MENU

28/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h00min

MEU CELULAR, MINHA VIDA

Originalmente escrito em 2015

ELSON ARAÚJO

ELSON ARAÚJO

ELSON Mesquita de ARAÚJO, é membro da Academia Imperatrizense de Letras-AIL e durante alguns anos, foi repórter de O PROGRESSO.

 
Não faz nem muito tempo assim, só rico ou remediado tinha telefone em casa. Tanto era o valor que ao adquirir uma linha o cidadão ou cidadã, tornava-se acionista da então Telebrás. O tempo é o senhor razão, diz-se!. As ondas do tempo fluíram e ei que telefone deixou de ser símbolo de luxo, e hoje é possível dizer que todos os brasileiros têm acesso a uma linha telefônica, principalmente a móvel. Fixa, só linhas comerciais, e muito raramente. Uma verdadeira revolução.

Ao que era tão somente um implemento de comunicação à distância, foram agregadas novas tecnologias de comunicação. Hoje, como é notório, não só se ouve, mas pode se ver, em tempo real o interlocutor, ou se não quiser, pode-se simplesmente digitar, ou falar, o que quer que o outro ou grupo leia e ilustrar a conversa com fotos e vídeos. Não se espante, se em breve, essa maquininha começar a captar as ondas cerebrais e por si, digitar o que sua extensão estiver pensando.

Esses aparelhinhos com seus agregados aplicativos provocam hoje uma verdadeira revolução comportamental no comércio, na indústria e na educação, contudo, como toda inovação, apresenta o lado positivo e o negativo.

Ao positivo, se agregam a velocidade da informação e seus desdobramentos. Ao negativo, e esse já pode ser fortemente sentido, se juntam um “novo modelo” de comunicação interpessoal e o valor “sentimental” que as pessoas passaram a ter por esses aparelhos. Tem gente que passou “a depositar toda a vida no celular. Senhas, fotos permitidas e proibidas, mensagens, vídeos domésticos, contatos comerciais e anotações das mais diversas. Para alguns, mais do que falar e ouvir, o brinquedo se tornou uma peça de primeira necessidade.

Na semana que passou dois episódios tendo o celular como “personagem” me chamaram a atenção e denotam fortemente o lugar que esse bichinho   passou ocupar hoje na vida das pessoas: 

Primeiro episódio - Aos prantos, para não falar em desespero, uma mulher vai a um programa de rádio da cidade, implorar que o mala que furtou seu aparelho o devolva “porque ali estava toda sua vida”. Inconformada a chorosa pedia pelo amor de Deus que devolvessem o equipamento não pelo valor do bem, mas pelas informações que ali acumulara desde a aquisição do equipamento.

Segundo episódio - Em pleno centro da cidade, um garoto distraído com uma conversa no aplicativo WhatsApp, levou um susto ao ser surpreendido por um automóvel no atravessar de uma rua. Tanto ele quanto o celular caíram.

O motorista parou, desceu do carro e encontrou o garoto aos berros chamando a atenção de diversos curiosos, diga-se de passagem, já com as câmeras dos celulares ligadas para gravar o acidente. Ao se aproximar do menino, descobriu-se que toda gritaria não era pelo leve machucado, mas pelo celular que tinha quebrado.

“Quero saber quem vai pagar meu celular”, gritava o menino, que nem de longe estava incomodado com a raladura que deixou o cotovelo “em carne viva”.

Há muitos outros exemplos, como a da mulher que na semana passada foi agredida pelo marido. É que, entretida com a conversa com um amigo ao celular, esqueceu de apanhar o filho na escola.

A coisa mudou e muito! Antigamente quando ocorria um acidente a preocupação maior era com o socorro da vítima, hoje é com a captura da melhor imagem para postar na grande rede e ganhar curtidas. 

O celular alterou até mesmo o tempo de permanência no banheiro. Ficou mais demorada. Nada de Veja, Carta Capital, Playboy, Caros Amigos, isto é, ou, O Progresso, o companheiro agora nos momentos de entronização é o danado do celular. Quem tiver apertado, que trate de esperar para fazer a mesma coisa para deixar se levar pelas delícias do tempo.

É fato que o celular e seus aplicativos mil tornaram-se fundamentais no mundo moderno uma vez que se incorporou ao cotidiano das pessoas, contudo é preciso que “domemos” nossos modos no sentido de lidar com essa maravilha tecnológica, e a não permitir que essa ganhe a importância e o espaço tamanho, que venha interferir e a provocar danos, sobretudo, nas relações familiares e sociais.
Link
Leia Também »
Comentários »