MENU

01/12/2023 às 00h00min - Atualizada em 01/12/2023 às 00h00min

Linha de Fundo

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA é responsável pelas editorias de Polícia e Esportes

  

CHEGOU

Então, é dezembro. Período agitado, cheio de comilança e com muitas celebrações, mas não é motivo para você se esquecer de desejar as boas-vindas para o último mês do ano. A chegada de dezembro nos meios esportivos, quer dizer que chegaram as finais de todas as competições esportivas do Brasil. Mês que os jogadores e todos que militam no futebol, tiram para descansar. Neste caso, só um time no Brasil, ainda não vai poder dar férias para seus jogadores, o Fluminense, que vai disputar ainda o Mundial de Clubes.
 

RECOPA

Por falar nisso, vem aí a Recopa. A Recopa Sul-Americana, cujo nome oficial atual é CONMEBOL Recopa, é uma competição oficial organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Sua primeira edição ocorreu em 1989, sendo disputada regularmente até 1998 e reativada em 2003. Já teve dois formatos de disputa: sistema de “jogo único” em campo neutro (fora do continente sul-americano) e o atual sistema, “ida e volta” nos respectivos mandos dos disputantes. Originalmente, era disputada entre o campeão da Copa Libertadores da América e o campeão da Supercopa Sul-Americana. Com o término da segunda, só voltou a ser realizada em 2003, quando passou a ser disputada entre o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana.
 

DATAS

A Conmebol já definiu que os jogos da Recopa desse ano, entre Fluminense campeão da Libertadores e LDU, campeão da Sul-Americana, serão realizados em fevereiro de 2024, no dia 21 (ida), LDU x Fluminense e 28 (volta), Fluminense x LDU. O Fluminense, perdeu duas decisões para a LDU, que sempre foi o calo dos brasileiros. Libertadores de 2008 e Conmebol de 2009. O Fluminense venceu a sua primeira Libertadores em 2023 e “de brinde” ganhou a oportunidade de se vingar do time equatoriano. Serão com certeza dos grandes jogos.
 

VIXE

Difícil, mas possível. Palmeiras pode ser campeão domingo, do Brasileirão que seria vencido pelo Botafogo por antecipação, que ainda tem chance de ser decidido no saldo de gols. Agora pode ser definido com uma rodada de antecedência com o Palmeiras campeão contra o Fluminense. Depende de série de resultados e é mais provável a definição no último dia, a quarta-feira, dia 6. O Palmeiras precisa vencer o Fluminense, o Atlético não ganhar do São Paulo, o Flamengo não vencer o Cuiabá, o Botafogo no máximo empatar com o Cruzeiro. A vitória sobre o América dá chance matemática do título antecipado.
 

SEGUE

O empresário Sérgio Frota segue no comando do Sampaio Corrêa, até 2025. Isso é possível devido as mudanças que aconteceram no Estatuto do Clube em 2023. Falaram em mudança no comando boliviano, desnecessariamente diga-se de passagem. Não vejo assim, pelo menos no momento, uma pessoa a altura do Frota, para assumir o clube. Em um momento desse, muito embora a culpa pelo rebaixamento do Sampaio seja toda de Frota, que não quis investir e montou um time ridículo justamente no ano do centenário do clube, tem de ter o bom senso de admitir que não é o momento de caça às bruxas. Se Frota contribuiu para a queda, ele tem o dever de contribuir para o acesso.
 

CURTINHAS

Flamengo e Atlético foi um jogão de bola e venceu quem realmente jogou um pouquinho mais***Achei o placar de 3 x 0, elástico***O Botafogo não saiu do empate de 1 x 1 com o Coritiba, resultado péssimo para quem quer ser campeão***O Palmeiras fez gol no América-MG, a hora que bem quis, com esse garoto Endrick, dando as cartas***Pela ordem, a classificação ficou assim, em relação aos clubes que têm chances do título: 1-Palmeiras 66; 2-Botafogo 63; 3-Atlético Mineiro 63; 4-Flamengo 63***O critério de desempate entre Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo é o saldo de gols***Agora, jogão também foi Santos e Fluminense***O Tricolor amassou o Peixe e 3 x 0 foi pouco***Na turma de baixo, pela ordem está assim: Bahia, o primeiro, Goiás, Coritiba e América-MG***Repercutiu negativamente junto a torcida, a contratação de Charles Guerreiro para uma função no Cavalo de Aço***A torcida não engole aquele caso que teve o Charles como protagonista, que todos sabem e que não é preciso falar de novo, que por pouco não aconteceu uma tragédia.
Link
Leia Também »
Comentários »