MENU

26/10/2023 às 12h41min - Atualizada em 26/10/2023 às 12h41min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON é pseudônimo de uma dona de casa aficionada pela limpeza e segurança do Lar.

GB Edições

Como economizar em tarefas e
reparos domésticos com segurança

Reduzir gastos em casa é uma prática valiosa em tempos difíceis. Uma estratégia eficaz é assumir algumas tarefas e consertos normalmente delegados a profissionais especializados. Ao abordar esses projetos, é crucial agir com cautela e usar as ferramentas e produtos adequados para garantir economia. No entanto, antes de se lançar em qualquer empreendimento doméstico, é essencial tomar medidas de segurança para evitar contratempos, desde pequenos ferimentos a acidentes mais sérios. Portanto, ao manusear ferramentas ou produtos de limpeza, é aconselhável usar equipamentos de proteção, como óculos e luvas.
Além disso, é fundamental prestar atenção extra ao lidar com equipamentos elétricos, pois um descuido pode levar a consequências desastrosas. Para otimizar o processo e evitar contratempos, é importante planejar um tempo específico para realizar as tarefas. Ao seguir essas precauções, você pode não só economizar, mas também desfrutar de um momento agradável com uma trilha sonora relaxante ou a companhia de alguém especial, tornando o trabalho mais prazeroso. 

Limpeza de tapetes

Caso haja alguma mancha, utilize o Limpa Carpete, produto desenvolvido especialmente para este tipo de superfície. Em seguida use uma lavadora de alta pressão. Primeiro, pendure-o na posição vertical – sobre um muro, uma cerca ou mesmo um fio de alta resistência, capaz de suportar o peso do objeto molhado. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto. Agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar.  

Limpeza de colchões e estofados

Em média, passamos um terço de nossos dias dormindo. Por isso, ter um colchão em boas condições significa qualidade de vida. Além da questão estrutural – colchões usados podem ficar deformados, prejudicando a postura e o sono –, um aspecto essencial a ser observado é a higiene. Com o tempo, os colchões podem se tornar o habitat perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses. Passe um bom aspirador de pó, em ambos os lados, depois realize uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado, usando uma flanela. 

Instalação de chuveiro

Inicialmente, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, a substituição de um chuveiro é simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado. Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro e instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de instruções do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à força – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar. Os procedimentos para a troca de resistência são semelhantes. Para isso, basta seguir os passos iniciais do procedimento anterior (fechar o registro de água e desligar o disjuntor do banheiro). Depois, basta abrir o chuveiro (fique atento: cada modelo é aberto de uma forma diferente) e substituir a resistência, observando e posicionando os pontos de conexão da peça nova conforme o padrão da que está sendo trocada. 

Remoção de mofo e limo

A limpeza de locais atingidos por mofo e limo só será completa se a infiltração ou a umidade do ambiente forem resolvidas. Caso contrário, o problema não irá demorar para voltar. Para realizar a limpeza, espere o mofo secar. Depois, aplique um tira limo. O produto pode ser usado para remover manchas e sujeiras difíceis de limo, resíduos de sabonete e mofo, especialmente em azulejos, portas, rodapés, cortinas de box, tapetes de vinil e pisos frios. Para o enxágue e a completa remoção das sujeiras, também se pode utilizar uma lavadora de alta pressão. 

Desentupimento de pias

Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia. Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos para a limpeza da caixa de gordura. 

Trabalhos de jardinagem

De nada adianta ter um grande jardim se a grama está sempre alta, as árvores vivem cobrindo a passagem das pessoas e cerca viva tira o espaço de lazer das crianças. Manter o pátio e o jardim bem cuidados é essencial para o melhor aproveitamento do espaço que a casa oferece e que a família precisa. Para as mais diversas tarefas de jardinagem existem empresas especializadas que oferecem a possibilidade de locação de equipamentos. Entre as opções estão o aparador de cerca viva, cortadoras de grama elétrica e a gasolina, podador de galhos e roçadeiras elétrica e a gasolina.
Link
Leia Também »
Comentários »