MENU

02/08/2023 às 00h00min - Atualizada em 02/08/2023 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

GAR Agropecuária promoverá 1º Dia de Campo
sábado, dia 5 de agosto, em Itupiranga

A GAR Agropecuária realizará no próximo sábado (5), a partir das 8h, em Itupiranga (PA), o 1º Dia de Campo do Grupo com importantes palestrantes sobre os mais variados temas de interesse do produtor rural.
Entre os palestrantes estão: Gabriel Cunha Cruz, consultor em Gestão Reprodutiva de Gado de Corte; Jamir Luís Silva da Silva, pesquisador da Embrapa, e Lúcio Pereira Costa, engenheiro agrônomo.
Haverá participações especiais de Jéssica Lima e do Dr. Luís Gustavo Trovo Garcia, especialista em Direito Agrário e Regularização Fundiária.
O evento terá início às 7h30 com um coffee-break para os convidados e o credenciamento dos participantes.
Às 8h ocorrerá a primeira palestra do dia: Manejo do Pastejo Visando Lucro do Negócio e Serviços Ambientais à Propriedade.
9h -  Apresentação de Solução Tecnológica Solinftec – Líder Global em Inteligência Artificial e Tecnologias para Serviço de Agronegócio.
  • 9h30 - Palestra: Cria, 10 passos para a criação de sucesso
  • 11h - Vistas aos expositores
  • 12h  - Almoço
  • 13h  -  Visita aos expositores
  • 15h - Comércio de Animais Presencial
  • 17h - Palestra: Estratégias Nutricionais para a Produção de @Barata
  • 18h – Encerramento
O casal Maurício e Gabriele acredita no agronegócio do Pará e por isso está otimista quanto à realização do Dia de Campo na GAR Agropecuária em Itupiranga no próximo sábado. “Tenho certeza que será um grande encontro, porque iremos abordar temas importantes do agronegócio brasileiro e paraense, como a questão da cria e recria do gado de corte, como produzir um boi mais barato; manejo de pastagem, Integração Lavoura e Pecuária, sustentabilidade, direito agrário, e assuntos de interesse dos produtores rurais do Pará e da região”, afirmou o pecuarista Maurício Lucena.
O Dia de Campo conta com a coordenação da GAR Agropecuária, parceira ALTA GENÉTICA e também do médico veterinário Hilário Ferrari, da Consultoria GAFEPBULL, de Marabá (PA), representante regional da Alta Genética do Brasil, de Uberaba (MG).
 Dr. Gabriel Garcia Cunha, um dos palestrantes, tem uma parceria consolidada com a empresa de consultoria CRIAFERTIL, empresa que está com mais de 1.000.000 de doses vendidas, com sede em Goiânia, que atua há mais de 15 anos no Centro-Oeste.
A GAR Lucena Agropecuária fica a 6km da BR 230 na saída de Itupiranga para Marabá e a 2km da entrada de Itupiranga, logo após Agrovila Marechal Castelo Branco.
O Dia de Campo conta com o apoio dos seguintes parceiros:

 
  • Nutrisolo, Anhanguera, Alta Genética, Rancho do Cavalo, Solinftec, Barredo‘s – Steak Burger, Suporte Rural e Sindicato dos Produtores Rurais de Itupiranga.
  • Informações: (94) 99107-7778 ou (94) 99100-7778
  • GAR Lucena Agropecuária, mais que um negócio, somos uma família.
 

Família Guimarães realizará mais
um grande leilão de Nelore PO

A Nelore Água Fria (Família Guimarães), com mais de 50 anos dedicada à pecuária, realizará mais um grande e tradicional leilão de touros PO Nelore dia 12 de agosto, sábado, a partir das 10h, no tatersal Joel Lobado, do Sindicato Rural de Xinguara (PA), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural/Remate Web.  Os touros têm 100% de registro definitivo e de avaliação de carcaça. A coordenação do leilão é da Programa Leilões.
João Guimarães e João Guimarães Filho realizam estes importantes eventos do agronegócio há 12 anos no Pará e têm credibilidade e confiabilidade de todos os criadores e pecuaristas que participam dos leilões promovidos por eles. “Nosso pessoal do manejo e funcionários de um modo geral, com o apoio da Programa Leilões, estão preparados e treinados para oferecer o melhor para oferecer o melhor nos leilões que promovemos. Os touros são selecionados com muito rigor e tenho certeza que nossos clientes mais uma vez vão sair do leilão satisfeitos, porque irão adquirir animais de alta qualidade genética”, afirmou ao Conexão Rural o pecuarista João Guimarães Filho.
“A trajetória da Fazenda Água Fria teve início na década de 70, no Sul do Pará. Uma região que não tinha sido explorada para a criação de Nelore, até então. As inúmeras dificuldades enfrentadas na época favoreceram o crescimento da fazenda que se tornou uma difusora da genética bovina no país”, declarou o pecuarista João Guimarães.
Como já é tradição, o leilão de Touros PO Nelore da Água Fria Agropecuária reunirá pecuaristas do Pará, Maranhão e Tocantins no Sindicato Rural de Xinguara dia 12 de agosto num verdadeiro clima de confraternização de amigos.

