MENU

19/08/2023 às 00h00min - Atualizada em 19/08/2023 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

Eleição de 2024 com dois turnos

É isso mesmo!..
Eleição municipal para prefeito de Imperatriz encontra-se prestes a ter o segundo turno pela primeira vez em sua história, bastando alcançar tão só, o registro de 200 mil eleitores.

De acordo informação do Tribunal Eleitoral do Maranhão, já inseriu no seu orçamento respectivo à contemplação de dispêndios para o pleito de duas votações no patamar acima estimado; caso o quantitativo de eleitores seja correspondente ao cálculo mandatório.

Se não foge de nosso raciocínio, na eleição anterior, o processo na sua evidência atingiu seus 162 mil eleitores consolidados.

Com o novo recadastramento eleitoral com certeza ultrapassará 20 mil títulos de eleitores… de modo que, o coeficiente atingirá o objetivo de ter o segundo turno… caso não tendo sido a votação suficiente por nenhum candidato...

Ou seja, precisa alcançar a maioria absoluta mais da metade dos votos válidos.

Como Imperatriz é alvo de cobiça política desejo exagerado ao ponto de ter mais de dezenas de candidatos ao cargo dominante de poder.

Com isso, o pleito fica completamente comprometido para aqueles que dispõem de apadrinhamento indicatório com o poder de mando no caso de prefeito e governador em exercício.

Agora, o desenho do quadro regional para a eleição de 2024, como diz o jargão jornalísticopara verificar possíveis efeitos de uma determinada contenda é preciso saber o cenário previsto e o que pode acontecer até lá.

O atual executivo, com toda sua rejeição, ainda é o maior cabo eleitoral para candidato por ele apoiado e/ou indicado.

E olhe, pelo jeito que vão as coisas… o executivo municipal vai trabalhar sobre dois nomes como fiéis escudeiros… um secretário seu (?)... e o outro político com mandato representativo na câmara federal (?)... para o momento é um enigma.

Pelo lado do governo do estado, que possui verdadeiro interesse político-partidário, também, tem no bolso do paletó alguém que é de sua confiança para representá-lo no referido pleito.

Nada menos do que o secretário de gabinete, por sinal, é um ex-prefeito (?)... de Imperatriz (MA), embora, tenha suas rejeições, mas o governo estadual, tem como revertê-lo trazendo obras de infraestruturas que a cidade necessita em companhia do pretencioso proponente.

Entre ter o certo e o duvidoso...ou seja...” mais vale um pássaro na mão, do que dois voando” … por esse viés o governante estadual mira certo… e a cidade já conhece o perfil dele desde o planejamento organização e direção.

Não desmerecendo os novos neófitos suplicantes para o futuro duelo... pois tudo isso é algo desconhecido e que se pretende conhecer… também é uma incógnita.

Como bem frisou Platão:A política é a esfera de realização do bem comum”.

(...) Todo homem que desejasse tornar-se um estadista, precisava ser um bom conhecedor do bem, o que só seria possível mediante a combinação da disciplina moral e intelectual.

Imperatriz já é ressentida do amargor da pulverização de candidatos... pode cair numa encruzilhada intempestiva pelo tamanho do despacho... portanto, o eleitor deve estar atento a isso… todos podem, mas nem todos servem para administrá-la.  

Certo pensador refletindo....
“Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas”.

Com o fluxo de candidaturas que se anuncia, só se admite, com suas raríssimas exceções, que a maioria de postulantes ao cargo majoritário, não estão pensando no coletivo e, sim, nas suas próprias comodidades e nas conveniências oferecidas pelo posto de alcaide municipal.

Este dissimulado analista, comenta sobre as tendências da política partidária; considerações analíticas para uma competição eleitoral reservada a acontecer pelos meados de outubro ou novembro de 2024.… eleições municipais. 

A condensação de tudo isso....
É preciso que os candidatos tenham suas propostas efetivas; é fundamental que o pretendente conheça bem a função na qual propõe-se ocupar de prefeito a vereador ou outros que lhes convierem.

Pleitear aleatoriamente não dá mais para digerir; diante de tantas decepções que lamentavelmente à população tem assistido sem a razão de ser servido da atenção pública.

Quem não vota não muda nada!... faça-o com consciência refletida.

 

                                                     Até mais próximo.

Link
Leia Também »
Comentários »