MENU

10/10/2023 às 11h32min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h32min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON é pseudônimo de uma dona de casa aficionada pela limpeza e segurança do Lar.

GB Edições
  

Se mergulhar, frita melhor

Qualquer fritura à milanesa, para que fique bem dourada deve se fritar em óleo bem quente e em abundância, de forma que fique submersa. O mesmo cuidado deve ser tomado com as batatas fritas. 

Na água

Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas. Fique de olho nas promoções dos supermercados, muitas vezes azeitonas vendidas a granel são mais baratas do que as embaladas. 

Se gelar, dura mais

As velas durarão mais tempo acesas e não pingarão muito se você as colocar durante algumas horas no congelador. Aproveite a dica com as velas de Natal. 

Descongela mais depressa

Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue e coloque em sua prateleira uma vasilha com água quente e feche a porta. Jamais use martelinhos de qualquer natureza para bater no congelador ou instrumentos pontiagudos para tirar o gelo, isso compromete o bom funcionamento do seu refrigerador. 

Gelo decorado

O gelo ficará bastante decorativo se você colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã, uma cereja ou um gomo de tangerina, antes de levar a água para o congelador. 

Nunca perto do fogão

Não guarde os condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde-os na geladeira. 

O bagaço tira o cheiro

Aproveite o bagaço do limão que você usou para temperar peixe e para esfregar na pia em que o peixe foi limpo e lavado. Assim, você eliminará o cheiro desagradável. 

Tirar manchas

Para tirar manchas de gordura, use talco neutro para absorvê-la. Cubra com papel absorvente e passe o ferro quente. Se persistir a mancha depois da remoção, repita a operação.
Para tirar chicletes, coloque a peça no congelador. A goma congelada sairá facilmente.
Para tirar manchas de refrigerante, esfregue no local manteiga e leve com água quente e sabão em pó. Para remover manchas de água na pia de aço inoxidável, use um pano umedecido com álcool. 

Não queima

Para fazer uma fritura na manteiga, acrescente uma colherinha de óleo. Assim, a manteiga não queimará. 

Não espirra

Para evitar que a gordura espirre durante a fritura, salpique um pouco de sal na frigideira. 

Renovar

Para renovar e limpar uma esponja, deixe de molho durante a noite na água com bicarbonato de sódio. No dia seguinte, enxague em água corrente. Bom mesmo é ficar de olho no aspecto da esponja e troca-la com frequência. Na hora de descartar a esponja usada, procure locais que recebem esponjas para reciclagem. Não jogue no lixo comum. 

Recicle as embalagens

As latas de leite em pó, de biscoitos ou de sorvetes podem ser usadas como embalagens para presentes. Inicialmente limpe bem a lata com um pano seco, use tinta em spray para pintá-la. Tome o cuidado para que esteja bem tampada; quando a tinta secar e perceber que não desprende mais nenhum cheiro da tinta, daí destampe-a. Forre a parte interna com papel-manteiga ou celofane, deixando uma borda de mais ou menos 3 centímetros. Complete a decoração usando adesivos e fitas.
Link
Leia Também »
Comentários »