MENU

29/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Pecuária sustentável

Dias 17 e 18 de novembro representantes de diversas marcas globais do setor do couro e ONGs, incluindo Estados Unidos, Itália, França e Japão, foram conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela indústria do couro Durlicouros, em Xinguara, e pelo frigorífico Rio Maria, sediado em cidade de mesmo nome, e a Fazenda Rincão, no estado do Pará.  
 

Parceria

Parceria entre empresas da iniciativa privada busca promover o desenvolvimento sustentável na pecuária da Amazônia Legal. Encabeçada pela Durlicouros (Durli Leathers), Frigorífico Rio Maria, Niceplanet Assessoria em Conformidade, SBCert e a consultoria Green Level Environment Strategy, utilizando o Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (PRIMI), que certifica a cadeia da carne e couro livre de desmatamento, as ações tiveram grande reforço com a apresentação e lançamento do COTI (Iniciativa de Implementação de Rastreabilidade de Origem Certificada, em português, na semana passada em Marabá (PA) durante a 1ª edição do Diálogos Boi na Linha, que discutiu a questão da pecuária na Amazônia Legal.
 

Lançamento

O PRIMI foi lançado em julho deste ano na Chácara Umary, em Rio Maria (PA), do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, com a presença de representantes das empresas parceiras, “sendo que cada um dos participantes tem uma função específica no projeto”.

 “Inicialmente, a previsão era para atender cinco fazendas, com 20 mil brincos, mas já chegamos a mais de 40 fazendas certificadas e com 113 mil brincos distribuídos”, informou Ivens Domingos, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Durli Couros.

 

Visitas

Com o objetivo de conhecer detalhes do PRIMI, representantes de diversas marcas globais do setor do couro e ONGs visitaram o sul do Pará.

No dia 17 de novembro as visitas técnicas das delegações brasileiras e estrangeiras, para conhecer o Projeto Piloto de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos, começaram pela fazenda Rincão, do pecuarista Umberto Paulinelli, em Rio Maria.

Depois, houve visita ao confinamento de gado da Chácara Umary, do Grupo Rio Maria, do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli.

No sábado, dia 18 de novembro, a primeira visita foi às instalações do Frigorífico Rio Maria, em Rio Maria.

Milton Lopes Batista, analista socioambiental e comprador de gado do Grupo, fez apresentação da análise socioambiental dos fornecedores diretos do frigorífico para os representantes das empresas de couro, do Brasil e do exterior, e na sequência, Carlo Caruccio, gerente de Operações, apresentou o roteiro de visitação à fábrica.

Para ter acesso às instalações do frigorífico, todos os visitantes usaram atentais, botas, capacetes, toucas e máscaras, no caso dos homens que usavam barba.

Após a vista, o empresário e pecuarista Roberto Paulinelli fez uma avaliação positiva e destacou que a pecuária do Pará é sustentável. Ele disse que “todos os visitantes constataram que o Pará desenvolve uma pecuária sustentável, sem desmatamento, sem trabalho escravo e infantil e com respeitas às leis brasileiras”.

À tarde, os representantes das empresas de couro do Brasil e do exterior visitaram as instalações do curtume Durlicouros, em Xinguara (PA), onde também conheceram todo o processo de produção de couro e o sistema de rastreabilidade usado pelo grupo empresarial.

A maioria dos visitantes das empresas de marcas de couro e ONGs informou que “não podiam se manifestar enquanto não apresentassem relatórios da viagem ao Pará às suas diretorias”.

Fernanda Bock, coordenadora de Rastreabilidade da Arezzo&CO, no entanto, disse ao Conexão Rural que “as visitas foram interessantes e que foi uma honra participar desse momento importante para o pais e para o tema de rastreabilidade de couro”.

 

 63 anos

“A Durlicouros é uma empresa de 63 anos, foi fundada em Erechim (RS), tem 8 unidades no Brasil e uma no Paraguai e hoje faz de 22 a 25 mil couros por dia. A empresa está em Xinguara há 18 anos e sempre investindo e se modernizando e produzindo em torno de 5.500 couros por dia”, segundo informou o sócio Evandro Luís Durli.

No sábado à noite houve um churrasco de confraternização onde os parceiros do Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (PRIMI) reafirmaram a parceria com uma pecuária sustentável no Pará.

 

Saudação

Parabéns ao empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, ao empresário Evandro Luís Durli e a todos os parceiros que estão lutando no Pará para incrementar o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Indiretos – o PRIMI e mostrar cada vez mais para o Brasil e para o mundo que o Pará tem uma pecuária sustentável. Show.
 

Convite da CNA

É com muita honra que recebemos o convite da assessoria de imprensa da Confederação Nacional da Agricultura, para a coletiva de imprensa online do presidente da CNA, que será realizada dia 6 de dezembro, às 10h.

O presidente da CNA, João Martins, fará a abertura e, em seguida o diretor técnico, Bruno Lucchi, e a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, apresentarão os dados e as projeções do setor.

 

Confira os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana:

Iniciativa privada fomenta a pecuária livre de desmatamento na Amazônia Legal: representantes de empresas de couro visitaram frigorífico  e fazenda em Rio Maria e curtume em Xinguara, no Pará, para conhecer a pecuária sustentável desenvolvida no estado;

Teremos entrevistas com o empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria, e com o empresário Evandro Durli, do Curtume Durlicouros. Eles falam sobre as visitas das delegações de empresas do Brasil e do exterior ao Pará;

Mostraremos também os bastidores do leilão da Agropecuária Arco-Íris, de Açailândia (MA), realizado em São Paulo;

Teremos ainda uma entrevista exclusiva com o Procurador da República do Ministério Público Federal no Pará, Ricardo Augusto Negrini, sobre o tema do momento: pecuária sustentável;

Na parte musical, a segunda parte da apresentação do cantor de Marabá (PA), César Andrade.

 

Veiculação

Em Imperatriz, o Conexão Rural é veiculado todo sábado ao Meio Dia na TV Liberdade – Rede TV – canal 4.1, com reprise no domingo no mesmo horário. Também disponível no You Tube – Conexão Rural Brasil.

Obrigado pelo carinho e pela audiência.
Link
Leia Também »
Comentários »