MENU

07/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/10/2023 às 00h09min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

CARTA ABERTA...

À

Sublimidade de Santa Teresa d’Ávila

Que Deus seja louvado por todos nós!

Somos povos, é verdade, com a capacidade de pensar, de que a fé não se mede pelos anos e sim pelas obras... Deus mede a alma e não a idade... Por isso Santa Padroeira de Imperatriz (MA), que vimos suscitar com sua permissão para escrever-lhe por meio desta “missiva” o nosso desejo de correspondência… no teor seguinte:

Concebemos merecidamente a relevância de sua imagem e de seus feitos; embora tenha feito um sofrido percurso dentro de um batelão do porto de Belém (PA), até este torrão, comandado pelo Delegado de Ensino Frei Manoel Procópio.

A sua morada tinha um destino incerto e não sabido; a missão era construir uma colônia militar para colonizar e doutrinar os indígenas … com a sua virtude milagrosa diante da casualidade de trajeto, sua generosa efígie aportou às margens do majestoso Rio Tocantins, para mais tarde estender-se sua dádiva na povoação de Santa Teresa.

Em 1937, sua figura resplandecida e devota, foi colocada no altar digno da Igreja de Santa Teresa d’Ávila, em homenagem ao seu honroso nome.

Depois de discorrer com minuciosidade um pouco de sua história, meditamos sobre os pedidos de clemencia, além do sentimento, por tudo que nossa cidade tem passado pela qual a Santíssima é Padroeira nos atenda e ilumine nosso homogêneo preito.

Assim, pleiteamos...

Como é do conhecimento de todos, que o mês de outubro conseguintes, se festeja o seu nome como uma demonstração de apreço e respeito por seus fiéis, como excelsa Padroeira de nossa cidade.

Pois bem, ó Santíssima Mulher!

Coincidentemente no mês de outubro do ano que vem, tudo indica, que no município de Imperatriz (MA) vai haver eleição para prefeito em dois turnos distintos... por estimar e alcançar mais 200 mil eleitores e para vereador numa vez só...

Durante quase duas décadas, vários paradigmas de governos municipais afloraram a insatisfação popular… sabe o por quê? Uma das causas do voto do analfabeto, que nunca deveria ser concedido deles votarem... e ainda negociam suas consciências por quaisquer migalhas.

Comumente, esse eleitorado está oscilando numericamente mais de 12000 mil eleitores analfabetos e tantos outros, semialfabetizados... o que representa isso, em média 7%, de votantes que não sabem ler e nem escrever; mas, vota aos empurrões, e até em decide uma eleição de um pleito majoritário.

Então, proeminente Padroeira....

A sua cidade que você chegou a conhecer na categoria de “povoação” hoje tem mais de 300 mil habitantes, projetada pela força de sua credibilidade, dispensando o imbróglio da política partidária que só tem trazido vexames, caracterizado por uma sensação de desconfortos.

Senhora Doutora da Igreja,

Diante de tantos testemunhos, que alimentam a nossa fé; lhes pedir de suas imensas ações transcendentes, faça com que todos os eleitores analfabetos e semianalfabetos, sofram incontinentemente da “intolerância” do voto acompanhado do espasmo nas mãos e fadiga muscular...

Na hora de votar para quem não tem compromisso e comprometimento com a cidade tão bem representada no plano celestial pela sua magnificência... só assim, se evitará a compra de consciência como a rejeição e de se aproveitarem de situações durante o período que ensejaria ficar na política...

Esse é o presságio que se espera acontecer...

Ó protetora defensora desse pedaço, de terra aglutinada de ansiosa perspectiva; de que sua luta de rotina sirva para alimentar essa caminhada e a vontade de querer que a paz e o bem-estar fiquem mais próximos da sociedade carente e desejosa de que Imperatriz tenha uma  gestão pública digna de seu nome e do nome de sua padroeira.

Esta vontade pública de opinião, finalmente, possui um caráter social e coletivo expressado no vocabulário [la españa] ... sua origem linguística...

“iten piedad de nosotros”!.. Tenha piedade de nós!

Despeço-me de ti com um… Un Gran Beso Santa!!!

El Garabateador… “o rabiscador”
Link
Leia Também »
Comentários »