MENU

30/08/2023 às 00h00min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Projeto Homenagem
Imperatrizense Carlinhos News é o porta-voz de Serra Pelada


O digital influencer Carlinhos News é o verdadeiro porta-voz da vila Serra Pelada, no município de Curionópolis (PA). Ele conta histórias de vida de garimpeiros que chegaram à vila ainda no auge do ouro do garimpo de Serra Pelada no início da década de 1980, sobre os que ficaram ricos e hoje vivem na miséria e sobre os que já partiram desta vida e deixaram alguma esperança para a família e sobre todos que tiveram um envolvimento importante com o garimpo, além das benfeitorias realizadas na vila e suas carências, especialmente na área de saneamento básico.

Com seu drone, máquina fotográfica e celular em mãos e uma ideia na cabeça, no estilo do famoso cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981), Carlinhos News mostra as belas cachoeiras e belezas naturais de Serra Pelada ou o andamento das obras de asfaltamento da estrada de acesso à Serra Pelada, ou seja, um trecho de 35 km da PA-275 até à vila, sob a responsabilidade da mineradora Vale. Enfim, ele narra o dia a dia dos moradores da vila mais famosa do Brasil com precisão, responsabilidade, sociabilidade e dedicação.

Uma das mais recentes atuações de Carlinhos News na região foi dando dicas, orientando ou apresentando o cineasta goiano, radicado em São Paulo, Marcelo Torres, para garimpeiros de Carajás. O cineasta prepara a gravação de documentário sobre a mineração em Carajás, cujas filmagens devem começar em novembro deste ano. (Quando o cineasta Marcelo entrou em contato comigo, na hora eu respondi: meu amigo, vou te apresentar uma pessoa que sabe tudo sobre Serra Pelada e garimpos na região de Carajás e passei o contato do Carlinhos News para o Marcelo. Deu tudo certo). “Isso de certa forma nos deixa orgulhoso por saber que estamos praticando uma linha de informação voltada ao social”, destacou Carlinhos.

E quem é Carlinhos News?

Antônio Carlos Souza da Silva, o Carlinhos News, nasceu em Imperatriz (MA) dia 25 de junho de 1974, isto é, completou 49 anos de idade neste ano, mas foi criado em Jacundá (PA). Ele é filho de Antônio Roberto e Otaciana Souza, que sempre foram trabalhadores rurais. O casal tem 10 filhos: 5 mulheres e 4 anos. Os pais dele deixaram Serra Pelada em 1991 e moram atualmente em Parauapebas (PA).

Ele chegou a Serra Pelada no ano 1986, quando liberou para as famílias no decorrente ano. “Meu pai como já era garimpeiro aqui em Serra Pelada e em 1986 foi a Jacundá buscar nossa família”, revelou.

Sobre a infância, Carlinhos revela só alegria. “Sou da geração em que ainda as crianças se divertiam com brincadeiras saudáveis, como tomar banho em rios, jogar peão, peteca, jogar bola feito por meias, entre outras. Foi uma época que socializávamos bastante”, disse ele, que estou só até o ensino médio.

O personagem
E como nasceu o Carlinhos News?


“O meu personagem Carlinhos News surgiu em 2017 na necessidade de dar voz a pessoas que de certa forma não têm a quem recorrer e que moram em uma comunidade que durante muito tempo foi esquecida pelas nossas lideranças política. Para ter uma ideia, Serra Pelada, com tantas riquezas e histórias, só depois de 43 anos é que está sendo construído o asfalto da nossa comunidade. Então, eu uso as redes sociais para de certa forma propagar as reinvindicações e as dores de um povo”, destacou o digital influencer.

Além do trabalho social de divulgação sobre Serra Pelada, Carlinhos informa que presta “serviço de videomaker e fotografia para a prefeitura de Curionópolis”.

O maranhense Carlinhos Serra Pelada é casado com Regina Pereira desde  2008 e o casal tem uma filha: Ana Carla, de 5 anos. Carlinhos tem um filho de 22 anos, o Felipe Santos, de relacionamento anterior. A atual esposa dele trabalha no projeto de mineração Serra Leste.

Sua visão sobre Serra Pelada

 “Os moradores de Serra Pelada têm em sua essência a luta, a garra a persistência e a coragem, pois este povo desbravou o maior garimpo a céu aberto do mundo, Serra Pelada. A vila é visitada por pessoas do mundo inteiro e o que mais me chama atenção é a receptividade, a boa educação, e a cordialidade dos moradores de Serra Pelada”.

Dia a dia

 “Meu dia a dia é aqui dentro da comunidade é conversando com a população, vendo seus anseios e esperanças e desesperanças também. Gosto muito de ouvir histórias e transmiti-las  de forma imparcial. Sou feliz por viver aqui”.

São Paulo

“Sou torcedor do time que foi 3 vezes campeão da Libertadores e 3 vezes campeão mundial com Telê Santana, Raí e Cia, o São Paulo Futebol Clube”.

Carlinhos News é simples, é humilde, é um profissional da comunicação e se dedica com carinho ao povo de Serra Pelada. Por tudo isso, ele é Gente da Gente e é o homenageado de hoje do Projeto Homenagem.
Link
Leia Também »
Comentários »