MENU

02/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 02/12/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Qual a sua idade?

É certo que a humanidade está envelhecendo e aumentando a expectativa de vida.

Na década de 40 século XX no Brasil, a expectativa de vida girava em torno dos 40 anos, atualmente é de 75,5 anos, houve uma queda devido a pandemia era de 77 anos. A maior expectativa de vida no país é a de SC de 79 anos, a do MA, o homem, é de 68,2 anos, a mulher 75,8 anos.

Na Alemanha 87 anos, no Japão 84 anos.

Mas trouxe esse assunto para falarmos da Idade biológica e da idade cronológica.

Sua idade cronológica é um número fácil de determinar, são as velinhas do bolo, a biológica e o médico diz: ”você tem um condicionamento físico de 21 anos” vem um sorriso largo de satisfação.

A idade biológica é essa e que depende de uma série de variáveis que podem mudar continuamente. A diferença entre as duas pode ser surpreendente e vamos entender mais sobre isso.

A sua idade cronológica é um número desde o seu nascimento até a data indicada, fator de risco primário para doenças, mortalidade e condições corporais como audição e memória.

O envelhecimento biológico ocorre na medida do acúmulo de danos em células e tecidos do corpo, ela difere da cronológica porque leva em consideração uma série de fatores além do dia de seu nascimento. Os fatores de envelhecimento biológico incluem muitos fatores dentre eles a idade cronológica, a genética, estilo de vida, nutrição, doenças, rapidez de suas defesas antioxidativas, outras condições com o os riscos a que foi exposto.

Existem modelos matemáticos que podem mostrar como seu corpo “age”, mas você não pode ter a idade biológica como sua idade cronológica. Um homem de 28 anos, sem exercícios físicos, fumante de três maços cigarro dia nos últimos 5 anos, nutrição com comidas gordurosas certamente sua idade biológica será maior que a cronológica, e muito.

Tome medidas para melhorar sua saúde/idade biológica, comece em qualquer idade, até mesmo depois dos 70 anos.

Pratique atividades físicas ela melhora hipertensão, diabetes, artrite, doenças cardíacas, desempenho sexual.

Os exercícios melhoram a função cardíaca e pulmonar.

Exercícios de equilíbrio diminuem as quedas, exercícios de força melhoram a massa muscular retardando osteoporose, de resistência melhoram o sistema cardiocirculatório pulmonar, alongamento relaxa o corpo permitindo um dia com menos dores.

Mantenha um peso saudável oriente-se pela cintura-quadril e pela circunferência abdominal, pode usar também o índice de massa corporal (IMC) (peso / quadrado da altura).

Corpo forma de pera, a gordura se acumula nas bordas dos quadris e coxa – saudável, corpo maçã gordura no abdome e cintura associados a uma condição menos saudável com doenças cardíacas e cânceres. 

Veja seus alimentos incluindo frutas, vegetais, feijão, laticínios com baixo teor de gordura e pães com alto teor de fibras (grãos inteiros).

Evite fast food, pão branco e refrigerante que você consome, pois podem causar um aumento prejudicial de açúcar no sangue.

Vigie rigorosamente sua alimentação.

Sua idade cronológica sempre aumentará em uma taxa definida com o passar dos anos. Com as mudanças corretas no estilo de vida, você pode até ter uma idade biológica mais jovem do que sua idade cronológica.

CONCLUINDO

                                      O SEGREDO É MORRER NOVO.... O MAIS VELHO POSSIVEL!

Link
Leia Também »
Comentários »