 

Manejo inadequado na aplicação de vacinas pode
levar a perda de até 10kg do peso vivo do animal

O processo de vacinação de bovinos envolve uma série de cuidados que, quando omitidos, podem proporcionar prejuízos significantes, como estresse e ferimentos na carcaça, prejudicando o peso da carne aproveitável no abate. “Os abscessos ocorrem devido ao manejo inadequado como uma resposta do sistema imunológico. É uma forma de defender o organismo contra um processo inflamatório e outros micro-organismos. A legislação brasileira exige o descarte de partes afetadas da carcaça, o que impacta no valor final do valor a receber”, explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Animais de Produção da Pearson Saúde Animal.
Os efeitos negativos da vacinação sem os cuidados necessário podem pesar muito no bolso. Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO) aponta que os erros de aplicação associado ao manejo deficiente podem resultar no descarte de até 10 kg do peso vivo por animal. “É uma perda muito expressiva, que afeta a rentabilidade e envolve, em muitos casos, os custos do tratamento. No gado leiteiro há, ainda, a questão do período de carência do uso de antibióticos no tratamento, que torna o leite temporariamente impróprio para consumo. Este é mais um prejuízo a considerar”, destaca Vechiato. (Lucas Amaral – Texto Comunicação – SP)

 

BMG Agro insere a mamona
em sua cultura de rotação

Otimizar a cultura de rotação em suas fazendas, por suas inúmeras e inegáveis vantagens, é o objetivo do BMG Agro que, este ano, inseriu a plantação de mamona em parte de sua fazenda localizada em Morada Nova de Minas, município da mesorregião Central Mineira. A cultura de rotação consiste na alternância anual da plantação de diferentes vegetais em uma mesma área agrícola, o que melhora a qualidade do solo, inibe o surgimento de pragas e doenças, aumenta a produtividade das safras, entre tantos outros benefícios.
Diretor das fazendas BMG Agro, do Grupo BMG, Bruno Sampaio explica que a escolha da mamona se deu por sua capacidade de proporcionar maior rentabilidade ao negócio quando comparada a outras plantas de cobertura, dadas as suas características: “com suas raízes mais agressivas, a mamoneiras melhoram a descompactação do solo, permitindo a reciclagem dos nutrientes e a redução de pragas, como nematoides”, explica.
Não por acaso a cultura da mamona vem conquistando tanto espaço no cenário agrícola brasileiro, com estímulos ao seu plantio. “A mamona é uma oleaginosa com destacada importância no Brasil e no mundo, como fornecedora de matéria-prima industrial de inúmeros produtos. A possibilidade de uso do óleo de mamona na produção de biodiesel, cosméticos, tintas e vernizes, fibras sintéticas vem aguçando o interesse do mercado por sua cadeia produtiva”, pontua Sampaio.
O diretor destaca que, de modo geral, a cultura a ser rotacionada com a mamona deve ser escolhida entre as opções tradicionalmente cultivadas na região, que preferencialmente não tenha pragas e doenças em comum e que seja o mais diferente possível da mamona no que diz respeito à exigência nutricional e ao tipo de raiz, como gramíneas ou leguminosas. Nas fazendas do BMG a rotação será feita com trigo e feijão.
Alguns exemplos de opções de esquemas de rotação comumente utilizados na região do Cerrado são: mamona-milho-algodão-amendoim ou soja-mamona-milho-algodão-milheto; e na Região Semiárida, algodão-caupi-mamona ou mamona-amendoim-gergelim. “Sempre que possível, o esquema de rotação deve conter uma espécie que produza muita biomassa (palhada) para cobrir o solo e ser fonte de matéria orgânica; e outra, da família das leguminosas, que fixe nitrogênio no solo”, destaca Sampaio. (Jaqueline da Mata – Link Comunicação Empresarial).
 

 
Link
Leia Também »
Comentários »