MENU

06/09/2023 às 00h00min - Atualizada em 06/09/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Cavalgada da FAX de Xinguara reúne
mais de 2.200 cavaleiros e amazonas

Mais de 2.200 cavaleiros e amazonas de dezenas de comitivas de fazendas e sindicatos rurais do sul e sudeste do Pará participaram, no sábado, 2 de setembro, da grande cavalgada em Xinguara, como parte da programação oficial de abertura da Feira Agropecuária da cidade, a tradicional FAX 2023.

Logo cedo nas imediações da rotatória da BR-155, na via de acesso ao Sindicato Rural de Xinguara, no sul do Pará, o presidente do Sindicato, Dr. Joel Lobato, membros da diretoria e o deputado estadual Aveilton Souza, já estavam prontos para mais uma grande cavalgada. A cada momento chegavam mais cavaleiros e amazonas para a cavalgada, entre os quais o diretor de pecuária do Grupo Quagliato, Beto Hernandes, o pecuarista e empresário Roberto Paulinelli e o deputado federal Joaquim Passarinho, assim como o presidente do Sindicato Rural de Sapucaia, Júnior da Serrinha e demais integrantes da comitiva do Sindicato desta cidade que fica a 33 km de Xinguara.

Antes das 10 da manhã cavaleiros e amazonas seguiram pela BR 155, tendo à frente a Comitiva do Sindicato Rural de Xinguara. Depois, as belas comitivas do Grupo Quagliato, que está completando 50 anos no Pará. O Grupo Quagliato trouxe uma comitiva só de mulheres. E uma comitiva com bonitos carros de boi e tropas tradicionais, além dos fantásticos touros da raça americana Long Horn (Chifre longo). Os touros chamaram a atenção do público durante toda a cavalgada.

A cavalgada deixou a BR 155 e seguiu pelas principais avenidas e ruas de Xinguara. Muita gente compareceu às ruas para ver os cavaleiros e amazonas passarem com suas belas traias.

Após cerca de duas horas, a cavalgada chegou ao ponto final, próximo à rotatória da BR 155, na altura do Hotel Comaxin, onde as comitivas foram avaliadas em vários quesitos por um corpo de jurados.  O presidente do Sindicato Rural de Canaã dos Carajás, no Pará, Gilvan da Van, compareceu à Xinguara e levou a comitiva do Sicampo para participar da cavalgada da FAX 2023.

Depois, cavaleiros e amazonas seguiram para o Sindicato Rural para participar da tradicional Queima do Alho. Foram preparadas 200 costelas bovinas, de acordo com os organizadores. Várias equipes serviram churrasco à vontade para o grande público presente às dependências do Parque de Exposições.

 

Repercussão

O presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Dr. Joel Lobato, disse que “a cavalgada transcorreu sem nenhum incidente” e agradeceu o empenho da diretoria do SPRX para a realização do evento, que movimenta a economia do município, assim como a Feira Agropecuária. “Deu tudo certo. Foi uma belíssima cavalgada e agora vamos para a Queima do Alho comemorar”, afirmou o presidente em entrevista ao Conexão Rural.

O deputado federal Joaquim Passarinho e o deputado Aveilton Souza, que participaram da cavalgada, elogiaram a diretoria do SPRX e destacaram que “esta foi uma das mais maiores e mais organizadas cavalgadas da cidade”. Para Joaquim Passarinho, “isso mostra a força do Homem do Campo e a força do agronegócio de Xinguara e do Pará”. O deputado Aveilton Souza também elogiou o presidente do Sindicato Rural, Joel Lobato, e a diretoria pela realização “da maior cavalgada do sul e sudeste do estado, reunindo milhares de cavaleiros e amazonas em verdadeiro clima de confraternização”.

Para o prefeito de Xinguara, Moacir Pires de Faria, o Dr. Moacir, “esta foi a maior e mais bem organizada que o Sindicato Rural promoveu ao longo de sua história”.  Ele parabenizou a diretoria do SPRX e destacou que “a cavalgada e a Feira Agropecuária (FAX) atraem pessoas de vários municípios da região e movimentam a economia de Xinguara”. Dr. Moacir completou: “Quando apoiamos com recursos a FAX não estamos gastando dinheiro, estamos investindo em um grande evento que traz retorno financeiro para o município com a presença de tanta gente de fora”, destacou.

