MENU

25/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

ILUMINAÇÃO PÚBLICA...

Em tudo aquilo que provoca inquietação torna-se angustiante para quem contextualiza; porque faz-se necessário insistir com o mesmo assunto… falta de poder e representatividade popular para uma comunidade.

Não vamos atrás de outro exemplo não. A prova inconteste disso chama-se Imperatriz (MA)... mal iluminada, manutenção a desejar, falta de compromisso com os transeuntes que chagam e sai via aeroporto ou rodoviária de nossa cidade.

Sem falar naqueles que se deslocam voluntariamente e temporariamente por motivo de recreação ou até de negócio por serem induzidos pela grandeza do nome da cidade que campeia mundo afora [turismo] como expectativa de ver e sentir de perto.

Como todo aeroporto e um aeródromo, quando o passageiro se dirige para cidade vê logo ausência de luz; as lâmpadas dos postes ainda são daqueles antigas que não são “LED” com mais capacidades e de boa claridade.

Sem levar em consideração outras principais ruas e avenidas de acessos como: Avenida Pedro Neiva de Santana e, tantas outras, à iluminação parece luz de candieiro.

Falta de iluminação pública está inteiramente ligada à sensação de insegurança.

Isso vai até a entrada da cidade com essa negridão pública; e olhem, todos os usuários pagam suas taxas para ter um produto de primeira qualidade..., mas, aqui ninguém fiscaliza... isso é papel da câmara de vereadores!

Sim, aquela que só sabe legislar para interesses próprios! E outros encabrestados pelo poder executivo, ou seja, alienados...salvam alguns?... pouquíssimos!

(-) Quem não quer ser criticado, que não quer ser satirizado, fiquem em casa. Não seja candidato, não se ofereça ao púbico, não se ofereça para exercer cargos políticos, essa é uma regra que existe desde que o mundo é mundo (...)

O poder coletivo e representativo tem que entender, se não sabe, que a iluminação pública, é protetiva de um conjunto de direitos básicos: respeito à vida, à integridade material e à dignidade de seus munícipes.

É inadmissível que município do porte de Imperatriz, pela qual têm um poder econômico circulante de grande serventia em nossa região, ainda, tenha que suportar uma infraestrutura deficitária, pois, ela contempla e integra-se aos serviços fundamentais, tais como: saneamento, transporte, energia e comunicação.

O seu engessamento atravanca a atração de investimentos, a competitividade das empresas e a geração de novos empregos.

Ainda com um, porém, as ruas e avenidas para esse acesso estão todas irregulares, buracos, declives, que dá impressão de abandono.

Os filósofos da feira do mercadinho comentam sem nem um linguajar de segredo; que Imperatriz têm tantos problemas enquanto o tempo se esvai ao ponto de não deixar o “homi-trabalhar” ...

No entanto, não é totalmente assim; a Secretaria de Educação Municipal, tem demonstrado um excelente trabalho educacional, plenamente inovadora, competitiva; sem descontamento trabalhista, prédios restaurados... é preciso reconhecer.

Veja o que disse o pensador (-): “Não é o vereador ou o prefeito que custa caro aos cofres públicos, mas sim a qualidade deles”.

O ano que vem temos importante responsabilidade, a de eleger o novo prefeito e câmara de vereadores da cidade de Imperatriz (MA)...

O voto consciente é o caminho para melhorar o destino de nosso município, tão soberbamente, carente deste feito.

Para isso,

Procure conhecer o passado do candidato; avalie as propostas do candidato; se o candidato já exerceu algum mandato. Muito importe esta leitura...

Sobre a querela [pautada]...credencia dizer que parte da sociedade (eleitoreira) não se comovem e nem se sensibiliza diante do sofrimento de sua cidade...não [a ama] ...de comportamento desalmado.

Só Deus mesmo pra dar um jeito.
Link
Leia Também »
Comentários »