MENU

30/09/2023 às 00h00min - Atualizada em 30/09/2023 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

HOJE VAMOS DE “POLISSEMIA”

Polissemia?

Sim!...Multiplicidades de sentidos...

Escolhendo a primeira conotação: Prosopopeias do Mercadinho;

Escolhendo a segunda concepção: Mulheres Parideiras;

Alô! Alô!... Primeiro Round:

Prosopopeias do Mercadinho....

Abre-se as cortinas para o comentário do primeiro cenário dos personagens de características humanas dentro de uma “feira-livre”, pelos quais, se apresentam num palco semelhante a um [teatro a céu aberto]

O primeiro figurante a se apresentar; um “Homi”, já com idade de seus 68 anos; de calça branca, paletó cor de abobora, gravata bico de brasa, óculos tipo borboleta, portando uma pasta 007, somente para chamar atenção dos consumidores, como pré-candidato a vereador... quiçá que se eleja para acabar de anarquizar com o parlamento municipal.

Logo em seguida o sistema de som entra no “ar”,  para pregação evangélica de um mensageiro intempestivo, usando o nome de “Deus,” comercialmente, para os frequentadores desse mercadejo.

Olha só, o que ele fez...

Subiu num telhado de uma casa, supõe-se que tinha uma laje; embora coberta de telha de Brasilit; arrancou uma telha e pulo para dentro; colocou a caixa de som em cima do telhado, e passou a fazer seu sermão...

... como a comunidade está vivendo num mundo de carência em tudo; sem perspectivas de melhoras por parte dos governantes que deveriam oferecer ao seu povo um “bem-estar” afeiçoado, não.

Os falsos enganadores aproveitam dessa fragilidade sentimental e espiritual para ludibriar e/ou conquistar adeptos para suas igrejas (“”) para a devida exploração financeira... tudo na teologia do decoreba.

Então, lá de cima do telhado, passou a falar aos brados; apontando para transeuntes “fregueses” de horticulturas...” teu orgulho não te leva para o céu...tua prepotência afasta-te de jesus...o teu descontentamento, não te leva a lugar nenhum” ...

O pregador não tinha ainda se conformado com sua hipócrita pregação se dirigiu a dois biriteiros já chumbados, por sinal iam passando, dizendo: o alcoolismo leva as pessoas ao abismo e para o fogo do inferno...foi quando os “pés inchados” disseram para o evangelizador...nós já estamos no inferno e, tu... para vai para “a baixa-da-égua” com bíblia e tudo...num instante meteu a viola no saco.

Sem comentários! Aquela “feira do mercadinho” tem matéria-prima para diversificados textos literários.
Para fechar à cortina deste tablado...

Chega uma consumidora pelo aspecto e estilo, da elite...pergunta para o feirante:

Moço, essa “abóbora” é boa...o feirante responde: “só sei depois de cozida”, minha senhora; a cliente ficou surpreendida com a resposta...

Vish, o bicho ainda é bruto!

Acima do apanhado; os produtos procurados são de todas as espécies; é um local por excelência para ir ao final de semana; além das fofocas, faz historiar a vida alheia!

                                                                                                   to the next... até a próxima…
Segundo Round:

Fêmea no período fértil!... Mulheres Parideiras.

Vamos matraquear sobre a vinda de muitos venezuelanos para o Brasil; culminados pela falta de emprego e de recursos básicos para sobrevivência na sua pátria mãe...provocou essa procissão imigratória...foi o fato predominante.
Mas o Brasil é grande para acomodar todos esses irmãos desorientados pelo regime de seu país...basta, apenas, a vontade de trabalhar o que não estar acontecendo...como se estivesse numa dieta de preguiça.

Dar esmola é uma atitude de compaixão; mas, tudo tem limite; embora sabendo que estão vivendo numa situação, como indigentes.

Esses artífices venezuelanos, com sangue indígena; demostram fisicamente, uma postura de que pode exercitar uma profissão, como: encanador, pedreiro, ajudante de pedreiro, vendedor de água mineral e, tantos, que a informalidade lhes oferece...estão esperando que as coisas caem do céu! ... Pasmem!

A miúde vem o contraditório quanto à fertilidade das mulheres venezuelanas - são muitas “parideiras” - no ôlhometro, aqui na cidade de Imperatriz, nos principais pontos, tem uma criatura dessa com três filho (a)s, um de colo, outro mamando e outro engatinhando... que aventura!

Os cumplices reprodutores audaciosos; termina o ciclo menstrual da patroa; já concebe outro cabeça de sangue...vamos com calma bolivarianos!... aqui não se faz mais tripé de cama como antigamente. 

Ainda bem que o atual Governo Federativo do Brasil, amicíssimo da Venezuela e seu povo; pode criar, sabe lá, uma [bolsa/paridela], para atender os libidinosos descendentes de índios...loucos sexualmente pelas suas perseguidas fêmeas...igual cobra atrás de Gia...

São uns verdadeiros épicos!... (“”)

Segundo a ciência que estuda os seres vivos e os sistemas comportamentais; esses mestiços indígenas, embora lascados, mas, detestam as ferramentas como [facão, enxada, machado, foice], como se aqui na terra tupi-guarani, ainda, tivesse “juquira” para roçar... os sem-terra devoraram tudo...nem carrapato existe mais.

Esses venezuelanos, adoram ouvir a melodia dos artistas cantores, como: (Pedro Bento e Zé Estrada), com uma pequena modificação...é um bolero...só uma estrofe da música...

“Caminhando pela rua trago os olhos rasos d’água/sofrendo por culpa do meu país/ que não entende a minha mágoa”.

Ainda bem, que a postura de solidariedade adotada por muitos imperatrizenses, para com esses irmãos imigrantes, com o gesto de contribuir e dando-lhes algo para comprar um pouco do feijão... é louvável. 

Todavia, esses amásios, tem que dar uma trégua desses momentos de satisfação intensa e voluptuosa...ou então, aguardar pela preposição do eterno candidato a deputado federal “Cobra Mansa”, se eleito, apresentará o projeto – castração - por meio da “vasectomia”, desses povos que traz marcada a tara de fazer meninos.

                                                                         Cross Creed....Cruz Credo!

 
Link
Leia Também »
Comentários »