O empresário e pecuarista Hermínio Gomes e a esposa Bárbara Mendes, do Marlboro Ranch, gostaram bastante da cavalgada e disseram que “o evento é maravilhoso e muito bem organizado”.

 

Leilão da Fazenda Rio Vermelho na FAX 2023
comemora os 50 anos do Grupo Quagliato no Pará

Realizado com sucesso, no domingo, dia 3 de setembro, no Tatersal Joel Lobato, no Sindicato Rural de Xinguara (PA), o tradicional leilão da Fazenda Rio Vermelho, do Grupo Quagliato. Antes do início do leilão, o presidente do Sindicato Rural, Joel Lobato, prestou homenagens a pecuaristas da região, e ao pecuarista Roque Quagliato pelos 50 anos do Grupo Quagliato no Pará. Também receberam homenagens do Sindicato Rural o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) e o deputado estadual Aveilton Souza (PL-PA).

Roque Quagliato recebeu também homenagem do presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, de Uberaba (MG) e de representantes da central de transferência de embriões ABS, também de Uberaba.

Depois houve uma surpresa com o cantor Sérgio Reis cantando algumas músicas em homenagem ao pecuarista Roque Quagliato e aos 50 anos do Grupo no Pará.

No leilão da Rio Vermelho, realizado através da Programa Leilões,foram ofertados bezerros, bezerras e touros Nelore e animais da raça americana Long Horn (Chifre longo). O evento contou com a presença de pecuaristas de Xinguara e de outros municípios do Pará.

Houve também o leilão da mula Suprema Santos Reis, do pecuarista Roberto Paulinelli, de Rio Maria (PA).

O leilão da Fazenda Rio Vermelho faz parte da programação da Feira Agropecuária de Xinguara (FAX) 2023, que foi aberta no sábado, dia 2 de setembro e termina no próximo sábado, 9 de setembro.

No sábado à noite, na FAX,  teve show com o grande Sérgio Reis, que concedeu entrevista ao Conexão Rural e falou um pouco da sua história de vida. A entrevista você verá no programa no próximo fim de semana.

 

Patrocínio

A cobertura da FAX 2023 tem o patrocínio do Sindicato Rural de Xinguara, Frigorífico Rio Maria, Haras Santos Reis, Grupo Comaxin, Marlboro Ranch, Fazenda Rio Vermelho (Grupo Quagliato), Mercurio Alimentos, do Sindicato Rural de Sapucaia e Fazenda Céu Azul, deputado federal Joaquim Passarinho, Atacadão Macre e Neres Hotel de Xinguara – o conforto que você merece (94-99247-6969).
 

Deputados e pecuaristas conhecem em Rio Maria mais detalhes do
Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos

O auditório da Chácara Umary, em Rio Maria (PA), ficou lotado na tarde/noite de sexta-feira (1º), com a presença de pecuaristas, lideranças ruralistas e deputados federais e estaduais, que foram ouvir explicações sobre o Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (Primi). O Primi foi lançado oficialmente dia 20 de julho na própria Chácara Umary, uma iniciativa do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, do Grupo Rio Maria, e diversos parceiros.

O evento contou com a presença do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) e dos deputados estaduais Aveilton Souza (PL-PA) e Gustavo Sefer (PSD); do presidente da Associação dos Criadores do Pará (Acripará), Mauro Lúcio Costa; do vice-presidente da Acripará, Maurício Fraga Filho; do Coordenador da Aliança Paraense pela Carne, Francisco Victer; representantes de empresas parceiras, pecuaristas da região e diretores do Frigorífico Rio Maria.

O encontro de sexta-feira foi aberto pelo pecuarista Roberto Paulinelli, que fez uma importante revelação. “Quando nós lançamos o programa, calculávamos que até o final do ano teríamos 30 mil brincos em fazendas do Pará. Para nossa surpresa, em 30 dias, atingimos 112 mil brincos e os pedidos não param de chegar. Está crescendo bastante o interesse pela rastreabilidade dos indiretos e isso é muito bom”, afirmou.

A matéria completa sobre o encontro realizado na Chácara Umary, em Rio Maria, sobre o Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (Primi) você pode conferir no nosso site www.conexaoruralbrasil.com.br
Link
Leia Também »
Comentários »