MENU

28/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

Novembro Azul

Findamos o mês de outubro quando ocorre uma campanha mundial de prevenção do câncer mamário.
 
Entramos no mês de novembro, o penúltimo do ano e teremos o NOVEMBRO AZUL dedicado a conscientização sobre a saúde masculina.
 
Criado pelo instituto lado a lado pela vida em 2011, a data surgiu para tratar especificamente do câncer de próstata, doença que atingiu cerca de 70 mil homens em 2018 segundo avaliação do Instituto Nacional do Câncer - INCA.
 
É o tipo de câncer mais comum entre os homens.
 
Assim como o câncer de mama e outros as chances de cura são significativamente maiores com o diagnóstico precoce.
 
O principal desafio na detecção precoce é o preconceito existente em relação ao meio usado para o diagnóstico, o toque retal, realizado pelo médico Urologista, ainda hoje um tabu entre os homens, principalmente os latinos.
 

Com é o diagnóstico do câncer de próstatas

Os brasileiros deixam as consultas médicas em segundo plano e os exames rotineiros são fundamentais no diagnóstico da doença.
 
A SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia) mostra que no Brasil 39 % dos homens e 10 % das mulheres não realizam nenhum tipo de exame preventivo.
 
São pessoas que acham que nunca acontecerá nada com elas.
 
O homem a partir dos 45 anos deve anualmente fazer o seu check up urológico, nas pessoas com casos sabidamente de câncer de próstata na família devem iniciar esse procedimento mais precocemente, recomenda-se a partir dos 40 anos.
 
Com a avaliação dos fatores de risco, a história familiar, a idade, os médicos discutem com o paciente como proceder sua vigilância, através do exame urológico com toque retal, exames de laboratório com a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), exames de imagem e, se necessário, a biópsia guiada da próstata.
 

Sintomas da doença

Nesse tipo de câncer não existem nódulos visíveis, já que a localização da glândula próximo a bexiga não permite, em muitos casos não existem sintomas aparentes, mas certas alterações podem indicar a presença da doença.
 
Dificuldade de urinar, acordar várias vezes a noite para urinar, perda da força do jato urinário são alguns deles, em casos de doença mais avançada o aparecimento de dor óssea e pélvica.
 
Essas alterações aparecem em outras doenças como hipertrofia prostática benigna e prostatite, por isso procurar o médico é fundamental.
 

Quem está em risco?

O principal fator de risco é a idade por isso a consulta e avaliação após os 45 anos é fundamental, a obesidade também chama atenção como fator de risco.
 
As doenças venéreas como a gonorreia e a clamídia podem aumentar o risco do câncer de próstata devido a inflamação que causam na glândula.
 

Polêmica

Recentemente a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde do Brasil segue essa orientação, se posicionaram, segundo evidências cientificas, que o rastreamento do câncer de próstata é desnecessário, a posição do paciente deve ser discutida entre médico e paciente.
 
O Conselho Federal de Medicina junto com a Sociedade Brasileira de Urologia, farão análise dessa posição e será relatado a posição emitido a posição da classe médica brasileira.
Link
Leia Também »
Comentários »