MENU

03/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 03/10/2023 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Eleitos

No domingo, dia 1º de outubro, foi realizada a eleição para escolha dos conselheiros tutelares em todo o Brasil. Em Imperatriz, foram eleitos Hayde Dayanny (738 votos), Viviana Fernandes (658 votos), Zé Filho (655 votos), Leandro Cruz (611 votos), Wanderson Veloso (602 votos), Mayane Brito (597 votos), Professor Aleksandro (574 votos), Sandra do Projeto Social (535 votos), Raylene Bananeira (528 votos) e Mercês Abreu (511 votos). São dois 2 Conselhos em Imperatriz, sendo também em São José de Ribamar, Bacabal, Paço do Lumiar e 2 Timon. Em São Luís são 10. Os Conselhos Tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. A escolha acontece a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Neste ano, pela primeira vez a Justiça Eleitoral esteve apoiando essa escolha por meio de uma eleição parametrizada, ampliando a transparência e a confiabilidade do processo. A organização das eleições, desde o registro de candidatas e candidatos até a proclamação dos resultados é de responsabilidade das comissões especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade. Já a fiscalização da eleição é de responsabilidade do Ministério Público.
 

200 mil

A partir das 9h de hoje será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Imperatriz. O assunto principal é o aumento do número de eleitores para que Imperatriz chegue aos 200 mil, o que oportunizaria, caso necessário, votação para prefeito em 2º turno. Nas eleições 2022 Imperatriz tinha 182.605 eleitores. Portanto, faltando apenas 17.395 para garantir segundo turno. A audiência terá as presenças do presidente do TRE-MA, José Luiz de Almeida, do corregedor José Gonçalo e de outros membros da Corte eleitoral maranhense.
 

Afinados

O governador Carlos Brandão (PSB) e o vice, Felipe Camarão (PT), estão afinados. No décimo mês do atual mandato, Brandão já entregou o comando do estado pelo menos três ao vice. Os dois têm falado a mesma língua, coisa rara entre titular e vice. “Farei o melhor pelo Maranhão. Seguimos juntos, meu governador”, disse Camarão nas redes sociais. “Seguimos juntos pelo Maranhão”, reforçou Brandão.
 

Absurdo

Uma irresponsabilidade da Federação Maranhense de Futebol (FMF) marcar jogo para as 15h30, com uma temperatura de quase 40 graus. Se fosse em um estádio que não tivesse iluminação, ainda seria aceitável. O forte calor, além de prejudicar o jogador, ainda afasta o torcedor do estádio. É por essas e outras da FMF que o futebol no Maranhão não avança...
 

Desafiando?

A prefeitura de Zé Doca anunciou um show do cantor Wesley Safadão para o aniversário da cidade, nesta quinta-feira, 5 de outubro. O Ministério Público recomendou à prefeita Josinha Cunha (PL) que cancelasse o evento, mas ela não acatou. O show custará R$ 700 mil aos cofres do Município.
 

Tocantins

Nesta segunda-feira (02) o Senado realizou sessão especial para comemorar os 35 anos de criação do Estado do Tocantins. "Passados 35 anos, a experiência de criação e desenvolvimento do estado do Tocantins é um case de sucesso", disse a senadora professora Dorinha Seabra (União-TO). Já o senador Eduardo Gomes (PL-TO) defendeu maior planejamento para que o estado possa saber aonde chegar nos próximos 35 anos. Tocantins foi criado graças à luta de José Wilson Siqueira Campos, falecido no início de julho, aos 94 anos.
Link
Leia Também »
Comentários »