MENU

10/10/2023 às 11h10min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h10min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial.

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições
   

Bolinhos de Siri

Bolinhos de Siri promete surpreender à mesa. O bom é que a carne pode ser encontrada pronta para uso nos supermercados / Foto: GB Imagem

Ingredientes: 700 gramas de batata; 1/4 de xícara de azeite; 6 dentes de alho picados; 2 cebolas médias picadas; 500 gramas de carne de siri; 2 colheres (sopa) de salsinha ou coentro picado; 1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha; sal à gosto. Preparo: Cozinhe as batatas com casca em bastante água fervente. Retire do fogo e escorra. Deixe amornar, descasque e passe pelo espremedor. Reserve. Numa panela com o azeite, frite o alho e a cebola por 2 minutos. Acrescente a carne de siri, a salsinha, o molho de pimenta vermelha e o sal. Misture bem e refogue por 3 minutos. Na panela, fora do fogo, adicione a batata e misture com uma colher de pau. Retire porções da massa com uma colher (sopa) e faça bolinhos. Passe-os no ovo e depois na farinha de rosca. Esquente o óleo numa panela média e frite os bolinhos até dourar ligeiramente. Retire-os com uma escumadeira e deixe-os escorrer sobre papel-toalha. Sirva mornos.
 

Cheesecake na Airfryer

O Cheesecake tem cara de sobremesa chique! No entanto, o seu preparo é bem simples / Foto: GB Imagem

Ingredientes da base: 1 colher (sopa) de manteiga; 300 gramas de biscoito tipo Maisena. Recheio: 400 gramas de cream cheese; 3 ovos; 2/3 de xícara de chá de açúcar; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 colher (chá) de suco de limão. Preparo: Numa panela pequena e em fogo baixo derreta a manteiga sem deixar queimar. No triturador, triture os biscoitos. Adicione a manteiga derretida e triture mais um pouco, para misturar bem. Transfira a farofa úmida para uma assadeira de fundo removível. Espalhe de modo uniforme no fundo da forma, apertando bem para ficar compacto. Leve a forma para a airfryer preaquecida a 200º e asse durante 5 minutos. Reserve. Em uma batedeira, coloque os ingredientes do recheio e bata até ficar homogêneo. Transfira para a forma de fundo removível, por cima da base. Leve para a airfryer a 160 ºC por cerca de 30 a 35 minutos, ou até ela dourar e firmar no centro. Deixe esfriar completamente e leve para a geladeira até gelar bem. Desenforme. Na hora de servir, decore com geleia e frutas de sua preferência. Sirva bem gelada.
.

Peixe da Dona Zizi

Ingredientes: 1 namorado limpo e sem escamas pesando mais ou menos um quilo e meio; 1 1/2 colher (sopa) de sal; 2 colheres (chá) de Ajinomoto; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 3 tomates grandes cortados em rodelas; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola grande cortada em rodelas; queijo parmesão ralado, a gosto. Preparo: Tempere o peixe por dentro e por fora com 1 colher (sopa) de sal e 1 colher (chá) de Ajinomoto e deixe tomar gosto por 15 minutos. Enquanto isso, prepare a farofa: em uma tigela média, coloque a farinha, a manteiga e a salsa. Tempere com o sal restante e com meia colher (chá) de Ajinomoto e misture bem. Recheie o peixe com a farofa e disponha-o sobre um refratário untado, colocando os tomates ao lado. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo para aquecer. Junte a cebola, tempere com o Ajinomoto restante e frite, em fogo alto, por 3 minutos, ou até murchar. Coloque as rodelas de cebola sobre os tomates e leve o refratário ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 2 horas ou até que o peixe esteja macio e a superfície dourada. Polvilhe com o queijo ralado e sirva em seguida.
 

Bolo de Bacalhau

Ingredientes: Um quilo de bacalhau em postas; 1 litro de leite gelado; 5 fatias de pão-de-fôrma sem casca; 10 folhas de couve finamente picadas; 8 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 xícara (chá) de salsinha picada; 1 ovo batido; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca. Preparo: Ponha o bacalhau de molho na água por 24 horas. Nesse período, troque a água várias vezes e por último coloque leite e deixe mais 5 horas. Cozinhe-o no leite até que fique macio. Retire do fogo, esfrie e retire as peles e espinhas. Reserve. Desmanche o pão de fôrma no leite em que o bacalhau foi cozido. Coe e retire o excesso de leite. Unte uma fôrma refratária com azeite e forre-a com a couve. Coloque o bacalhau, regue com azeite de oliva e salpique salsinha. Cubra com a massa de pão e pincele com ovo batido. Misture o queijo com a farinha de rosca e cubra todo o bolo. Asse em forno preaquecido por 30 minutos ou até que doure.
Link
Leia Também »
Comentários »