MENU

25/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Pecuarista Glen Maia é eleito
presidente do Sinrural

O candidato da chapa União e Trabalho, Glen Maia, foi eleito na segunda-feira (23) presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (MA). Ele obteve 285 votos e a chapa Vez e Voz 12 votos e houve 3 votos em branco, de acordo com informação da assessoria do Sinrural, acrescentando que 393 associados estavam aptos a vota. Vale lembrar que no dia anterior, a candidata da chapa Vez e Voz, Marta Ventura, renunciou e sua chapa desistiu de participar do pleito.
Glen Maia reafirmou que fortalecerá o pequeno, o médio e grande produtor rural, incluindo os jovens e as jovens pecuaristas; atuará firme no combate às invasões de terras produtivas e documentadas no Maranhão, com o apoio do programa INVASÃO ZERO, da Bahia; priorizará o oferecimento de mais cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para os associados; fará um melhor aproveitamento da área do Sinrural, como a realização de Provas de Marchas de Muares, Provas de Três Tambores, Provas de Laço e  Equoterapia para atendimento de crianças portadoras de necessidades especiais
O novo presidente do Sinrural, que toma posse em janeiro de 2024, promete também voltar com o funcionamento da churrascaria localizada dentro do Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, para atendimento ao associado e ao público em geral.
Destacou ainda que pretende abrir espaço para alunos de medicina veterinária, zootecnia e agronomia de Imperatriz e de outros municípios e de estados vizinhos que queiram aprimorar - na prática - seus conhecimentos científicos.
O pecuarista Glen Maia tem 51 anos, nasceu em Goiânia (GO), é odontólogo, empresário e pecuarista, mora em Imperatriz há mais de 25 anos e nos últimos cinco anos tem se dedicado bastante ao agronegócio, especialmente como membro da atual diretoria do Sindicato Rural.

 

Jornada Fiprotag® 210: Vetoquinol realiza eventos pelo Brasil para
conscientizar pecuarista sobre o controle da mosca-dos-chifres

A Vetoquinol Saúde Animal, uma das dez maiores indústrias veterinárias do mundo, realiza intensa campanha de conscientização sobre a importância do controle da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) na bovinocultura brasileira, contribuindo para a redução de prejuízos econômicos por conta do estresse gerado pela picada dos insetos.
A Jornada Fiprotag® 210 acontece até o final de outubro, em mais de 60 eventos técnicos em todas as regiões do país. Os grupos que divulgam a importância do controle das infestações da mosca são compostos por médicos-veterinários e profissionais do time Vetoquinol.
“Vamos atingir cerca de 2 milhões de cabeças de gado de aproximadamente 1.500 pecuaristas. Nosso objetivo é divulgar, de forma massiva, como o combate ao Haematobia irritans beneficia o ganho de peso do gado, o aumento da produtividade e o bem-estar animal”, destaca Antonio Coutinho, gerente de marketing da Vetoquinol.
O pico de infestação da mosca-dos-chifres chega com o aumento das temperaturas, após o longo período de frio. O retorno do clima quente e das chuvas representam, juntos, o cenário propício para a multiplicação desses insetos, que causam cerca de R$ 3 bilhões de prejuízos por ano, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “O Haematobia irritans pode picar os bovinos até 40 vezes em apenas um dia. Um animal com apenas 10 moscas pode sofrer cerca de 400 picadas. Esse estresse reduz muito a produtividade”, informa Coutinho.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou testes a campo e comprovou que o brinco Fiprotag® 210 é eficaz por até 210 dias. Além disso, ele zera as infestações após somente 30 minutos de uso. Outro destaque é o expressivo incremento na produtividade. Na comparação entre bovinos de corte que não estavam com o brinco com os animais protegidos com Fiprotag® 210, a diferença no peso é de 15,8 quilos adicionais produzidos depois de 210 dias.
“O potencial de Fiprotag® 210 para contribuir com a pecuária brasileira é enorme. Por isso, realizamos a Jornada Fiprotag® 210. Fipronil e diazinon são princípios ativos excelentes contra a mosca-dos-chifres e devem ser a carta na manga do produtor”, complementa Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

 

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está/ entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, / Américas e região Ásia-Pacífico. / Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no/ Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. / Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na/ bolsa de valores/ Euronext Paris desde 2006 (com o/ símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor/ (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse/ www.vetoquinol.com.br.
 

Dia Internacional do Arroz: curiosidades sobre
um dos alimentos mais consumidos no mundo

Comemorado no próximo 31 de outubro, o Dia Internacional do Arroz foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a FAO, para destacar a importância de um dos grãos mais consumidos no mundo. Pensando nisso, a marca Tio João, uma das mais lembradas pelos brasileiros e referência nacional quando o assunto é arroz, listou uma série de curiosidades e dicas de receitas em celebração a data. Confira:
1. Origem asiática - Considerada a região que apresenta o maior consumo de arroz a nível mundial, dados históricos apontam que a origem do grão se deu no continente asiático. Alguns levantamentos mostram que ele já era cultivado no Japão há mais de sete mil anos.
2. Produção mundial - Países como China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã são, atualmente, os maiores produtores globais de arroz. No Brasil, a maior produção de arroz concentra-se no estado do Rio Grande do Sul.
3. Existem mais de 140 mil variedades de arroz - Embora o arroz branco, do tipo agulhinha, seja o mais consumido no Brasil, o grão apresenta milhares de variações. A marca Tio João, por exemplo, traz algumas delas na Linha Variedades Mundiais, composta pelos arrozes mais consumidos em diferentes culturas, como a italiana, canadense, indiana e japonesa.
4. Naturalmente sem glúten - Devido à sua composição, o arroz ganhou ainda mais relevância na alimentação contemporânea, quando muitas pessoas passaram a apresentar intolerância ao glúten. Alimentos desenvolvidos a partir do grão e da Farinha de Arroz Tio João, permitem criar pratos totalmente livres de glúten.
5. Superalimento - Alguns tipos de arroz, como o preto e o vermelho, são considerados superalimentos devido ao seu alto poder nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro.
6. Aliado das dietas - Em quantidades equilibradas, o arroz forma com o feijão a dupla perfeita em termos nutricionais, pois ambos se complementam em vitaminas e propriedades, auxiliando no controle do colesterol e do índice glicêmico.
7. Presença nas celebrações - Considerado um símbolo de fartura por muitos povos, o arroz está presente em diferentes celebrações e festivais, como os asiáticos. O hábito de jogar arroz nos noivos, por exemplo, foi importado da China; uma tradição que com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo. (Ana Paula Giorgetti – ATDC Group - SP)
Link
Leia Também »
Comentários »