteja longe. O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, por exemplo, já manifesta o desejo de disputar a sucessão de Brandão. Em 2014 ele tentou concorrer pelo PDT, mas foi “rifado” pelo próprio partido. Hoje está filiado ao PMN. 
 

Volta às urnas 

Haverá novas eleições para a Câmara Municipal de Gilbués, no Piauí, para renovação de todas as nove cadeiras. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os cinco vereadores eleitos pelo Partido Progressistas (PP), incluindo o presidente da Câmara, por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. O artigo 224 do Código Eleitoral determina a realização de novas eleições quando a nulidade de uma anterior abranger mais de 50% dos votos válidos. Como a medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo, correspondendo a 52% do total da Câmara de Vereadores, integrada por nove parlamentares, o TSE determinou novo pleito, imediatamente. 
 

Ele disse

- Existe a possibilidade de que eu não participe da eleição. Na maioria dos municípios, eu tenho os grupos políticos ao meu lado. Então, será que vale a pena? Dos 42 deputados estaduais, 42 me apoiam. Então para que eu vou entrar em uma briga dessa?”. A afirmação foi feita ao jornal O Globo pelo governador Carlos Brandão. 
Link
Leia Também »
Comentários »