MENU

04/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 04/10/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Vaqueja do Parque J. Lucena

Será realizada de hoje, dia 4, até domingo, 8 de outubro, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís (MA), mais uma grande vaquejada promovida pelo Parque e Haras J. Lucena, considerada uma das maiores e melhores do Brasil.
Serão oferecidos mais de R$ 250 mil em prêmios em diversas categorias. Lembrando que ano que vem a premiação do Parque J. Lucena será de R$ 1 milhão.
Coloque na sua agenda: de 4 a 8 de outubro, grande vaquejada no Parque J. Lucena em São José de Ribamar, no Maranhão.
O Conexão Rural estará lá fazendo a cobertura do evento a convite dos organizadores. Muito obrigado pelo convite.

 

Dia Nacional das Abelhas

O Dia Nacional das Abelhas foi comemorado ontem, dia 3 de outubro, uma  data para lembrar a sua importância para o equilíbrio ambiental e para a produção de alimentos. Momento também de celebrar a relevância das abelhas para a agricultura, pois muitas culturas dependem da polinização para crescer e dar frutos.
Pensando nisso, o Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) desenvolveu o Colmeia Viva, um programa que incentiva o diálogo entre agricultores e apicultores para encontrar caminhos integrados que valorizem a proteção dos cultivos, das abelhas e do meio ambiente.
O Plano Nacional de Boas Práticas Agricultura-Apicultura é a iniciativa mais importante do programa. Trata-se de um plano de prevenção e mitigação de incidentes, baseado na disseminação de boas práticas no uso de defensivos e no desenvolvimento adequado do pasto apícola entre agricultores e apicultores. Além da realização de uma série de workshops, palestras e encontros presenciais, o Colmeia Viva oferece serviços de assistência técnica e até mesmo um Mapeamento de Abelhas, iniciativa de pesquisa com a participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O treinamento online, por sua vez, tem como foco apicultores e agricultores, mas pode ser realizado por qualquer interessado no tema. Ele foi elaborado por especialistas e pesquisadores e tem um conteúdo simples e didático, que visa aprimorar a relação entre a agricultura, a apicultura e a meliponicultura. Após a conclusão dos sete módulos, o participante recebe um certificado totalmente gratuito. Ao todo, já foram mais de 5 mil certificados emitidos pelo programa. Conheça mais no site. (Com informações do jornalista Thiago Tertuliano)

 

Alair Miranda

Em nome do confrade Alair Miranda, saúdo e parabenizo todos os apicultores de Imperatriz, do Maranhão e do Brasil. Homens e mulheres apaixonados por abelhas. O trabalho que vocês desenvolvem é fundamental para o meio ambiente.
 

Festival do Abacaxi, de Barcarena (PA), reforça
o protagonismo do município na cultura do fruto

O governador Helder Barbalho participou, na noite de sábado, dia 30 de setembro, do Festival do Abacaxi, evento tradicional de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. Tombado como patrimônio cultural artístico do Pará, pela Lei Estadual nº 7.336, a 41º edição do evento movimenta a cidade do nordeste paraense com uma extensa programação cultural e esportiva, incluindo shows de artistas locais e nacionais como Gustavo Lima e Wesley Safadão. O evento é gratuito e terminou no domingo, dia 1º de outubro,  no Ecoparque do Cafezal.O Estado apoia o evento por meio da Companhia de Gás do Pará como um atrativo turístico, mas também como motivador da economia e respeito à cultura do município.
 

Quase 300 toneladas por ano

A produção de Abacaxi em Barcarena chega a 297 toneladas por ano, segundo dados de 2022 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP). Atualmente, de acordo com a Prefeitura do município são 10 mil famílias que vivem da produção do abacaxi na região de Barcarena, o que só ressalta o fruto como um potente indutor da economia regional.
O comerciante Flávio Aguiar é morador da agro vila de Barcarena e foi com a esposa e amigos aproveitar o evento neste sábado e também reconheceu a importância. “É importante principalmente para nós comerciantes porque atrai pessoas de fora. Nosso município tem uma estrutura diferenciada graças a parceria da prefeitura e governo do Estado e isso é show de bola não só pra mim como para todo o povo barcarenense”, disse.
Festival do Abacaxi - O Festival nasceu na década de 70 e, em, 17 de novembro de 2009, foi tombado como patrimônio cultural artístico do Estado. Com o tempo, o evento passou a estimular a cultura agrícola artesanal e incentivar o folclore e as tradições artísticas do município de Barcarena. Os três dias do evento deste final de semana encerram uma série de atividades realizadas desde o início de setembro. As entradas são gratuitas. (Fonte: Agência Pará).

 

Círio 2023 de nº 231

O Círio de Nazaré, uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, com o patrocínio de diversas empresas e entidades, ocorrerá na capital paraense no próximo domingo (8) e mais uma vez deverá atrair mais de 2 milhões de pessoas. O Círio de Nazaré é realizado há 231 anos.
 

O cartaz

O cartaz do Círio 2023 apresenta uma composição rica em elementos, que tem como objetivo referenciar diretamente o simbolismo do tema deste ano.
Em primeiro plano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece em destaque, representando a figura central da devoção e da fé dos milhões de fiéis que participam do Círio.
Em seguida, a base modelada em 3D simboliza a solidez das crenças, a base sobre a qual o povo de Deus constrói sua caminhada espiritual. Na sequência, a cruz, acima da Imagem da Virgem de Nazaré, representa o sacrifício, o ato de amor supremo de Jesus Cristo pela humanidade.
Os arcos, também modelados em 3D, simbolizam o caminho que se percorre pela fé, uma jornada de busca por Deus e por uma vida mais plena e significativa.
As figuras de anjos sobrepostas aos arcos representam a salvação, o sentimento de esperança e a presença divina em nossas vidas e podem ser encontradas na Catedral de Belém.
Saindo dos elementos dos arcos, temos partículas de luz que representam a força divina, a energia que nos impulsiona na caminhada.
A parede de mármore retirada de uma fotografia da Basílica Santuário de Nazaré simboliza a tradição e a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
No rodapé do Cartaz uma novidade: ao lado das logomarcas da Arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário - Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré, está a logomarca comemorativa dos 100 Anos de Título Basilical da Basílica de Nazaré. (Fonte: www.ciriodenazare.com.br).
Já tive a honra de participar de várias edições do Círio de Nazaré em Belém. É um momento religioso fantástico, especialmente para nós, católicos.

 
FELIZ CÍRIO A TODOS COM A GRAÇA DE DEUS E DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.
Link
Leia Também »
Comentários »