MENU

23/09/2023 às 00h00min - Atualizada em 23/09/2023 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

VIAGEM NO TEMPO...

Primeiro diálogo... Contextualizando:

Pedindo passagem aos leitores para nominar esta resenha alusiva ao apoio patronal que a FIEMA (Federação das Indústrias do Maranhão) tem preconizado a todos os Sindicados filiados... com a realização de mais uma reunião no dia 20/09 dos Conselheiros do Sistema: SESI, SENAI e IEL, em sua sede própria na cidade de Imperatriz.

Com o objetivo de alinhar todos os membros da classe e guiá-los na mesma direção para alcançar o mesmo escopo organizacional.

Os Sindicatos que operam nesta região...
  • SINDUSCON (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção Civil do Oeste do Maranhão);
  • SIMETAL (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Imperatriz);
  • SIDIMIR (Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região);
  • SINPANCIMP (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias de Imperatriz);
  • SICAM (Sindicato da Indústria de Transformação de Floresta e Reflorestamento para Produção de Celulose e Carvão dos Estados do Maranhão/Piauí/Pará e Tocantins);
  • SINDICOUROS (Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles no Estado do Maranhão);
Através do que se pode ser observado externamente; esses órgãos representativos estão sendo bem conduzidos com a devida significância pelos seus dirigentes sindicalistas...

Em se tratando dos Conselhos Representativos de que seus Sindicatos atinentes propostas e sugestões; o Presidente da FIEMA, na pessoa de Dr. Edilson Baldez e de seu Vice-Presidente, Dr. Francisco Sales de Alencar, e os demais Diretores, tem realmente demonstrado um trabalho digo de louvação com enaltecimento e gratidão pelo acolhimento da categoria.

E, ainda, pelo usufruto das atividades do Sistema [s]...

E o deleite da classe representativa; permite exteriorizar sentimento de valor quanto a (segurança e saúde no trabalho – SST, promoção da saúde e educação) … esporte e lazer… tudo endereçado com propriedade aos trabalhadores das indústrias, seus dependentes e comunidade.

Culminando com a oferenda como missão de genuinidade no momento, interage...

Ao propiciar soluções inovadoras (ex: usabilidade da ferramenta de ponta... (robótica na escola) ... a nível nacional), aguçando o crescimento da indústria e de seus procedentes estudantes, filhos de trabalhadores, oriundos do polo industrial e do corpo social comunitário da região.

Além disso, nos campos da educação: (infantil, fundamental e ensino médio profissionalizante); cultura, alimentação e outros… com as metodologias da inovação tecnológica...

Compromisso, seriedade, respeito e idoneidade, a marca registrada de todo o Sistema da Federação da Indústria do Maranhão e, especialmente, com Imperatriz, capitaneada pelo senhor presidente e vice, com a simetria dos diretores da Federação das Indústrias do Maranhão - FIEMA.

Referendando,

Todo sucesso é fruto de um grande trabalho de equipe e união… enfatizando a articulação empresarial em tornos das ações conjuntas em prol do desenvolvimento do estado e de seus federados.

                                                        PARABÉNS, FIEMA!

Segundo diálogo... Intertextualizando:

Vamos atracar no nascedouro de 1858, para expor o ponto de vista sobre a eleição de cinco vereadores, da época de 165 anos atrás.

O interessante é o encontro de cidades limitando-se no mesmo eixo geográfico, como: Imperatriz, Porto Franco e Carolina (MA).
  • Imperatriz, fundada em 16 de julho de 1852;
  • Porto Franco, fundada em 09 de julho de 1859;
  • Carolina, fundada em 25 de outubro de 1831;
Então, com essa junção de cidades, circunvizinhas, Carolina é mais velha de que Imperatriz, 21 anos; localizada no centro-sul e o restante, no sudoeste do Maranhão.

Portanto, teve muito a ver com a estruturação política da povoação de Santa Teresa do Tocantins. Mas tarde cognominada de metrópole; embora, sem o exercício, ainda, do plano diretor, ou seja, de um planejamento urbano.

Sem qualquer embargo e, sob a circunscrição de Carolina (MA), realizaram o primeiro processo eleitoral de 1958 para Imperatriz; elegendo cinco vereadores, pela qual, a câmara municipal ficou assim constituída:
  • Amaro Batista Bandeira (primeiro presidente);
  • Didier Batista Bandeira;
  • Atanásio Maciel Parente;
  • Domingos Pereira da Silva;
  • José Crispiano Pereira;
Por consequência disso; depois de empossados, se irmanaram com o Frei Manoel Procópio, pela luta coletiva para que Imperatriz se tornasse VILA, no mais breve possível.

Uma situação que chamou e despertou atenção – foi à disposição daquele poder vizinho - ter exercido com engenhosidade dos trâmites legais com o intuito de impor autoridade eleitoral para com este torrão.

Foi tamanha, que dos cinco edis eleitos, três foram investidos de insígnias militares, com suas respectivas patentes... o Amaro, ficou como tenente coronel, Atanásio e Domingos como capitães, além de vereadores.

Portanto, por força de regulamentação, através do presidente da Assembleia Legislativa da Província do Maranhão, deputado Manuel Gomes da Silva Belfort, titularizado como “Barão de Coroatá”, promulgou a lei provincial nº 398, que criou a “Vila Nova de Imperatriz”, o que elevou a categoria da povoação de “Santa Teresa”, em 16 de julho de 1852.

Olhe, bem!

A vizinha cidade de Porto Franco, à época, não mostrou qualquer preferência com essa transformação de Imperatriz - muito pelo contrário -, politicamente, até com o endossamento do chefe do executivo, como aliados e cúmplices antagônicos… segundo os estudiosos provincianos, pelos fuxicos alinhavados nesse tabuleiro.

Mas o presidente da Assembleia chamou a si a responsabilidade de promulgar e publicar a lei no órgão oficial do Governo… assim, aconteceu.

A política partidária traz ranço, como semente da discórdia, desde quando começou as particularidades interessantes de cunho coletivo.

Não bastasse de que, a filosofia política foi criada para regular os conflitos sociais. 

Conquanto o pensador disse... “A política é o governo de opinião”.

Tudo se pode esperar… é a doutrina do possível.

Porque escolhi esse tema para contextualizar!

Pelo cenário de vivência constantemente entre o presente e o passado… e para que o ilustre leitor saiba e dê vida ao conteúdo histórico de referimento.                                                                 

                                                                          BOA LEITURA!

Link
Leia Também »
Comentários »